A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindoA bipolaridade se caracteriza pelas oscilações de humor: hora com períodos de euforia ou com a depressão. Essa gangorra de emoções, quando analisada pela ótica espiritual, traz compreensão e alívio para o sofrimento.

Perguntamos ao psicólogo e comunicador do programa Projeto Conviver, Paulo Grandi, se o transtorno bipolar pode ter relação com o indivíduo que se detém a personalidades vividas em outras vidas, ou seja, assume a personalidade anterior, entrando em conflito com a atual. Segundo Paulo:

“Sabemos que em nosso perispírito está registrado a personalidade de nossas vidas pretéritas, se nesta encarnação carregamos traços de personalidade que não se ajusta às exigências da vida atual, poderá levar a um transtorno psíquico grave como o bipolar, portanto, encarar a experiência atual na forma como se apresenta em todos os contextos, como no social e principalmente no familiar, que é onde se constelam as mais profundas e importantes experiências humanas.”
As causas das doenças psicológicas são variadas, podem surgir da existência presente ou pretérita. Não se pode ter a pretensão de julgar, porém a reencarnação traz luz e respostas para muitas questões. Fato é que a cada nova existência concedida por Deus, o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Paulo Grandi ainda revela que:

“Aceitar os desafios desta nova jornada é mais importante que buscar causas para nossas dificuldades, pois se nascemos em determinada família, em tempo e local também determinado é o que precisamos para nosso desenvolvimento espiritual, assim sendo, devemos nos esforçar para nos ajustarmos aos padrões morais necessários, para que a evolução siga uma trajetória satisfatória, sem sofrimento desnecessário.”
Ainda sobre o transtorno bipolar, muitos questionam sua relação com os distúrbios da mediunidade. 

As informações contidas na codificação espírita diz que todos somos dotados da faculdade mediúnica, e que todo desajuste psicológico poderá levar sim ao desequilíbrio mediúnico.

O ter está sendo mais valorizado do que o ser. Não seria esse um transtorno bipolar da sociedade atual? Pois, em vez de tratar das questões espirituais e emocionais, valoriza o material, correndo atrás dos padrões impostos pela sociedade: estética, dinheiro e tantas outras questões fúteis, vivendo na ambivalência entre os desejos terrenos e as necessidades do espírito.

Para finalizar a reflexão, fica a dica de leitura do livro “Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos” pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado pelo Médium Divaldo Franco, que trata dos transtornos mentais sobre o enfoque Espírita.

Exibições: 433

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!