ROTEIRO PARA REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR

“Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente.”
Jesus. (MATEUS, 18:20)



O QUE É?

O Culto do Evangelho no Lar é o estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar.

É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obsessão, possuindo grande alcance na limpeza espiritual do lar.

Traz diversos benefícios às pessoas que o praticam, pois permite ampla compreensão dos ensinamentos de Jesus, levando ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas.

Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão, da caridade e da paciência. Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, afastando das nossas mentes as criações inferiores, agentes da enfermidade e os desequilíbrios. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

Quando o culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecidos, atrai-se para o convívio doméstico os Espíritos Superiores, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos.

A presença de espíritos iluminados no lar afasta aqueles de índole inferior, que desejam a desunião e a discórdia. O ambiente torna-se posto avançado da Luz, onde almas dedicadas ao bem estarão sempre presentes, quer encarnadas, quer desencarnadas.

As pessoas habituadas à oração, ao estudo e à vivência cristã, tornam-se mais sensíveis às inspirações dos bons espíritos.


COMO É REALIZADO?

O Evangelho no Lar é antes de tudo uma reunião de espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para seus problemas e necessidades. Não deve ser solene ou ritualístico, com palavras e movimentos decorados.

- Escolher pelo menos um dia da semana e horário para reunião com a família – a pontualidade e a assiduidade são importantes para o bom contato com o Plano Espiritual.

- Escolher um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletro-eletrônicos desligados.

- Colocar uma jarra ou qualquer outro recipiente com água sobre a mesa, para fluidificação. Também podem ser utilizados copos em número correspondente aos integrantes da reunião.

- Realizar uma prece de abertura da reunião. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é o sentimento de fé e a confiança na Proteção Divina.

- Fazer a leitura, em voz audível, de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e/ou de uma mensagem de outra obra básica ou complementar da Doutrina Espírita, ou ainda da Bíblia, de preferência o Novo Testamento. O Evangelho poderá ser aberto ao acaso ou ser estudado sequencialmente.

- Podem ser feitos comentários e reflexões sobre os textos lidos, de forma simples e sem fugir do tema, sem críticas ou julgamentos às pessoas presentes à reunião - o clima deve ser sempre de respeito e harmonia.

- Realizar uma prece de encerramento, agradecendo as lições recebidas e rogando a Jesus paz, harmonia, saúde e proteção para os membros da reunião, bem como os parentes, amigos etc. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção Divina para os familiares desencarnados, sem temor - a lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.

- Servir a água fluidificada aos presentes.

IMPORTANTE:

- O ideal é que todos da família participem, inclusive as crianças, mas, não sendo possível, não se deve forçar ninguém.

- A duração deve ser de 30 minutos até 1 (uma) hora, mais ou menos; cada família deverá encontrar o seu tempo ideal.

- É desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante a reunião. A sua finalidade básica é o estudo do Evangelho de Jesus, para o aprendizado Cristão. Os casos de mediunidade indisciplinada devem ser encaminhados a uma sociedade espírita idônea.

- O Evangelho no Lar não deve ser suspenso em virtude de festas ou visitas.

* * *
Sugestões de leitura para o Evangelho no Lar (livros):

- Caminho Verdade e Vida (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Palavras de Vida Eterna (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Pão Nosso (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Vinha de Luz (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Fonte Viva (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Jesus no Lar (Pelo Espírito Néio Lúcio – Psicografia Chico Xavier)
- Alvorada Cristã (Pelo Espírito Néio Lúcio – Psicografia Chico Xavier)
- Sinal Verde (Pelo Espírito André Luiz – Psicografia Chico Xavier)
- Agenda Cristã (Pelo Espírito André Luiz – Psicografia Chico Xavier)
- Luz no Lar (Por Espíritos diversos – Psicografia Chico Xavier)

* * *

“Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos. Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos. Fujamos à frustração espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideais com Jesus.”

 
Pelo Espírito Scheilla - Da obra: Luz no Lar - Francisco Cândido Xavier

Exibições: 809

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de GILDA MORAES em 27 julho 2014 às 20:17

Obrigada pelo roteiro, gostaria de dizer  o quanto é poderoso a pratica do Evangelho no Lar, meu irmão fico feliz quando sei que muitos dos nossos irmão o praticam...eu amo esse momento apesar de fazer todos os dias as 06.30h da manhã na varanda do meu ap, é uma sensação maravilhosa no silencio da manhã sento-me e contemplanto as arvores que ficam na frente do meu predio fruteiras na verdade muitos passaros a cantar é uma atmosfera muito amorosa e posso sentir as vibrações de paz amor e com certeza a presença dos amigos Espirituais nesses momentos em que nos conectamos com a Espiritualidade é muito bom pra começar o dia eu recomendo a que todos vivam a experiancia....é maravilhoso se emocionar sentir transcender.Deus abençõe a todos nós.

Comentário de Pedro Paulo Fonseca Rocha em 26 julho 2014 às 11:31

Convidamos Jesus ao nosso lar todos os dias, todas as horas mas a prática do "Evangelho No Lar" no mínimo uma vez por semana é de suma importância a todos os familiares, amigos, conhecidos e os ainda desafetos, e me refiro dos dois lados da vida, para que juntos possamos nos integrar nos ensinamentos do Cristo nos fazendo instrumentos do Alto e seguirmos em frente, fonte inspiradora para qualquer hora. O nosso é realizado todas as quintas feiras exatamente as 20hs e todos estão convidados. Grande abraço.

Comentário de Valeria Pereira Alves de Andrade em 25 julho 2014 às 20:38

Os amigos espirituais estão sempre dispostos a nos auxiliar, porém, muitas vezes nós não estamos ainda em condições de receber, esse auxílio. Relato isto, porque aconteceu comigo, em 2011 perdi meu esposo, tinha sido muito feliz, e tenho  uma depressão profunda, não acreditava mas em nada, mas graça a terapias, remédios, e muito tratamento de desobsessão,  estou melhorando muito, e já estou lendo o evangelho segundo espiritismo de Allan Kardec e indo ao Lar de Frei Luiz (RJ).   O primeiro passo tem que ser nosso, e tudo é  acrescentado. 

Comentário de CELIA REGINA MACHADO DE MESQUITA em 25 julho 2014 às 18:30

Conheci a Doutrina Espirita em novembro de 2011 e em 2013 resolvi por em prática esta experiência tão bem recomendada no meio espírita; e qual não foi a minha satisfação? Tive até, o que se poderia chamar de prova, um fato que somente com a ajuda dos Espíritos Superiores, eu poderia superar e que, acredito não fosse a presença destes Amigos do Alto, eu não teria sequer suportado. Não tenho como relatar o acontecido,mas sei que este "socorro" tem sido diário, uma vez que eu mais uma vez afirmo: não teria, de mim mesma subsídios para suportar tamanha dor. Meu desejo ao compartilhar, é tão somente colaborar com aqueles que ainda não se decidiram em fazer o Evangelho no Lar para que o façam aproveitando as orientações aqui fornecidas. Com carinho e vibrações fraternas, Célia.

Comentário de sueli rodrigues em 25 julho 2014 às 15:54

boa tarde isso é muito bom e eu preciso fazer isso mais gostaria de fazser uma pergunta pode se fazer sozinha muito obrigada , se puder me responder eu fico muito agradecida Sueli paz e luz ...

Comentário de Tathiane Amaral Marques em 25 julho 2014 às 13:46

:) 

Comentário de adão de araujo em 25 julho 2014 às 9:10

Orientação muito oportuna. Parabéns pela postagem! Abraços.

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!