* Referência: Capítulos do Livro Seara dos Médiuns - Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do Livro dos Médiuns (LM) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação - Leitura da Questão - Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 50-Irmãos problemas)
Reunião pública de 8-7-60
Questão LM no.254 inciso 1º.


Eu sou um problema para os outros?
Ou serei eu uma "solução"?

Quando a gente pensa em obsessor, pensamos em um espírito mau que está perturbando outro alguém (ou até a nós mesmos). Dificilmente pensamos num encarnado. Menos ainda na possibilidade desse encarnado sermos "nós" !!!!
Iiihhh, credo!!

Nesse capítulo, Emmanuel descreve esses muitos "irmãos problemáticos", que caminham na Terra plantando a revolta ou que estão no astral comunicando o desespero.

Rebeldia é sempre sua grande identidade.

"Falam em dever e inclinam-se à violência, referem-se ao direito e transformam-se em vampiros."

Nós os chamamos de "Espíritos maus".

Mas, considerando que a dor que eles geram é espelho da dor que vivem, seria mais apropriado chamá-los de "Espíritos infelizes".

Ridicularizam tudo, orgulham-se do que são, menosprezam coisas sublimes e julgam enganar a tudo e a todos. Inclusive a Deus.

(Eu já me vi em algumas atitudes dessas...
Olha a carapuça servindo...).

Quando temos pessoas assim ao nosso redor, nossa vida vira um mar revolto, sem paz.

Pedimos conselhos e forças para "todos os santos", sem perceber que esta é a irmã dor nos visitando, nos trazendo as lições práticas de benevolência, indulgência e perdão.

Se hoje reconhecemos que não somos mais motivo de dor para os outros, podemos ter certeza que, não faz muito tempo, nós estávamos de braços dados com quem era desse jeito, mergulhados na ignorância, adorando fazer estas tantas coisas que hoje condenamos.

Portanto, não é justo orarmos para simplesmente nos livrar de quem quer que seja, encarnado ou desencarnado. Nem esperemos que um passe de mágica venha modificar tudo, visto que não tem sido assim conosco, com as nossas dificuldades.

Bem, se hoje não desejo mais ser "o problema", como poderei vir a ser "a solução"?

Um dia, alguém nos recebeu em seus braços compreensivos, mesmo quando estávamos cheios de dificuldades.

É nosso dever secundá-lo, sendo os novos braços que irão acolher àqueles que precisam, mesmo sendo difícil e doloroso por vezes.

Com certeza, temos em nós esta possibilidade.
E os bons Espíritos aguardam pacientemente que venhamos a tomar esta nova posição, acreditando na força do bem que sempre esteve em cada um de nós.

Aguardam que saiamos do campo das palavras e entremos, finalmente, no campo das ações.

Que consigamos dar provas de nossa renovação ao mar de almas que nos observa, fazendo nossa parte de bondade e de aperfeiçoamento pessoal.

"Saibamos sofrer e lutar pela vitória do bem, com devotamento e serenidade, ainda mesmo perante aqueles que nos perseguem e caluniam, recordando sempre que, em todo serviço nobre, os ausente não têm razão".

 

Quer ver a Leitura da Questão e as Curiosidades?
Confira em Seara dos Médiuns > 50-Sou Problema ou Solução ou clique aqui!
Nas curiosidades: O obsessor nos traz algo de bom?

http://estudandocomchicoxavier.wordpress.com

Exibições: 1222

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Adjane Pereira Viana em 30 dezembro 2011 às 11:52

To trabalhando pra ser a solução e não o problema, mas confesso que muitas vezes ainda sou o problema, mas já percebo, e isso é sinal que estou aprendendo.

Comentário de Angelica Figueiredo em 14 dezembro 2011 às 20:24

A cada palavra,cada post de todos participantes eu aprendo mais e mais. 

Agradeço de coração por todos vocês estarem me complementando e solidificando algumas duvidas! 

Que bom que achei vocês!

