Este mês de Abril assinala duas datas de grande importância para a humanidade e particularmente para os espíritas.

      

     18 de Abril de 1857

     Na manhã do dia 18 de Abril de 1857, com a chancela do editor Pierre-Paul Didier, 1.500 exemplares de "O Livro dos Espíritos" começaram a ser vendidos em Paris.

     Os créditos impressos na capa do livro não deixariam dúvidas quanto a autoria da obra: - "Escrito e publicado conforme o ditado e a ordem dos Espíritos Superiores". A partir daí, com essa portentosa obra, a humanidade começaria a tomar conhecimento de maneira clara e objetiva sobre a sua realidade espiritual e passava a ter resposta para questões como: "afinal, o que somos? de onde viemos e para onde vamos"?

     

     1º de Abril de 1858

     Após a publicação da primeira edição do Livro dos Espíritos o número de pessoas interessadas em estudar o Espiritismo aumentava a cada dia.

     Inicialmente as reuniões realizavam-se no apartamento do sr. Allan Kardec e Amelie na rua de Martyrs, número 8. Todas as terças feiras quinze pessoas, em média, participavam de reuniões privadas. Mas em pouco tempo o número de visitantes dobrou e a sala ficou acanhada para tanta gente.

     Os frequentadores mais assíduos propuseram, então, ratear o custo do aluguél de um novo espaço. Kardec aceitou a oferta e decidiu formalizar a sociedade, com o aval das autoridades competentes.

     Batizada de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, esta associação, ainda um tanto improvisada, nos primeiros meses de 1858, tornara-se o embrião da primeira Sociedade Espírita do mundo.

     No dia 1º de Abril de 1858, três meses depois do lançamento da Revista Espírita, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, agora oficialmente constituída, passou a ocupar, com a autorização do Governo, um endereço próprio; um salão alugado, por um ano, no Palais-Royal, na Galeria Valois.

     Nas páginas da Revista Espírita, em maio, Allan kardec anunciou a constituição da nova Sociedade Parisiense:

     - "A Sociedade, cuja formação temos o prazer de anunciar, composta exclusivamente de pessoas sérias, isentas de prevenções e animadas do sincero desejo de esclarecimento, contou, desde o início, entre os seus associados, com homens eminentes, por seu saber e por sua posição social. Estamos convictos de que ela é chamada a prestar incontestáveis serviços à constatação da verdade".

     Kardec assumiu a presidência do grupo e informou, então, que o Espírito São Luiz era o diretor  espiritual da Sociedade. Mais tarde, uma mensagem de São Luiz,  serviria de orientação para os trabalhos de intercâmbio com o Mundo Espiritual.

     -"Tudo pesar e amadurecer, submeter ao controle da mais severa razão todas as comunicações que receberdes, não deixar de pedir, desde que uma resposta vos pareça duvidosa ou obscura, os esclarecimentos necessários para vos convencer".

1º de Abril de 1858/ 1º de Abril de 2018: 160 anos da constituição da primeira Sociedade Espírita.

     

     

     

     

Exibições: 649

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de adão de araujo em 4 abril 2018 às 23:12

Nossos parabéns, pelos 160 anos da fundação da Primeira Instituição Espirita, à todos os trabalhadores e dirigentes das Casas, Grupos e instituições Espíritas do Brasil e do Mundo.

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!