MICROCEFALIA, POR QUE TANTOS CASOS? VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Os diversos casos de microcefalia que está ocorrendo por todo o Brasil, e com mais intensidade no Nordeste, e os números cada vez mais aumentando.  Nos faz indagar: por que isto está acontecendo? 
   Para nós espíritas isto não é por acaso. Na visão da Doutrina Espírita esta situação enquadra-se nas chamadas provações coletivas, é um resgate coletivo. São espíritos que trazem necessidade de provas ou expiações semelhantes, nisto são atraídos a lugares ou situações, onde graves desequilíbrios destes espíritos são tratados em conjunto. Sobretudo nas doenças, chamadas de congênitas, que a criança já traz ao nascer, não se pode atribuir ao acaso ou a má sorte elas passarem por esta situação.
   Há casos também em que esses espíritos reencarnam com este problema  para ajudar os familiares a desenvolverem boas qualidades, a terem mais paciência, para desenvolver o cuidado pelo próximo, a compaixão, a generosidade...
   O Espiritismo nos esclarece que estamos num mundo de efeitos, de consequências, onde percebemos que na reencarnação encontra-se o “por que” para compreendermos o que está ocorrendo, as causas e as consequências.
  Nas questões 132 e 133 de O Livro dos Espíritos, encontramos os seguintes esclarecimentos: Que Deus impõe a encarnação com o objetivo de fazer os espíritos chegarem a perfeição. Para alguns a encarnação é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisto é que está a expiação. (...)
Todos nós necessitamos de reencarnarmos, pois todos nós fomos criados simples e ignorantes; instruímo-nos nas lutas e nas tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não poderia fazer a alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito. Os espíritos que seguem o caminho do bem alcançam mais depressa o objetivo. Aliás, as dificuldades da vida, frequentemente, são consequências da imperfeição do espírito; quanto menos tenham de imperfeição, menos tem de tormentos. (...)
  Estamos vivenciando um momento crucial no progresso do planeta Terra, e no nós progresso.  Esta é a encarnação que melhor nos preparamos através das outras encarnações. É a grande chance e a grande oportunidade para nos tornamos indivíduos melhores. E para esses espíritos que nasceram com o corpo físico com microcefalia é uma grande oportunidade de reajuste de dividas passadas, é uma reencanação impar para eles, mesmo que seja por breve instantes, ou pela experiência de passar por isso, ou que vivam por anos; tanto para eles como para os familiares .
  Sabemos que a Terra está passando pela mudança de uma Era para outra, deixando o mundo de Provas e Expiações para o mundo de Regeneração. Tudo que estamos vivenciando seja desencarnes coletivos, seja reencarnações de resgate coletivo, é para acelerar o processo de quitação de divida do mundo em estagio de Provas e Expiações, pois não se pode chegar um novo estagio moral na Terra com as dividas e os sofrimentos atuais. Só irão ficar na Terra os espíritos que assumirem o compromisso com o bem, espíritos com a moral adequada para habitar o mundo em estagio evolutivo de Regeneração. Por isso que as dividas tem que serem pagas, e por isso que está havendo esse aceleramento para o pagamento dos débitos desses espíritos, e tudo isso acontecendo por meio da Lei de Causa e Efeito, da ação e da reação.
  Assim, os débitos de vidas anteriores que tal espírito contraiu e acarretou tal deficiência, é sanado com essa atitude de encarnar com a microcefalia.   Décadas atrás a incidência de casos de deficiência física era muito grande, e se apresentando de diversas formas as deficiências físicas, atualmente os espíritos estão nascendo com doenças emocionais, psíquicas, é a mente que está sofrendo atualmente. Tendo diminuído os casos de deficiência física, pois os espíritos que precisavam passar por tais circunstancias já terem quitado tal divida, contraída por erros em vidas passadas. É por isso que esta é a grande chance, quem sabe uma das ultimas chamadas para esses espíritos quitarem suas dividas e a dos seus familiares por meio da microcefalia.
  Deus sempre Escreve Certo e  Seu Amor e Justiça nunca falham. Temos que entender que os espíritos desses bebês, são espíritos que já viveram muitas outras vidas, com erros e acertos. Os aspectos espiritual por trás desta situação é que são espíritos que precisam passar pela experiência da microcefalia, é como se fosse um processo de cura para os dificuldades espirituais desses espíritos.
  Que as mães não aborte esses bebês de forma alguma, porque se houver um caso na família de microcefalia é porque  a família necessita desta experiência  para desenvolver boas qualidades. Porque se haver de nascer na família um bebê com alguma deficiência física é necessidade da família e do bebê. A família tem que se doar, porque tudo tem uma razão de ser. É a Justiça Divina atuando, mesmo que não compreendemos atualmente,  para que alcancemos a luz.
  Que as mães, os pais e  os familiares agradeçam a Deus por esta oportunidade bendita, por receber estes espíritos sofredores, que vão precisar dos seus pais, responsáveis, familiares, de todo o amor, carinho, da servidão, para se dedicarem a estes espíritos, dando condição a eles de cura para o espírito, através desta oportunidade. Quando servimos crescemos. É um crescimento mútuo, para os pais e para o filho, muitos casos podem ser resgates de dividas dos pais com os filhos de outras vidas, outros casos os bebês podem assim nascer para sensibilizar os pais e familiares, e outros podem ser a necessidade do espírito de nascer desta forma e os pais os acolherem para o ajudar, sem os pais terem cometido erros com eles no passado, isto estabelecido no plano reencarnatório antes dos pais e filhos nascerem.
  Que esses casos sirvam para a sociedade em geral, para sensibilizar-nos e nos voltarmos mais para o bem, para o amor, para a caridade... Uma nova era está chegando, e temos que cada dia sermos pessoas melhores. O tempo urge, e os trabalhos estão sendo acelerados. Colhemos o que plantamos isto através dos séculos, isto é a lei de causa e efeito, ação e reação. Mas, sobretudo, confiemos em Deus Pai. E nos ensinos de Mestre Jesus, pois Ele afirmou: “Das ovelhas que meu Pai me confiou, nenhuma se perderá.”