Comentário de Tadeu Cabral em 14 dezembro 2011 às 20:17
O grande problema no *Amor*, (O que teria de ser. SOLUÇÃO)
É a confusão que nossa mente, imperada pela influência Material faz com que nos enganemos. O Verdadeiro Amor é algo muito diferente, (que por razões imperiais da Grande Vida de Deus.) Deveríamos, não, somos obrigados a distinguir. Este é a meu ver, uma das principais Causas para a Evolução que devemos compreender. Pois tudo é Amor. Justificando a razão do Nosso Grande Mestre JESUS.
O Amor, essa Energia Salutar e benéfica. onde completa tudo e tudo se completa. Desde o mineral, vegetal e o reino Animal. Como poderia nossa consciência apegada aos insanos instintos materiais, pelo egoismo, que deve ser como queremos. (por vezes não é). Não, não pode ser assim. Aquele (a) quem nos apegamos para objetivos em Comum, acima de tudo é uma prova, e não importa se, se dermos bem ou não; O resgate se completa, de uma forma ou de outra. E não poderíamos viver com sequelas de algumas influências passadas, e sim com Amor e Gratidão ao que nos foi dado para adiantarmos nossa Compreensão.
Solução. Como foi dito; Devemos invariavelmente Amar, não importa se fomos mal compreendido ou se fomos injustiçados, o que importa é a energia que emanamos do nosso ser e essa energia tem que ser benéfica, positiva. Se observarmos tudo, absolutamente tudo na Vida têm sua Razão e tudo o que existe na Vida é Positivo. As imperfeições são nossas. A Vida é extremamente Positiva (não importa se você se sentiu mal, como se diz: Não há um mal que não se encera num Bem.)
O universo se completa com perfeitas; Leis Imutáveis. Quem conhece a Constituição da Matéria (o átomo) sabe que, como foi dito pelo nosso Mestre: Nada na Terra é real. Realmente não é como enxergamos...
A grande Disciplina da Vida nos leva a Paciência. Uma Virtude que trás a Compreensão, não é difícil compreender, todos nós temos no íntimo a centelha Divina e também a formação de nossos Pais e da própria Vida ( a educação. O Bem ) com calma chegaremos as boas conclusões, (o melhor conselheiro nesta Vida é você mesmo,)e com o Amor que deve ser latente em cada um de nós, sempre enaltecido, seremos Vitoriosos. Por quê?
Observe o seu Corpo, todos os Órgãos funcionam perfeitamente, (pode ter algumas desavenças, têm suas razões e também é normal) seu sangue circula a uma velocidade incrível por todo o seu corpo, você se mexe, você pensa, tudo está funcionando. Você está preocupado(a) com isso? Tenho certeza que não. O que você sente, a gustação, o ar que você respira, seus bons pensamentos um bem estar incomparável. É a graça da bondade de Deus.
Então observe uma coisa, na vida, quase sempre dependemos das opiniões dos outros, uma vez somos injuriados outras enaltecidos, porque será? Irrefletidamente as pessoas tem suas opiniões, não param para analisar. É aí onde entra o grande filho do Amor. A Paciência, se com paciência for analisado o fato, tenho a certeza que muitos acontecimentos infelizes, não teriam se concretizados. E muitas situações que nos vemos, seriam diferentes. Com Paciência se Vive e se Aprende, melhor.
A Terra dá volta em si mesma, dá volta em torno do Sol (um ano). Estamos viajando à uma velocidade incrível, não percebemos isso. Tudo funciona.
A Viagem desta Vida tem que ser boa. Consegue imaginar o Valor do Ser Humano? É incomparável. Você fica contente quando faz alguma coisa boa ao Próximo, há até uma realização, isso é o Amor que impera em cada um de Nós. E os mal entendidos, vamos refletir, seguramente vamos notar, uma parcela da nossa Culpa. Não vamos se sentir culpados, nós temos um grande Poder que a Vida nos proporciona, O Poder de mudar, o poder de mudar as coisas os fatos, tudo nós podemos mudar. A Vida nos presenteia com esse Poder, porque está ligado a Própria Evolução. Cabe a cada um de nós refletir e usar esse poder, não vamos usar egoistamente, vamos usar para a evolução nossa e de cada um nesta Vida para a prosperidade.
Acredite Você Pode!!!

