3.    Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós.– Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, 14:15 a 17 e 26.)

4.       Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.

       O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: “Ouçam os que têm ouvidos para ouvir.” O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.


       Disse o Cristo: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” Mas, como há de alguém sentir-se ditoso por sofrer, se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurará o salário. O Espiritismo lhe dá fé inabalável no futuro e a dúvida pungente não mais se lhe apossa da alma. Dando-lhe a ver do alto as coisas, a importância das vicissitudes terrenas some-se no vasto e esplêndido horizonte que ele o faz descortinar, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até ao termo do caminho.

       Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

do livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO de ALLAN KARDEC - capítulo VI - O CONSOLADOR PROMETIDO -  itens 3 e 4

Exibições: 991

Tags: CONSOLADOR, ESPIRITISMO, O, PROMETIDO

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de elizabeth jardim em 8 junho 2012 às 18:40

se há um Consolador realmente Este é a doutrina dos Espíritos onde nos faz compreender a Lei de Causa e Efeito e a Reencarnação

Comentário de Ismael José da Cruz em 7 junho 2012 às 9:19

É uma verdadeira lição...

Comentário de neusa lutti duarte em 6 junho 2012 às 18:57

gosto muito de ler o evangelho, vc sempre percebe algo novo nas entrelinhas `cada leitura q faz.

Comentário de Marlene de Laia Neto em 6 junho 2012 às 17:42

Encontrei no Espiritismo o verdadeiro sentido da vida, o apaziguamento da alma desconsolada e sem esperança e o serenamento do pensamento. Muitas lutas ainda tem por vir, mas em passos pequenos, porém progressivamente caminho, na certeza que o mestre Jesus me ampara sempre! Obrigada pelo excelente texto!!

Comentário de maria alice f.d.marcon em 4 junho 2012 às 13:02

No meu entendimento é anjo da guarda... todos nos temos e não damos devida atenção... ;)

Comentário de Livia Abade em 4 junho 2012 às 10:32

retificando...

Obrigada Senhor por fazer parte desta seara!

Comentário de Livia Abade em 4 junho 2012 às 10:29

Bom dia a todos!

Bendita doutrina esclarededora e consoladora!

Obrigada Senhor por fazer parte desta sear!

Muita luz!

Comentário de Mariluce Paixão Ramos Gonçalves em 3 junho 2012 às 21:02

Sou feliz porque encontrei e encontro na Doutrina Espírita todo o Caminho, a Verdade e a Vida que busco. Como disse Emmanuel: " Recorda que, em Doutrina Espírita, é preciso estudar e aprender, entender e explicar ". Paz e luz a todos.

Comentário de marlene furlan em 3 junho 2012 às 20:16

Bendita hora em que abrimos os olhos e os ouvidos para a LUZ DO ESPIRITISMO e para o EVANGELHO,

Obrigada, amigos

A todos muita Paz e Luz

Comentário de janete milano em 3 junho 2012 às 13:52

Maravilhoso...o melhor da vida de uma pessoa, é ter conhecido o Espiritismo, pois esse o ajuda muito e conforta em muitas dificuldades, Paz e Luz a Todos. bom final de semana.

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!