Renomados   terapeutas   que trabalham    com famílias,    divulgaram uma    recente    pesquisa   onde    se   nota   que os membros    das    famílias      brasileiras   estão   cada vez   mais frios:  não existe mais carinho, não valorizam   mais as  qualidades, só se ouvem   críticas.

As pessoas estão   cada   vez   mais  intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.

Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogios   está cada   vez mais  presente nas famílias de média e alta renda.

Não vemos mais homens elogiando   suas mulheres   ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados... não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos...etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores... pessoas  que usam a imagem para   ganhar   dinheiro e que, por consequência, são pessoas    que   têm a   obrigação   de cuidar do corpo,   do rosto,  da aparência...

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.

A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as  pessoas digam o que  sentem e acabam levando essa carência     para dentro dos consultórios.

Vamos   começar   a  valorizar nossas famílias,  amigos,  alunos,  subordinados.

Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza   de nossos parceiros   ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam.

O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser  reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o   bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa  valorizada,   a mulher que se cuida, o   homem   que se cuida, enfim   vivemos numa sociedade em que um precisa do outro.

É impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas você poderá fazer felizes hoje elogiando de alguma   forma?

                                                       

                                                      Arthur Nogueira  - Psicólogo

 

Exibições: 692

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Alessandra Paola Moraes da Costa em 8 dezembro 2014 às 14:19

Concordo. Porém, devemos ter um cuidado especial para não confundir elogio sincero com elogios usados de maneira interesseira e manipuladora usados a fim de inflar o ego de alguém de forma proposital. Também não confundir com bajulação. Acredito no elogio sincero! E devemos ter o cuidado de saber fazer e reconhecer a diferença do elogio sincero do elogio interesseiro.

Comentário de Mah Jaico em 28 novembro 2014 às 14:14

Eu adoro elogiar as pessoas que convivem comigo, e o primeiro elogio diário é dar um bom dia sorrindo, provando assim que estou feliz, ao iniciar meu dia com os membros da minha família...

Comentário de HILDENIR HELKER AGUIAR FRANCO em 28 novembro 2014 às 9:36

Concordo plenamente.

Comentário de Kleber Miguel N V Nascimento em 27 novembro 2014 às 21:56

Interessante o que é bem simples está ficando cada vez mais distante.

Os sentimentos primórdios estão sendo perdidos.

Comentário de claudie lopes em 27 novembro 2014 às 21:48

Geraldo, concordo que o elogio deve ser por algo bem feito; mas pode ser também um elogio-incentivo. Hohe a pessoa já consegue fazer um pouco melhor que ontem, que um mês atrás...e quando ainda não cabe um elgio, cabe um sorriso, uma demonstração de fé naquela pessoa...uma palavra simpática, qualquer gesto que possa fazer o dia do outro um pouco melhor...com o passar do tempo, NOSSOS dias se tornarão mais alegres, mais leves...tudo que fazemos de bem aos outros, sempre retorna ...

Abraços!

Comentário de claudie lopes em 27 novembro 2014 às 21:44

Isso, Djalma. Primeiro devemos cuidar da nossa  própria transformação moral, emocional e espiritual...com nosso exemplo, nessa busca pelo crescimento, ajudaremos outros....

Comentário de claudie lopes em 27 novembro 2014 às 21:42

Muito bom, Solange, Agradeço seu comentário. Muitas das vezes deixamos de fazer o Bem, porque achamos que pequenos gestos não têm valor; Deixamos de lado o bom dia pro porteiro, pro motorista do ônibus, deixamos de oferecer o lugar pra senhora cansada, deixamos de dar um sorriso pro colega de trabalho...e não percebemos que essas pequenas coisas deixam de ser comuns, e começam a dar lugar ao nervosismo, à indiferença, ao mau humor...

Quando deixamos de cultivar o Bem, nas pequeninas coisas, o Mal ocupa espaço...

Brigaduuu!! Bjos!

Comentário de Geraldo Virginio da Silva em 27 novembro 2014 às 20:44

Eu também sou a adepto de elogios, porém o elogio deve ser sincero e por algo bem feita.

Comentário de Djalma Araujo Almeida em 27 novembro 2014 às 20:28

DE REPENTE ME SINTO TOTALMENTE INCLUÍDO NO MUNDO DAS REFLEXÕES A PONTO DE TRAVAR VERDADEIRAS BATALHAS . PENSO: SERÁ QUE ESTOU CERTO? SERÁ QUE ESTOU CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO ,PARA  A  CONSCIENTIZAÇÃO DO MEU POVO EM RELAÇÃO  AS POLÍTICAS INSIGNIFICANTES EMPREGADAS PELOS NOSSOS  REPRESENTANTES LEGAIS NO CHAMADO CONGRESSO NACIONAIL ? COMO PODER ACEITAR UM GOVERNO OU UM CONGRESSO NACIONAL OU MESMO UM PODER JUDICIÁRIO TOTALMENTE CORRUPTO? É AI QUE COMEÇO A ME SENTIR AFLITO E UM POUCO DESEQUILIBRADO. SIM , É ASSIM QUE ME SINTO. AO MESMO TEMPO ME DÁ VONTADE DE ABANDONAR TODAS ESSAS DISCUSSÕES OU REFLEXÕES E CONTINUAR MINHA JORNADA COMO DIVULGADOR DA DOUTRINA ESPÍRTIA . MAS SERÁ QUE ESTOU FAZENDO O CORRETO? NÃO ESTAREI SENDO OMISSO? SINTO QUE AS VEZES FICO PERDIDO E SEM SABER O QUE FAZER. É AI QUE  ENTRO DENTRO DE MIM. ESCOLHER O QUE ? VEM A RAZÃO. SÓ UM CAMINHO: COLCAR-ME VERDADEIRAMENTE NA SEARA DO CRISTO. SE ESTOU NO PLANETA DE PROVAS E SE, MINHA CONDIÇÃO É DE BUSCAR MINHA PRÓPRIA TRANSFORMAÇÃO MORAL ,ENTÃO É AI QUE ADENTRO COM TUDO E BUSCO AMAR MAIS E MAIS; ACOLHER MAIS E MAIS ; PERDOAR MAIS E MAIS ; ORAR MAIS E MAIS ; VIGIAR MAIS E MAIS. ENTÃO ,NÃO TENHO MAS DÚVIDAS , O CERTO É MESMO ESTAR NA PRÁTICA DO AMOR . ESSE AMOR TÃO BEM ENSINADO PELO NOSSO CRISTO JESUS. MUIT PAZ. UM DIA TODOS  NÓS SEREMOS ANJOS.

Comentário de Solange Sanches do Prado em 27 novembro 2014 às 17:56

Gostei muito desse post, porque venho sentindo a mesma coisa no país. As pessoas estão com os olhos voltados para o lado negativo e isso vem comprometendo sua saúde e seus relacionamentos. Não se trata de fugir dos problemas, mas de ver que há sempre de tudo no mundo. Li certa vez no I Ching uma frase que me acompanha desde então. Era mais ou menos assim: não se combate o mal com o mal. É somente aumentando o bem que o mal se enfraquece. Enquanto terçamos forças com ele, o mal só faz fortalecer-se.

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!