Sempre com as bençãos do nosso Pai.

Se, para al
Comentário de c n s em 14 dezembro 2011 às 9:44

Olá José Ivo dos Santos...eu acredito que nada acontece por acaso e que quando duas pessoas não são mais felizes juntos, não há uma única razão pra continuar, o amor de um não fará a felicidade dos dois, conclusão, os dois serão infelizes, vou mais longe, acho que tudo nos acontece tem algo muito maior por trás, basta olharmos com outros olhos, a vida tem tanto para nos oferecer, podemos encontrar a felicidade em tantas outras coisas, e mais que isso, precisamos estar livres para encontrar um novo amor, que pode chegar a qualquer segundo, mas se estivermos olhando para o passado, não o veremos quando ele estiver diante de nós...precisamos confiar em Deus e entender que nenhum de nós somos vítimas, pq Deus não é injusto com nenhum dos seus filhos... tenha paciência, apesar das dificuldade em perdoar meu ex marido nunca aterrorizei a vida dele, simplesmente deixei para trás, mas conheço mulheres que não aceitam e transformam a vida do homem em um completo caos, mas por sorte vc acredita na espiritualidade, portanto tenha bons pensamentos em relação a ela e entregue nas mão de Deus e nunca....nunca desista dos seus filhos, eles são apenas vítimas de nós adultos!!! Boa sorte

Comentário de José Ivo dos Santos em 14 dezembro 2011 às 4:23

(....)Carla N Silva, parabéns !!! Também sofri e ainda sofro, após 'quebra' de relacionamento por ela ainda está se sobrecarregando de preces 'imperfeitas'. .......Mesmo hj, 2 anos, não Se atentou de que: "Quando dois corpos não + se atraem, não podem oculpar o mesmo leito" . ......Temos três filhos. Logo, não nos merecemos como inimigos........Paz e Luz !!

Comentário de c n s em 14 dezembro 2011 às 1:53

Eu descobri que perdoar é maravilhoso, mas não é algo que você decida fazer e simplesmente consegue, é algo que precisa sentir, a minha separação foi cercada de muitos traumas...rejeição aos filhos, traição...por muito tempo carreguei uma mágoa que me alimentava de forma negativa, era prazeroso narrar o que ele me fez como forma de vingança, ou seja, denegrir sua imagem perante todos. Um dia eu li no livro coletânea de preces espiritas a seguinte mensagem, "como pode Deus ouvir suas preces, se em seu coração só existe mágoa, rancor", descobri naquele instante que eu estava cansada, que sentir raiva cansa, que eu queria que Deus me ouvisse, e naquele instante eu percebi que queria esquecer tudo aquilo, aos poucos minha ira passou, hj nos damos bem, percebi que muito do que ele fez, talvez eu merecesse, mas descobri muito mais do que isso, esta separação me trouxe uma nova vida, um caminho muito melhor, me encontrei e hj sei que se pudesse mudar algo deste passado, não mudaria nada, absolutamente nada, hj estou bem, sem magoas...sem inimigos.

Comentário de Inacio Queiroz em 13 dezembro 2011 às 16:01

Oi Magdaly,

Confesso que não entendi o que vc tinha na sua folha.

Que bom que vc gostou.

O grupo que eu frequento em Niterói tem duas casas irmãs em Portugal.

E uma das últimas encarnações de Emmanuel foi como prof. e Padre português Manuel da Nóbrega.

Temos muito o que trocar.

Muita paz e muita luz.

Comentário de Angelica Figueiredo em 13 dezembro 2011 às 14:29

Aki tem inbox,pra vc me passar o endereçol??

Comentário de Inacio Queiroz em 13 dezembro 2011 às 14:16

E, precisando, tem muita gente legal nessa rede.

Abração ....

Comentário de Angelica Figueiredo em 13 dezembro 2011 às 14:13

Entendiiii .... Vou procurar por aqui,qq coisa vou ai em Niterói 

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!