Os sonhos muitas vezes são lembranças das atividades da alma quando esta se desprende do corpo durante o sono. Sonhar com pessoas falecidas pode sinalizar um encontro espiritual de ambos.

Nesse caso, é importante prestar atenção em como a alma se apresenta. Se a alma aparece triste, com semblante fechado, com raiva, ou com outras características hostis ou negativas, isso pode significar que ela não realizou de forma favorável a transição, ainda tem apegos materiais e pode estar encarcerada a esses sentimentos grosseiros.

Ao contrário, se a alma se apresenta bem, feliz, pacífica, com boas vibrações, sorridente, envolvida em luz ou vestida com uma roupagem branca, esse pode ser um retrato do seu estado espiritual e de sua capacidade de libertação do plano terreno. Quanto maior for a nossa libertação da matéria e das pessoas melhor estaremos no plano espiritual.

O contrário também é verdadeiro: quanto mais presos e apegados estivermos a coisas, nomes, formas e pessoas, mais difícil e sofrida será nossa passagem. É como um viajante que gostou muito de uma cidade e não deseja mais sair de lá…

Quanto maior for seu apego a esse local, mais sofrida será sua partida e mais dolorosa a sua estadia longe. Por isso, pessoas muito ligadas ao mundo tendem a ser infelizes no plano espiritual e podem permanecer em zonas inferiores.

Há pessoas que ficam desejando sonhar toda noite com seus entes queridos já desencarnados. Devemos advertir que isso não é algo que ninguém deva almejar. Sonhar sempre com um desencarnado pode ser um sinal de que esse espírito está preso à Terra e ligado a nós, talvez como um obsessor espiritual.

É muito comum sonharmos uma ou duas vezes com pessoas que passaram recentemente pela transição. Isso é natural e aceitável, pois muitos espíritos desejam despedir-se das pessoas que amam e usam a via dos sonhos para esse encontro. Uma última visita em sonho ocorre com várias pessoas e é algo normal, humano e saudável. Muitas vezes o encarnado não tem consciência de que se encontrou com o desencarnado.

No entanto, sonhar repetidas vezes com nossos entes queridos é um indicativo claro de apego dos dois lados, e pode assinalar um processo obsessivo já estabelecido. Os sonhos não devem ser utilizados como forma de alimentar nossos apegos aos entes queridos falecidos.

(Hugo Lapa)

Exibições: 2216

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Meyri Pallisser em 15 março 2018 às 11:44

Sonho quase todas as noites com pessoas que já desencarnaram, mas não as mesmas, sempre parentes, amigos, ou conhecidos, também sonho sonhos estranhos, como, uma vez sonhei com duas casas de sitio cheia de gente, uma eram pessoas vivas e a outra não, na outra semana a mãe de uma tia morreu, que morava nesse sitio, a casa onde tinha pessoas vivas foi onde ficou o cachão. Passado alguns meses tornei a sonhar o mesmo sonho, e no sonho eu disse, não vou na outra casa, pois lá estão todos que já se foram, passado duas semanas o pai de minha tia morreu. Sonhei com um caixão de vidro cheio de terra, meu sobrinho de 7 anos e sua irmã morreram no mesmo dia atropelados. sonhei com um quarto estreito e camas de cimento seguidas 3 ou 4 camas de cimento com um colchonete em cima, meu sogro morreu, e quando olhei dentro da tumba no cemitério, vi que era igual ao meu sonho o lugar em que seria colocado o caixão em cima. Engraçado que um dia, eu e meu esposo levantamos dizendo que tinhamos sonhado com meu sogro. Mas o que achei estranho foi que um dia sonhei com um ex namorado, não me lembro do sonho, só me lembro que acordei e pensei, deve ter morrido. Quando meu sogro morreu, começei a olhar as tumulos no cemitério, e pertinho dali estava o ex namorado falecido ha 10 anos, o tempo que fazia que eu havia sonhado, acho isso um mistério porque eu não tenho nenhum dom mediunico, gostaria de ter, mas não tenho, também gostaria de ser espirita, mas não sou, apenas procuro saber tudo que eu posso, pois se eu for num centro tenho que dar várias explicações, escutar conversas, e disso eu fujo.

Comentário de adão de araujo em 14 março 2018 às 14:41

Oi Margarida. Lendo o que você reportou acredito que devemos considerar, inicialmente, algumas hipóteses:

1ª - Se a pessoa com a qual você sonha estiver encarnada, e a relação entre vocês foi muito marcante, a possibilidade de encontro entre vocês durante o sono é possível, (desde que haja interesse de uma das partes), esse tipo de ocorrência foi estudada por Allan Kardec e está no Livro dos Espíritos nas questões 413 à 418; Visitas Espíritas entre encarnados.

 2ª -Se a pessoa já desencarnou, a possibilidade de visita por parte dela é maior, desde que a relação entre vocês tenha sido realmente muito interessante e ela mantenha, ainda,  o desejo de rever você. Também no Livro dos Espíritos há um estudo muito bom sobre O Sono e os Sohos, no cap. VIII, questões de nª 400 a 421. 

Nos livros do Espírito André Luiz; Missionários da Luz, cap.8: No Plano dos Sonhos, no livro Recordações da Mediunidade, da Yvonne Pereira cap. 9:: Premonições, no livro Devassando o Invisível, também da médium Yvone; cap. 3, Frederico Chopin na Espiritualidade,  e ainda no livro "No invisível" de Leon Denis, cap.XIII. Sonhos premonitórios;  em todos essas obras você vai encontrar ótimo material para estudo.

