Qual é o fator mais determinante para ser feliz e bem sucedido ? Texto sobre SEICHO-NO-IE

Por que você vive no círculo da insuficiência e infelicidade, em vez de viver no círculo da prosperidade e felicidade?

Qual é o fator mais importante para ser feliz, ter sucesso e prosperidade na vida? Para a grande maioria das pessoas as respostas são: ser inteligente, ter dinheiro, sorte, conhecimento, talento, habilidade, saúde, etc.  

Nem todas as pessoas inteligentes e ricas são felizes e nem todas as pessoas com super-talento são felizes. Por outro lado, muitas pessoas que não são ricas e são normais (sem super-talento) são felizes.  Então, qual é o fator mais importante para ser feliz e bem-sucedido?

Se fizer a pergunta você é feliz, muitas pessoas responderão que não é feliz porque não é rico,  porque não é bem-sucedido, porque não tem harmonia familiar, não tem saúde, etc, etc. Percebe-se claramente que o pensamento da pessoa está voltado para os “não”s.

 O círculo da insuficiência e infelicidade

Se você ficar enumerando as insuficiências (“não” tenho, “não” sou, “não consigo”, etc) cria o sentimento de insatisfação na mente. A insatisfação mental cria e atrai situações que causam mais insatisfação na sua vida, ou seja, mais insuficiências e infelicidades. É o círculo da infelicidade e da insuficiência.  Esta é a principal causa de não ser feliz e não atrair a prosperidade.

A chave para ser feliz é eliminar os “não tenho”, “não” sou, “não consigo”, etc. A primeira coisa a fazer obviamente é deixar de pensar nas infelicidades. Porém, deixar de pensar nas infelicidades não é algo fácil de conseguir. Se bastasse afirmar – “Não vou mais pensar nas infelicidades” e conseguir deixar de pensar, seria fácil, mas a nossa mente não é algo fácil de controlar e ordenar.

O que fazer então? Pensar na felicidade. Porque é mais fácil pensar na felicidade do que tentar não pensar na infelicidade.  Como preencher a mente com a felicidade ou pensar na felicidade?

Elimine todas as infelicidades através da gratidão

A chave que abre as portas da felicidade chama-se gratidão. “Agradeça às inúmeras felicidades que foram ou estão sendo concedidas a você neste momento. Agradeça às inúmeras dádivas e aos inúmeros favores que muitos os seres vivos estão concedendo a você neste no momento.

Pense no trabalho das abelhas e agradeça. Pense no trabalho das minhocas e agradeça. Pense no trabalho dos minúsculos microrganismos e agradeça.  Sem o trabalho delas não teríamos frutas e legumes tão necessários para a nossa vida.

Pense no trabalho das pessoas que consertam ou constroem as estradas e agradeça. Pense no trabalho das pessoas que plantaram e colheram o café, arroz, tomate, berinjela, etc e agradeça. Pense no motorista de ônibus, no condutor do metro, do trem, etc e agradeça.

Se fizer isso, verá que faltará tempo para agradecer a todas as dádivas que já sendo fornececidos. Não terá mais tempo para pensar nas infelicidades nem nas insfuciências.

 O círculo da prosperidade e felicidade

O sentimento oposto à insatisfação é a gratidão. Na realidade a insatisfação surge por falta de gratidão. Então para fazer rodar o círculo da felicidade, basta começar a agradecer pelas inúmeras felicidades que estão concedidas a você neste momento. Agradeça ao ar, água, luz solar, por todos os alimentos, pela roupa, pela vida, pela família, o trabalho, a profissão, etc, etc.

Experimente fazer uma lista completa de inúmeras felicidades e provisões que estão concedidas neste momento e depois comece a agradecer uma por uma por todas elas. Você se surpreenderá com a enorme quantidade de dádivas já recebidas. Dr Massahru Taniguchi ensina que a 1ª lei da riqueza é agradecer pelas coisas já recebidas.

Organize uma lista de pessoas que ajudaram você até o dia de hoje, a começar pelos seus pais (biológicos e de fato), avôs, avós, parentes, amigos, professores, inúmeras pessoas desconhecidos que ajudaram você na rua nos momentos de dificuldade, problemas da vida, etc, etc e começa a agradecer a todas estas pessoas e fatos.

Monte uma lista de momentos felizes que teve na vida: formatura, presente que ganhou, viagem, nascimento de um filho, primeiro emprego, encontros e momentos agradáveis, primeiro carro zero Km que comprou, primeira casa própria, aquela comida da mamãe, etc, etc,  e agradeça um a um.

A gratidão cria e atrai mais situações e acontecimentos agradáveis e felizes no seu cotidiano. Pelos momentos felizes e felizes vai sentir mais gratidão. A gratidão atrai gratidão, ou seja, mais felicidades. É o círculo da felicidade.

Exibições: 207

Tags: ?, Qual, SEICHO-NO-IE, Texto, bem, determinante, e, fator, feliz, mais, Mais...o, para, ser, sobre, sucedido, é

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!