"Conforme os raios que arremessamos, erguer-se-nos-à o domicílio espiritual na onda de pensamentos a que nossas almas se afeiçoam."
(Emmanuel - Nos Domínios da Mediunidade)

No Espiritismo, sintonia é a identidade vibratória das emissões mentais de dois ou mais espíritos, encarnados ou desencarnados. Sendo assim, estarão em sintonia vibratória as pessoas e espíritos que tiverem os pensamentos e sentimentos semelhantes, pois os fluidos que emanarem de ambos terão comprimentos de onda e frequência semelhantes também.

Sabe-se hoje que os sentimentos são os responsáveis pelas características vibratórias dos pensamentos, ou seja, em sua origem os pensamentos são neutros, mas recebem o “tom vibratório” dos sentimentos que lhes dão um “colorido” específico, uma espécie de impressão digital do Espírito que é o emissor dos pensamentos. Dessa maneira, podemos facilmente deduzir de tudo o que expusemos até aqui, que a sintonia vibratória é a expressão física da afinidade espiritual entre as criaturas filhas de Deus, ou seja, decorrem de suas características morais, quais sejam: seus gostos; seus ideais; sua maneira de ver o mundo, as pessoas e Deus; sua forma de agir; seus sentimentos; etc.

Compreender o fenômeno de sintonia vibratória e aceitá-lo por natural e inevitável, ajuda-nos a melhor compreender os fenômenos mediúnicos e as obsessões em geral. Mas, haverá uma forma de melhorarmos as nossas vibrações pessoais, de modo a aprimorar a nossa sintonia espiritual?

Há um meio infalível, proposto por Kardec nas obras da Codificação Espírita: enriquecer o pensamento pela aquisição de conhecimentos (desenvolvimento da inteligência) e pela edificação dos sentimentos (desenvolvimento moral). É o auto-aprimoramento conquistado com esforço próprio, pelo bom direcionamento da vontade, aplicando o aprendizado na melhoria dos nossos relacionamentos e no desenvolvimento de nosso livre-arbítrio.

Quando pensamos e sentimos criamos um campo vibratório de energias ao nosso redor. O nível vibratório desse campo vai depender da qualidade de nossos pensamentos e sentimentos. Por isso quando Jesus disse: ”Vigiai e orai…”, estava nos alertando da nossa responsabilidade na criação do nosso campo vibratório. Quanto a isso nos alerta André Luiz:

“Somos, cada qual de nós, um ímã de elevada potência ou um centro de vida inteligente, atraindo forças que se harmonizam com as nossas e delas constituindo nosso domicílio espiritual. A criatura, encarnada ou desencarnada, onde estiver, respira entre os raios de vida superior ou inferior que emite, ao redor dos próprios passos, tal qual a aranha que se confunde nos fios escuros que produz ou da andorinha que corta os altos céus com as próprias asas. Todos nós exteriorizamos energias, com as quais nos revestimos, e que nos definem muito mais que as palavras.” (Libertação – André Luiz psicografado por Francisco Candido Xavier)

Fonte: Verdade e Luz, edição nº 302 . Março/2011 – Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.

*******


Portanto, os sentimentos e pensamentos que cultivamos no dia a dia, são responsáveis pelas companhias (encarnadas e desencarnadas) que temos à nossa volta.
Se cultivamos pensamentos de alegria, amor, otimismo, atrairemos pessoas e espíritos de iguais sentimentos. Se, por outro lado, cultivamos e nos deixamos ficar imersos em sentimentos tristes, depressivos, de doença, raiva e vingança, serão companhias que sentem igual que estarão ao nosso lado.
A conclusão disso, é que cabe a nós a responsabilidade de sanear nossos próprios pensamentos e sentimentos. Nos esforçamos por afastar pensamentos nocivos, e buscar sempre melhorar nosso padrão energético, através de boas leituras, da busca de pessoas e ambientes que estimulem a alegria, o bom ânimo e a boa vontade, e a constante autovigilância.

"Vigiai e orai."
.

Exibições: 195

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de claudie lopes em 21 março 2019 às 22:38
Henrique, bom estar por aqui!! Obrigada!!!
Comentário de Henrique em 21 março 2019 às 18:42

Querida Claudie !!! Que bem te ver aqui de volta !!!

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!