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.“ (Romanos 8:28)
jardimespiritablogspot.com.br

Exibições: 242570

Tags: CASOS?, DA, DOUTRINA, ESPÍRITA, MICROCEFALIA, POR, QUE, TANTOS, VISÃO

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Luiz Carlos Albuquerque em 29 dezembro 2016 às 16:06

Áqueles que acreditam apenas nas causas e efeitos terrenos (falta de saneamento básico, mosquito hospedeiro do vírus causador, etc...)

A verdade não tem pressa em ser reconhecida, ela espera.

Quando um dia entender o funionamento da vida universal conseguirá enchergar o sentido nas coisas, conseguirá ver a justiça Divina agindo até mesmo numa folha de árvore que cai.
Deus, criador de todas as Leis naturais, sabe exatamente como tudo se dará, ele sabe exatamente como cada um de nós agirá mesmo com nosso livre arbítrio (pois ele está presente desde nosso princípio a milhões/bilhões de anos atras).
Ele sabe quando se dará qual epidemia, o próximo tsunami, quando ocorrerá essa ou aquela "tragédia".
Os espíritos mais próximos de Deus também têm uma parte dessa visão, estes trabalhadores realizam um planejamento perfeito para cada um de nós.
Eles sabem quais espíritos devem encarnar em qual família, em qual local, sob quais condições.
Nós, afetados por esta ou aquela tragédia durante a vida, poderemos entender os reais motivos dos fatos que nos ocorreram ou que ocorreram com outrem.
Basta para isso procurarmos este entendimento quando daqui partirmos e, claro, termos poder de compreender/suportar o motivo.
Estes espíritos afetados pela microcefalia participam de um catalizador de cura que, se não assim não fosse, se extenderia por muito tempo.
Também as famílias envolvidas quer por valorosa vontade de auxiliar (o enfermo) quer por expiação também colherão os frutos pelo esforço, seja para si mesmas (expiação concluída) seja para o próximo (por ter ajudado o que está em expiação/cura).

Nos casos onde a microcefalia é cura, conseguimos pensar/raciocinar/formular as causas?
Sim podemos, mas não nos cabe (encarnados) especificar quem é que caso.

Sabemos que o portador de microcefalia, quando consegue avançar em idade, sofre de uma certa "alienação" da vida à sua volta. Não apenas os microcefálicos, mas todos os portadores de deficiência mental.
Sabemos também que o cérebro é apenas um órgão utilizado para expressar nossa inteligência.

