Três Mentes de Buda: Amor, Compaixão e Sabedoria - Texto Budista

Amor, compaixão e sabedoria são a essência de qualquer prática espiritual diária. Lembre-se dessas três mentes de Buda de manhã, de dia e ao anoitecer. Transforme todas suas atividades com seu poder. Não é que você tenha que ficar sentado em meditação todo o tempo; você pode gerar essas qualidades supremas durante todas suas atividades diárias.

    

Considere os méritos gerados por sua prática de noite e depois antes de se recolher. Medite de novo de manhã para que você esteja efetivamente honrando essas três mentes todo o tempo. Estabeleça suas atividades dentro desse estado para que o que quer que faça reflita essas três qualidades preciosas.

   

No início, pode ser difícil realmente sentí-las constantemente, mas se pudermos aprender a iniciar nossas atividades com a disposição das três mentes de Buda, ajudamos a criar as condições em que todos os fenômenos podem ser transformados em seu estado puro.

   

Eventualmente, você não terá que pensar sobre essas três qualidades todo o tempo para invocar sua presença em seu fluxo mental, porque cada uma de suas atividades já terá perfeitamente se fundido com a mente-buda.

    

Buda Shakyamuni disse que quando você tem essa atitude de bodhicitta continuamente, mesmo seus gestos casuais ficam naturalmente saturados de amor, compaixão e sabedoria. O olhar dos seus olhos revela essas qualidades; sua própria presença, movimentos e voz transmitem poder especial aos outros.

    

Tudo não pode ser descoberto de uma vez, mas se você continuar por esse caminho, vai cada vez mais irradiar e ampliar as qualidades puras da mente-buda, que é iluminada e perfeita, o estado último de consciência plena livre de ilusões e obscurecimentos. Ela é totalmente desperta e brilha de modo desobstruído por todas as direções, para que todos possam receber suas bênçãos. Com prática, você pode viver no mundo e ser de ajuda para os outros enquanto continua a manter essa realização.

    

 Kenchen Palden Sherab Rinpoche (Tibete, 1938 )

Exibições: 1546

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Fernanda Souza em 17 novembro 2020 às 11:30

Perfeito!

Comentário de Henrique em 16 novembro 2020 às 21:01
muito bom
Comentário de Henrique em 16 novembro 2020 às 21:01
muito bom
Comentário de Flavio mesquita fernandes em 1 outubro 2013 às 15:29

Boa tarde !!

Vou exercitar.... muito bom ! 

Comentário de Sandra de Lima em 28 setembro 2013 às 18:30

Boa tarde!!!

Muito legal a dica "Amor, Compaixão e Sabedoria".

Abraços;

Comentário de josinete s pinto em 25 setembro 2013 às 14:58

bom

Comentário de Henrique em 25 setembro 2013 às 13:47

muito bom !

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!