Seicho-No-Ie: Por que muitas pessoas, embora busquem a felicidade, tornam-se infelizes ?

Por que muitas pessoas, embora busquem a felicidade, tornam-se infelizes ?

    

É que elas não conhecem o princípio fundamental da felicidade. A maioria das pessoas visa à conquista de bens materiais, riqueza, propriedades, enfi m, coisas que possuem forma, e as persegue no afã de agarrá-las. Mas, “tudo o que tem forma é ‘sombra’ daquilo que não tem forma”. De nada adianta agarrar apenas a “sombra”, pois ela é vã e se apaga instantaneamente. Para alcançar a verdadeira felicidade, precisamos apreender o ente verdadeiro (a Imagem Verdadeira) que está por trás da sombra projetada.

   

É pela mesma razão acima citada que a humanidade de flagra guerras apesar de buscar a paz e não consegue concretizar um mundo tranqüilo e feliz apesar de sonhar com isso. É também pela mesma razão que muita gente, apesar de buscar a saúde, não a consegue. Todo aspecto visível é uma “projeção” do “filme invisível” que existe por trás. Portanto, precisamos saber como apreender o mundo invisível e projetá-lo livremente em nossa vida.

   

Conhecer o princípio fundamental da felicidade significa conhecer a lei de causa e efeito, ou, numa expressão mais simples, a lei da causalidade. Desde antigamente existem ditados como: “Só colhe quem planta”, “Em rama de abóbora não nasce berinjela” etc. No budismo, existe a expressão sangai yuishin, que signifi ca:

  

“Todos os fenômenos deste mundo são manifestações da mente”.E o cristianismo ensina que “tudo é possível ao que crê”. Em resumo, você precisa saber que o seu estado mental se projeta no mundo das formas.

   

O modo como a sua mente apreende as coisas se reflete no mundo à sua volta. Se você vê as coisas com a mente hostil, só ocorrerão conflitos ao seu redor, e será impossível surgir fatos felizes.

   

A UNESCO prega que “as guerras surgem primeiro na mente das pessoas e em seguida ocorrem no mundo real”. Nós, da Seicho-No-Ie, vimos pregando isso há mais de trinta anos, mas a humanidade insiste em se apegar a coisas e formas e não procura captar o mundo mental que existe por trás das imagens projetadas. Por isso, embora a humanidade busque a paz, manifestase a situação oposta.

   

Devemos mudar o nosso ponto de vista, a nossa postura mental. No capítulo 1 deste livro, escrevi: “Antes de mais nada, alie-se a Deus”. Quem não acredita em Deus talvez pense que é uma frase tola. Devo esclarecer que o nosso conceito de Deus não é considerá-lo um ente que se encontra num lugar longínquo, no “reino dos céus”, ou “além das nuvens, na remota região oeste”, como pregam algumas seitas budistas. Falamos da Força misteriosa que faz funcionar o nosso coração, os nossos pulmões, enfi m, todo o nosso organismo. Falamos da misteriosa Sabedoria Universal que projetou e criou de forma igual os órgãos do corpo de todas as pessoas. Eu digo que você deve se aliar a essa Força. Se você for capaz de controlar livremente, com sua própria força, os seus batimentos cardíacos, as suas pulsações e todas as outras funções do seu organismo, talvez não precise reconhecer a existência de uma Força Superior. Mas se você compreender que existe uma Força misteriosa fora do seu controle e que ela age também dentro de você, certamente perceberá que aliar-se a essa Força é agir com sabedoria. Poderá você contar, ou não, com o apoio dessa Força misteriosa, imensa, para que ela atue de modo favorável em todas as circunstâncias de sua vida? Dependerá disso a possibilidade ou não de você ser feliz e saudável e concretizar um mundo harmonioso.

 

 4/10/2007


Revista Fonte de Luz - Outubro / 2007

Exibições: 2173

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Marcevania Maciel Rodrigues em 12 junho 2015 às 14:50

obrigada, linda mensagem.

