Oftalmogista “animando” o Chico quando ele perdeu a visão de um olho

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e óculos de sol

Numa das ocasiões em que fomos a Uberaba, havia menos gente para falar com o Chico, que, então, pôde dedicar-nos mais tempo, reportando-se aos contratempos que passara com a saúde na juventude.

- Certo dia, amanheci com um grave problema de visão. Meu olho amoleceu da noite para o dia. Preocupado, fiz as minhas preces, pedindo auxílio a Jesus. Dr. Bezerra, então, me apareceu e disse que não havia remédio para a moléstia: o olho estava perdido. Eu teria visão monocular para o resto da vida. 

Ficou pensativo por uns instantes e continuou o relato: 

- Conformei-me com a situação, contudo, fiquei pensando se não seria conveniente consultar um “oculista” na capital, a fim de dar uma satisfação à família, em especial ao meu pai. Eles poderiam alegar descuido pela excesso de confiança no Alto. 
E assim procedi. Fui até Belo Horizonte, que não dista muito de Pedro Leopoldo - onde eu residia na época - e me dirigi ao oftalmologista indicado. 
- Terminada a consulta, o médico me disse que, além da perda da visão do olho que “amolecera”, haveria possibilidade de outro dissabor: a doença poderia causar-me cegueira do olho bom. 

Com as grossas lentes sobre seus olhos, Chico estava falando deles sem aponta-los, como se eles fossem de outra pessoa. E prosseguiu:

- O médico era materialista, e me falou assim: 
- Se você ficar cego, você sabe o que é um cego? 
Ele fez silêncio e depois concluiu: 
- Cego é um cadáver que pensa. 
Fiquei olhando para ele e disse: 
- Doutor, se isso ocorrer a mim, vou comprar uma sanfona e tocar nas esquinas da cidade para alegrar as criaturas tristes que passarem por mim. 

Alguns confrades acharam graça na resposta, mas Chico concluiu com candura: 

- Depois do “encorajamento “ que me foi dado, que mais eu poderia dizer? 

Livro: Inesquecível Chico -Romeu Grisi.

Exibições: 2

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!