Algumas expressões verbais, seja pela força das palavras utilizadas ou pela energia colocada na pronúncia, muito auxiliam pessoas, ideias, circunstâncias e ocorrências a seguirem direcionamento ou tomarem rumo que alteram situações beneficamente. É o caso do verbo prosseguir, indicando a importância de levantarmos a cabeça diante das adversidades, utilizarmos o otimismo e a confiança na vida para seguir adiante. Em algumas ou na maioria de minhas palestras, tenho afirmado no final: Prossiga! E já em seguida: Prossigamos! Incluindo-me, claro.

Sim, é um comando expressivo, imperativo, necessário para todos. Na verdade, falo antes para mim mesmo e partilho com os ouvintes. Afinal, para superar obstáculos, vencer traumas, manter a vitalidade, abrir caminhos e enxergar além das aparências difíceis, é preciso prosseguir.

Sim, é preciso prosseguir, apesar de tudo. Prosseguir confiando, amando, trabalhando, cheios de esperança e determinação, nunca desistindo da honestidade, do amor, da perseverança e da crença firme na própria capacidade de buscar o melhor.

Muita gente fica doente porque fica paralisada pelo medo ou pela timidez, pela insegurança ou e até mesmo pelos obstáculos e adversidades naturais, bem próprias de nossa condição humana.
A vida conspira a nosso favor e até por gratidão a Deus, à vida, por tantas bênçãos, é preciso erguer a cabeça e prosseguir. Desde que estejamos no caminho que não cause prejuízos aos outros, ou lesões a nós mesmos, é preciso prosseguir.

O grande detonador dos estados depressivos é dispensar a coragem e a esperança da própria convivência. Tenhamos o hábito de andar de braços dados com tais virtudes. Elas alimentam a alma e fazem superar as dificuldades, ainda que sejam muito expressivas.

Então, amigo leitor: Prossiga! Prossigamos! Não nos permitamos permanecer abraçados à indiferença, à omissão, à descrença ou à tristeza. Reagir a tais estados é o grande segredo de manter-se saudável e feliz. Como fazer isso? É bem simples: enumere os motivos todos de gratidão que todos detemos conosco.

Por Orson Peter Carrara

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!