Opinião em Tópicos

Milton Medran Moreira

O rabino reencarnacionista

Foi há uns 10 anos, mais ou menos. Uma onda de indignação sacudiu o mundo com a declaração do rabino Ovadia Yossef, segundo a qual os nazistas não mataram gratuitamente os 6 milhões de judeus, vítimas do Holocausto. Estes, segundo ele, “eram a reencarnação de almas que pecaram e fizeram coisas que não deveriam ter feito”. Estariam, assim, pagando pelo que fizeram.

Ovadia Yossef era, então, líder do poderoso partido ortodoxo Shas, terceira força política israelense. A declaração repercutiu muito mal em Israel, tanto nos meios laicos, quanto nas alas religiosas menos conservadoras e mais próximas do cristianismo, que não aceitam a ideia da reencarnação.

Reencarnação e penas eternas

Foi então que fiquei sabendo, com alguma surpresa, que as correntes mais ortodoxas do judaísmo aceitam a ideia da reencarnação. Aqueles judeus de chapéu preto, barbudinhos e com trancinhas no cabelo que são vistos em algumas grandes cidades do mundo, como Jerusalém, Nova York, Buenos Aires, São Paulo e outras, provavelmente sejam, como você, espírita, reencarnacionistas. Mas, é preciso distinguir: a visão que sustentam sobre a reencarnação se distancia muito da proposta evolucionista e progressista sugerida pela filosofia espírita. Sustentar, como fez o rabino, que pessoas reencarnam para se fazerem instrumentos de castigo a semelhantes seus é retornar a uma concepção de há muito superada pela Humanidade: a da pena de Talião – “olho por olho, dente por dente”.

Reencarnação e vingança

Veja bem: se admitirmos que nazistas encarnaram com a missão de matar os judeus, fazendo-lhes justiça pelos pecados antes cometidos por eles, seremos forçados a convir que, ali adiante, os judeus reencarnarão para matar nazistas reencarnados, numa sucessão interminável de vingança e de castigos, só compatível com a crueldade do dogma religioso das penas eternas, que não atende nem os anseios da justiça, nem os do amor.

Um Fórum para discutir reencarnação

Estive refletindo sobre essas questões, ao ser convidado para atuar como um dos painelistas do V Fórum do Livre Pensar Espírita, que acontece em Fortaleza/CE, de 24 a 26 de junho, e cujo tema central é a reencarnação. Meu subtema: “A reencarnação ante o mundo religioso”. Pretendo levar a debate justamente este aspecto: o quanto a carga religiosa, especialmente das religiões monoteístas, tem sido prejudicial a um adequado e moderno conceito de reencarnação.

Ah! Quem quiser saber mais sobre o Fórum promovido pela União das Sociedades Espíritas do Ceará, cujas inscrições estão abertas a todos os interessados, consulte o blog www.useece.blogspot.com .

(Coluna publicada no jornal CCEPA Opinião, órgão do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre - http://ccepa-opiniao.blogspot.com/ )

 

Exibições: 110

Tags: de, em, judeus, nazistas, olho, opinião, pena, por, rabino, reencarnação, Mais...talião, tópicos, vingança

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Inacio Queiroz em 13 abril 2011 às 21:15

Poxa, este início foi um espetáculo. Deu até vontade de ir lá.

Mas estando no Rio, fica meio difícil.

Parabéns!!!

Comentário de Henrique em 7 abril 2011 às 12:51
Como sempre, excelente conteúdo, Milton ! Parabéns... Aproveitei para colar uma imagem do seu site no início do texto ! Abraço, Henrique

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!