ESQUECIMENTO DAS VIDAS PASSADAS E PROGRESSO ESPIRITUAL

Filhos, o esquecimento do passado, nas experiências infelizes que vivenciastes, é que vos torna viável o progresso espiritual.


Quem não olvidasse o mal de que tenha sido vítima ou verdugo, estacionaria indefinidamente na revolta e no ódio, na amargura e na falta de indulgência.

A amnésia temporária, com relação ao que fostes e ao que fizestes no passado, de certa forma vos enseja o crescimento íntimo num tempo relativamente mais curto do que levaríeis para concretizá-lo, caso tivésseis que conviver com as lembranças negativas que a Lei vos manda esquecer.

Assim sendo, não vasculheis os arquivos da mente, com o propósito de trazer ao presente o que deve permanecer sepultado no pretérito. Preocupai-vos com a construção do futuro, estudando as características de vossa personalidade, para melhor avaliação do caminho percorrido, valendo-vos tão somente das tendências e dos hábitos que relevais em vossa existência de agora.

Em contato com os outros, notadamente com aqueles de vossa convivência mais estreita, os vossos reais valores vêm à tona, possibilitando-vos a identificação clara dos pontos vulneráveis da personalidade, sobre as quais devereis concentrar os vossos esforços de corrigenda.

Os companheiros com os quais vos compromissastes mais seriamente acionam em vós os mecanismos psicológicos a fornecer-vos exata noção dos vossos desacertos de antanho, sem que, para tanto, tenhais necessidade de provocar o despertar de vossas reminiscências.

Na vivência espírita do Evangelho, a chamada terapia de vidas passadas acontece naturalmente, sem que se vos torne indispensável a revelação, em detalhes, do que vos precipitou a queda.

Quando um quadro infeccioso se instala no corpo, o médico não espera que se lhe detecte o órgão de origem, para combatê-lo através da prescrição de antibióticos.

A prática cotidiana do Bem se vos assemelha, para a consciência enferma, a antibiótico de última geração e de largo espectro que, embora sem correto diagnóstico do vosso quadro clínico, combate com eficiência a causa de vossos males.

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes / Carlos A. Baccelli

Fonte: do livro "A Coragem da Fé", item 39

Exibições: 524

Tags: adolfo, baccelli, bezerra, carlos, coragem, espiritual, esquecimento, , menezes, passadas, Mais...progresso, vidas

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Francisco Baptista em 1 fevereiro 2015 às 16:58

Perfeito, pois que vive do passado gera tristeza, quem vive do futuro vive na ansiedade, portanto temos que viver o presente da melhor maneira possível, pois como diz a palavra presente é um presente de DEUS abs

Comentário de sueli rodrigues em 6 outubro 2014 às 9:41

bom dia não entendi muito mais me esforço para entender grata .

Comentário de Valdemar W. Setzer em 5 outubro 2014 às 22:23

Olá a todos, 

Há uma razão muito profunda para se esquecer as vidas passadas: se assim não fosse, não teríamos caído no materialismo, pois a reencarnação não faz um pingo de sentido nessa concepção de mundo. Sem essa queda, não teríamos desenvolvido a liberdade, a autoconsciência e o livre arbítrio, pois o erro vem da matéria e não do espírito. Agora temos a liberdade de adotar, em plena liberdade, uma concepção espiritualista ou materialista do mundo, o que denomino de "hipótese existencial fundamental". Notem que deve ser uma hipótese, e não crença.

Por outro lado, é possível desenvolver-se órgãos de percepção espiritual (os chacras) para se conhecer conscientemente, e não mediunisticamente (pois nesse caso não se pode confiar no resultado) as vidas passadas. Mas para isso é necessário fazer um enorme desenvolvimento das capacidades de pensar, sentir e querer, bem como do amor altruísta, para que, como o texto de abertura infere, se poder examinar com objetividade as vidas passadas e não se deixar influenciar negativamente por elas. Infelizmente, hoje em dia várias correntes espiritualistas produzem desenvolvimentos espirituais (por exemplo, com práticas meditativas exageradas) sem que haja um desenvolvimento moral; o resultado pode ser catastrófico.

aaaaaaaaaaaaaa, VWS.

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!