Margarida, eu sugiro que você procure certificar-se se essa pessoa ainda está encarnada, até porque com a Internet esse tipo de pesquisa, hoje está bastante facilitada.

Desculpe o meu "pitaco". Espero ter ajudado um pouco. Abraço.

Comentário de Margarida Maria Madruga em 13 março 2018 às 22:16

Eu tenho sonhado com uma pessoa que não vejo há anos. Não sei se desencarnou.

Nos sonhos somos sempre jovens amigos ou namorados, como fomos há décadas.

Eu não me lembro dele. Faz muitos anos. Não penso nele a não ser depois de sonhar.

Já fiz muitas orações. Penso que esteja bem. É muito interessante.

Comentário de Cidmar Valentim em 11 março 2018 às 21:05

Hoje ouvi um relato,"do nada", de uma pessoa que recentemente perdeu o seu irmão vitima dessa maldita doença chamada de câncer na qual o espírito do irmão dessa pessoa relata em sonho estar muito bem onde esta.Juro que fiquei muito emocionado e estremecido com este relato pois é tudo que gostaria de saber/ouvir do espirito do meu finado filho e de meus país que partiram em 2000,2005 e 2008 respectivamente e até hoje não soube de nada a respeito de onde estão,como estão e com quem estão.

Comentário de Ricardo gomes em 11 março 2018 às 20:41

O grande problema é que o ser humano, precisa queimar muita lenha antes de pensar de dar um passo !. o homem do momento , está querendo dar um passo maior que a perna !. sem a mínima desintoxicação ele não consiguirá nada !.

Comentário de adão de araujo em 11 março 2018 às 9:16

Amigo Cidmar: Como você é espírita já sabe que a morte não existe. A vida continua! A comunicação entre as duas dimensões, entretanto não é tão simples como as vezes imaginamos. 

Primeiramente examinemos a questão da psicografia através a internet:  a mediunidade psicográfica já foi comprovada através de  inúmeras pesquisas e experiências, utilizando-se  metodologia rigorosamente científica. Portanto, é fato. Entretanto, nem toda a produção dita como sendo psicográfica, poderá ser  autêntica. Há pessoas, até mesmo movidas de boas intenções e que imaginam receber comunicações de Espíritos, mas suas produções são simples animismo, ou seja, apenas produção das suas cabeças.

Segundo: com relação a lembrar dos encontros com nossos entes queridos desencarnados, vale reler o Livro dos Espíritos na questão 402: " (...) O sonho é a lembrança do que o vosso Espírito viu durante o sono; mas observai que nem sempre sonhais, porque nem sempre vos lembrais daquilo que vistes. Isto porque não tendes a vossa alma em todo o seus desenvolvimento; frequentemente não vos resta mais do que a lembrança da perturbação que acompanha a vossa partida (saída do corpo) e vossa volta (ao corpo, quando acordamos), a que se junta a lembrança do que fizestes ou do que vos preocupa no estado de vigília (acordados).  "A incoerência dos sonhos ainda se explica pelas lacunas decorrentes da lembrança incompleta do que nos apareceu em sonho. Tal como um relato ao qual se tivessem truncado frases ou partes de frases ao acaso; os fragmentos restantes, sendo reunidos, perderiam toda significação racional".

Estimado amigo: certamente você tem encontros com seus entes queridos; a recordação, entretanto é que não tem sido muito clara. 

Espero ter ajudado um pouco. Se quiser,m poderemos voltar ao assunto. Muita paz.

Comentário de adão de araujo em 11 março 2018 às 8:38

Amigo Gesiel: no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. 28 -COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS, há uma prece específica para ser feita em benefício de Espíritos que estejam em situação semelhante a do seu amigo desencarnado. Fazendo essa oração em benefício dele, você estará prestando o auxilio mais importante e assim auxiliando-o a adaptar-se à nova vida. A prece tem o seguinte título: " PELAS ALMAS SOFREDORAS E QUE PEDEM PRECES".

Um forte abraço, meu amigo.

Comentário de Gesiel Barbosa em 11 março 2018 às 0:23

Tem um amigo que faleceu a dois anos e outro dia no apartamento que ele morava, percebi a presença dele. O problema é que ele pensa estar preso na sepultura, me pediu ajuda tentei explicar mas ele não entende o que falo e fica me passando aquela dor e tristeza...Já coloquei o nome dele em livro de prece, que resolveu por um tempo mas ele voltou. E não sei mais o que fazer, alguém poderia nos ajudar.

Comentário de adão de araujo em 10 março 2018 às 21:14

A verdade é ainda conhecemos muito pouco  a respeito das nossas produções oníricas. O texto postado, entretanto, começa a colocar alguma luz nessa temática. Vale a pena mais estudos e pesquisas, afinal passamos uma boa parte da nossa existência dormindo, deitados, sentados e... sonhando. O Livro dos Espíritos nas questões nºs 400 até a 421 apresenta um excelente estudo sobre o sono e os sonhos.

Comentário de Cidmar Valentim em 10 março 2018 às 18:57

E quando agente pede,quer ver,escutar ou mesmo falar com nossos entes queridos e não conseguimos.Minha mãe se foi em Setembro de 2000,meu pai em Julho de 2005 e o meu Filho em Janeiro de 2008 e até hoje NÃO consigo realizar o meu desejo e quando muito sonho com meu filho com idade entre 8/10 anos e NÃO com os seus 18/19 quando partiu desse mundo SUJO.Em tempos atras recebi uma psicografia do suposto espírito do meu filho feita por um contato de internet mas até hoje NÃO acreditei/acredito nesta psicografia.

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!