Com isso podemos pensar em algumas causas espirituais para microcefalia (não que estas sejam a verdade, estou apenas tentando pensar em algo):
1. Portadores de dependência química grave. Alguns desencarnam atravez do suicídio o que piora em muito o quadro e ficam num estado ainda pior que aqueles que ceifam a própria vida por motivos amorosos, ruína financeira, etc.
Chegam lá em um estado tão lastimável que ficam alheio até mesmo à prória condição, aos aterradores sofrimentos que sentem, quase inconsciêntes. Estes que ao reencarnarem, mesmo portando as consequências do suicídio certamente recaem no vício e voltam à tragédia.
Eles conseguirem passar por uma vida corporal num estado alheio à realidade é como um bálsamo aliviador de tanto sofrimento, é um catalizador para a reabilitação.

2. Pessoas portadoras de um inteligência muito avançada para a época, mas que a usam para a maldade, para guerra, para criarem meios cada vez mais sórdidos de aniquilar o próximo.
Todo aquele dom que mal usamos numa vida, voltamos numa outra com deficiência exatamente na mesma característica. Imagine algo tão grave que justifique vir com microcefalia possibilitando uma vivência alheia à realiade e exigindo trabalho, dedicação e atenções redobradas aos familiares.

3. Causadores de condição semelhante ao próximo, ou seja, por meios de drogas e outros recursos entorpecem uma outra pessoa e a mantêm assim (alheia e submissa) por toda sua existência.
A esses é fadada passarem pela mesma condição para aprenderem pela experiência que o que fizeram é muito errado.

Enfim, com um esforço mais podemos ainda pensar nas causas para os outros tipos (microcefalia/deficiência para expiação familiar, etc.)

EM TUDO TENHA EM MENTE QUE DEUS NÃO É INJUSTO NEM MUITO MENOS CRUEL.
O que é uma existência para um ser que é eterno? (nós)
O que é uma semana de aula para um aluno de 5ª série? (quase nada, mas ainda é importante mesmo ele sabendo que ainda vai ter mais 12387651 semanas de aula pela frente)

PS.: apenas uma opinião ;-)

Comentário de Adriane da Silva em 20 abril 2016 às 22:21

Ainda acho que são os antigos cangaceiros e os revoltosos reencarnando para terem a ultima chance de permanecer na terra. Acho que os pais dessas crianças sofrerão menos se abraçarem a doutrina espírita.

Comentário de Gesiel Barbosa em 17 abril 2016 às 17:55

Isto é reflexo do desequilíbrio gerado por aculturação. A valorização exacerbada do consumo produzindo desequilíbrio ambiental, refletido diretamente nas condições de vida no planeta. Desmatamentos, extinção de predadores naturais do mosquito, acumulo de lixo por má gestão de autoridades. Agravar as condições cármicas no mundo é atraso evolutivo para todos, é como remover lixo podre deixando outro fresco. 

Comentário de Joao Aparscido Lucas da Silva em 13 abril 2016 às 10:55
A espiritualidade,Maria,tem milhões de recursos para ajudar.Meios de intuir ao pai ou a mãe pra agir de tal forma.Até os vizinhos podem ser intuidos,de alguma forma, em socorro da criança e dos pais.Em relação,à Deus,independente da religião a que pertençam,a espiritualidade se mobiliza em favor de quem pede ajuda.E,Deus,que sempre nos assiste,jamais nos deixa ao desamparo...
Comentário de Maria em 13 abril 2016 às 10:25

Perfeito o texto e o comentário dos colegas.

Agora pergunto: Como fica o entendimento e a revolta dos pais que recebem esse bebês, que não conhecem o Espiritismo , não sabem nada sobre reencarnação ou resgate de dívidas passadas e que acreditam em céu, purgatório e inferno? 

Comentário de Joao Aparscido Lucas da Silva em 12 abril 2016 às 13:09
A doutrina é uma eterna luz e consolação em nossas almas.Vivendo e aprendendo sempre....
Comentário de Debora em 6 fevereiro 2016 às 23:20
Concordo com tudo que foi explicado, não existe outra explicação mais perfeita para o caso das crianças com microcefalia
Doutrina espírita é luz e benção
Comentário de ELIZABETH STUKER em 6 fevereiro 2016 às 21:28
Ainda estou estudando ,muitas ações e reações me confundem, chego lá!
E que assim seja!
Comentário de Edinaldo Sales FLAUZINO em 6 fevereiro 2016 às 19:31
Perfeito a definição
Comentário de Sonia em 6 fevereiro 2016 às 14:39
Uma boa tarde. Um imenso prazer ter sido aceita nesta página. Obrigada. Um abraço e muita paz.

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!