Comentário de Vera Gonçalves Bueno de Freitas em 30 outubro 2014 às 20:54

Esta mensagem é muito importante para que as pessoas que a lerem reflitam melhor sobre a vida.

Paz, amor e bem!

Comentário de Valdemar W. Setzer em 28 julho 2013 às 22:25

Olá a todas/os,

Pessoas que buscam a felicidade em geral acabam infelizes por que buscam a sua próprio felicidade, o que é profundamente egoísta a portanto destruidor. O correto é buscar a felicidade dos outros o que, se feito em plena liberdade, é uma aplicação do amor altruísta e, portanto, construtivo. O sofrimento pessoal deveria ser encarado como uma etapa necessária para o autodesenvolvimento; a felicidade pessoal deveria ser encarada como uma graça, e jamais buscada.

O maior problema da humanidade hoje em dia é o egoísmo. O materialismo leva necessariamente ao egoísmo, pois para ele o livre arbítrio não pode existir, já que a matéria está inexoravelmente sujeita às leis e condições físicas. Infelizmente, muitas pessoas que pensam ser espiritualistas não conseguem pensar espiritualmente, pois estão presas demais aos seus sentidos, ao mundo físico e à busca de sua própria felicidade.

aaaaaaaaaaaa, VWS.

Comentário de Patrícia da Silva Souza em 28 julho 2013 às 10:31

Maravilhoso!

Luz & Paz!

Comentário de Mitzi S. Braule Pinto de Melo em 27 julho 2013 às 14:45

Muito bom, pena que tem gente que insiste em olhar p lado errado e por a culpa dos acontecimentos nos outros, quando só tem culpa quem tem poder, e só temos poder sobre nós mesmos, logo: não existem culpados fora de nós. Abraços fraternos.

Comentário de José Leocrides Martins em 26 julho 2013 às 23:18

Parabéns pela postagem!

Realmente só existe Deus e o que vem de Deus, no mundo da primeira criação é o mundo da Imagem Verdadeira onde tudo que Deus criou esta certo, todo é muito bom, já no mundo da segunda criação, mais conhecido como mundo da mente fenomênica é onde as imagens são destorcidas devido ao carma e ou o próprio livre arbítrio do ser humano, é nesse mundo que se "manifesta" o que foi pensado na mente, mas, mesmo que se manifeste coisas ruins como a infelicidade, as doenças na verdade são projeções da mente em ilusão...Basta ter muita gratidão pelos nossos Antepassados e muita Alegria no dia a dia, sempre fazendo o bem ao maior numero de pessoas possíveis!

Abraço Fraterno a todos!

Comentário de sueli rodrigues em 26 julho 2013 às 18:36

muito bom , boa tarde !!!

Comentário de ROSMARY MACHADO em 26 julho 2013 às 17:26

Maravilhoso... A  manifestação do Deus Personificado...é algo que devemos agradecer a todo momento...

ao Mestre Masaharu Taniguchi  o meu agradecimento por este ensinamento...

Comentário de RAFAEL CURCIO NETO em 25 junho 2012 às 23:32

-A GENTE SABE COMO FUNCIONA E INSISTE EM FAZER TUDO DE FORMA CONTRÁRIA.

-OS SENTIMENTOS TACANHOS QUE CARREGAMOS NO NOSSO " EU " , COMO RAIVA ,ÓDIO,INVEJA,

QUANDO MENOS ESPERAMOS AFLORAM,AÍ A FERA QUE HABITA DENTRO DA GENTE SE MOSTRA.

-ENFIM ESTAMOS AQUÍ PARA APRENDER.

-ORAI E VIGIAI ,SÃO PALAVRAS E PROCEDIMENTOS QUE TEM QUE SER LEMBRADOS A TODA HORA.

-FORTE ABRAÇO

Comentário de José Leocrides Martins em 22 abril 2012 às 22:30

Texto Maravilhos!!!

Esclarecedor e bem simples para que todos possam ENTENDER!!!

Desejo muita LUZ a todos!!!

José Martins!!!!

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!