Resultado de imagem para PERISPIRITO

O perispírito e suas modelações

Como será o tecido sutil da espiritual roupagem que o homem envergará, sem o corpo de carne, além da morte?
Tão arrojada é a tentativa de transmitir informes sobre a questão aos companheiros encarnados, quão difícil se faria esclarecer à lagarta com respeito ao que será ela depois de vencer a inércia da crisálida.
Colado ao chão ou à folhagem, arrastando-se, pesadamente, o inseto não desconfia que transporta consigo os germes das próprias asas.
O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico.
Formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria rarefeita, alterando-se, de acordo com o padrão vibratório do campo interno.
Organismo delicado, com extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento.
É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir.
Nas mentes primitivas, ignorantes e ociosas, semelhante vestimenta se caracteriza pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo físico, ainda animalizado ou enfermiço.
O progresso mental é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução.
Note-se, contudo, que não nos reportamos aqui ao aperfeiçoamento interior.
O crescimento intelectual, com intensa capacidade de ação, pode pertencer a inteligências perversas.
Daí a razão de encontrarmos, em grande número, compactas falanges de entidades libertas dos laços fisiológicos, operando nos círculos da perturbação e da crueldade, com admiráveis recursos de modificação nos aspectos em que se exprimem.
Não possuem meios para a ascese imediata, mas dispõem de elementos para dominar no ambiente em que se equilibram.
Não adquiriram, ainda, a verticalidade do Amor que se eleva aos santuários divinos, na conquista da própria sublimação, mas já se iniciaram na horizontalidade da Ciência com que influenciam aqueles que, de algum modo, ainda lhes partilham a posição espiritual.
Os “anjos caídos” não passam de grandes gênios intelectualizados com estreita capacidade de sentir.
Apaixonados, guardam a faculdade de alterar a expressão que lhes é própria, fascinando e vampirizando nos reinos inferiores da natureza.
Entretanto, nada foge à transformação e tudo se ajusta, dentro do Universo, para o geral aproveitamento da vida.
A ignorância dormente é acordada e aguilhoada pela ignorância desperta.
A bondade incipiente é estimulada pela bondade maior.
O perispírito, quanto à forma somática, obedece a leis de gravidade, no plano a que se afina.
Nossos impulsos, emoções, paixões e virtudes nele se expressam fielmente.
Por isso mesmo, durante séculos e séculos nos demoraremos nas esferas da luta carnal ou nas regiões que lhes são fronteiriças, purificando a nossa indumentária e embelezando-a, a fim de preparar, segundo o ensinamento de Jesus, a nossa veste nupcial para o banquete do serviço divino.
“Convidamos a todos os nossos irmãos para participarem dos estudos nas Casas Espíritas para maior conhecimento deste assunto.”


Fonte: Livro: Roteiro, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel.

Exibições: 362

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Nizomar Sampaio Barros em 30 julho 2019 às 3:26

Sendo a iniciação mais simples para a mente comum, o Espiritismo descreve o perispírito com muita simplicidade. Envoltório fluídico do Espírito é a definição dada por Kardec. Não está errado, mas o próprio André Luiz, que se ocupou dele em algumas obras, sugere que 'deve ser melhor estudado'.

Para quem não sabe, o vocábulo perispírito foi um neologismo criado por Allan Kardec para definir a constituição anímica do ser humano fora do corpo físico, significando textualmente 'o envoltório fluídico do Espírito'.. Todavia, o ser humano, criado à imagem e semelhança de seu Criador, como acentua a Gênese mosaica, é uma criatura complexa, o próprio  Microcosmo. É dentro deste raciocínio que as doutrinas dos Mestres refletem as leis cósmicas que governam o sistema solar.

Perispírito é a estrutura que engloba os três veículos superiores do ser humano,  Astral, Mental e Causal, que estão sendo desenvolvidos paulatinamente à medida que o ser humano avança em sabedoria, moral, inteligência e intelecto.

Algumas vezes, o duplo etérico é citado, equivocadamente, como parte do perispírito.. Todavia, o duplo etérico não é um corpo espiritual, mas físico, constituído de matéria quintessenciada do plano físico, constitutiva dos quatro níveis superiores do mesmo: o etérico, o superetérico, o subatômico e o atômico.

O corpo astral é o veículo das emoções ou sentimentos, sede das paixões humanas. O mental é o veículo dos pensamentos concretos ou analíticos, ou seja, sede do intelecto. O causal é o corpo mais elevado do ciclo humano de desenvolvimento, sede dos pensamentos abstratos ou idéias, o plano mais baixo da mente divina, sintetizador da ascese dos veículos subjacentes  

O duplo etérico é a sede dos fenômenos vitais do corpo físico, processando todas as formas de energia provenientes do plano Astral. Por suas funções é chamado também de corpo eletromagnético, corpo vital ou corpo bioplasmático..Não é um veículo de consciência. É uma estrutura intermediária entre o corpo físico denso e o corpo astral que, no decesso humano, é descartado com o corpo físico. Quando, por algum motivo, um ser humano desencarnado não consegue descartar seu duplo etérico, entra em crítico estado de confusão mental, por não ser este um veículo de consciência.

Sua cor predominante é cinza azulada, às vezes com um toque de violeta e um pouco mais esbranquiçada nas pessoas mais evoluídos. Em sua superfície localiza-se a maioria dos chakras do corpo físico, com exceção dos centros do baço e do sacro, que ficam no interior..

O duplo etérico está sendo paulatinamente desenvolvido de ciclo em ciclo para ser o veículo físico da humanidade no futuro. Seu desenvolvimento baseia-se em todas as formas de energia que representam atos de bondade e perfeição moral e espiritual, que irão incrementar e desenvolver a criação de novas sinapses cerebrais.

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!