Caro Leitor,

 

Em nome de www.FilosofiaEsoterica e seus websites associados,  convidamos nossos leitores a acompanharem um curso prático de filosofia esotérica.

 

O e-grupo 'Curso de Teosofia Original' começa sua primeira série de lições no dia 25 de junho de 2015. 

Sob a coordenação de associados da Loja Unida de Teosofistas, o curso é gratuito e tem na teosofia de Helena P. Blavatsky a sua principal referência.

Haverá lições semanais e oportunidade de interação. O enfoque combinará o teórico, o prático, e o contemplativo. Envolverá os diferentes níveis de consciência do estudante. 

Um dos tópicos centrais será o trabalho altruísta como chave para um aprendizado eficiente. É fazendo que se aprende. A mera curiosidade intelectual constitui um obstáculo para a compreensão direta da teosofia.


Carma, reencarnação, a ciência da ética, a ponte entre eu superior e o eu inferior, a prática diária do estudante e a relação entre sentir, pensar e atuar são prioridades temáticas. Serão estudados os mecanismos necessários para distinguir o certo e o errado na vida. Cabe perceber a diferença entre a teosofia verdadeira e a pseudoteosofia, o caminho do coração e o caminho da aparência. 

Os interessados em ingressar no e-grupo do Curso de Teosofia Original devem fazê-lo desde este website em YahooGrupos:

 

000

 

https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/Curso_de_Teosofia_Original/info


000000

 

Visite nossas páginas no Facebook. Entre elas estão  FilosofiaEsoterica.comSerAtento, Vislumbres da Outra MargemCarlos Cardoso Aveline.    

 

Para acompanhar um estudo diário da filosofia esotérica original, visite a página do  e-grupo SerAtento em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo.  O link direto é o seguinte: 

 

https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/SerAtento/info

 

Outra possibilidade é escrever para  lutbr@terra.com.br  pedindo informações sobre o SerAtento.

 

Fraternalmente,

 

Os Editores

 

000

Exibições: 633

Tags: 'teosofia, Aveline, Blavatsky, curso, original'

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de evaldo berwig em 25 junho 2015 às 14:11

A FORÇA DO ENSINAMENTO ORIGINAL:
LINHAS BÁSICAS DE UM CURSO DE TEOSOFIA

O curso de Teosofia que começa dia 25 de junho é dedicado aos ensinamentos originais de filosofia esotérica, dados por Helena P. Blavatsky e aqueles que colaboraram com ela na parte final do século 19.

Exatamente por isso, o enfoque do curso não está apegado à letra morta.

O curso é organizado pelo boletim “O Teosofista”, o e-grupo “SerAtento” e os seus websites associados. Ocorre simultaneamente em língua inglesa. Sua meta não é ensinar às pessoas a repetir mecanicamente o que HPB escreveu.

Os estudantes de teosofia clássica sabem que não há fronteiras no pensamento humano ou no movimento esotérico.

Embora tenhamos como referência as obras de H. P. Blavatsky, este não é o campo exclusivo da nossa atenção. Os livros de HPB são uma chave para a compreensão da literatura universal. Tudo o que é humano diz respeito a cada teosofista. Depois de adotar um ponto de vista correto, ele deve olhar para todas as coisas, e aprender com elas.

Discernimento é tão importante quanto a capacidade de aprender com os erros. O ensinamento original deve excluir os frutos da pseudoclarividência do século 20, uma vez que eles tenham sido devidamente identificados e documentados como tais. [1]

O ensinamento clássico merece ser estudado em seu espírito e essência, e não apenas em sua vestimenta externa. O exame correto dos textos originais permite ao estudante perceber seu significado transcendente.

HPB escreveu:

“…Uma vez que um estudante abandona o velho e desgastado caminho da rotina e entra no caminho solitário do pensamento independente - em direção à divindade - ele é um teosofista. É um pensador original, um buscador da verdade eterna e que possui ‘uma inspiração própria’ para resolver os problemas universais. A teosofia é aliada de todo aquele que busca seriamente, da sua própria maneira, obter um conhecimento do Princípio Divino, da relação do homem com este Princípio e das manifestações deste Princípio na natureza.” [2]

De fato, o ensinamento original usa o escrito clássico como um veículo, uma ferramenta e uma chave para chegar às verdadeiras lições. Um Mestre dos Himalaias explicou:

“Na Ciência Oculta os segredos não podem ser transmitidos subitamente, mediante uma comunicação escrita, nem mesmo oral. Se fosse assim, tudo o que os ‘Irmãos’ teriam que fazer seria publicar um Manual de Instruções que poderia ser ensinado nas escolas, ao lado da gramática. É um erro comum das pessoas acreditarem que nós nos envolvemos, e envolvemos os nossos poderes, em mistério por vontade nossa; que desejamos manter nosso conhecimento para nós mesmos, e que por nossa própria vontade nos recusamos a transmiti-lo ‘deliberadamente e de modo irresponsável’. A verdade é que, até que o neófito atinja a condição necessária para aquele grau de Iluminação para o qual ele está qualificado e apto, a maior parte dos segredos, se não todos eles, é incomunicável. A receptividade deve ser tão grande quanto o desejo de instruir. A iluminação deve vir de dentro. Até lá, nenhum truque de encantamento ou jogo de aparências, nem palestras ou discussões metafísicas, e tampouco penitências auto-impostas, podem dar essa iluminação. Todos estes são apenas meios para um fim, e a única coisa que podemos fazer é dirigir o uso destes meios, que, como foi comprovado pela experiência das idades, levam ao objetivo buscado. E há milhares de anos que isto não é segredo.” [3]

A plena atenção é necessária o tempo todo, porque o ensinamento vai além das palavras. Um dos Mestres escreveu para uma discípula:

“Trate, filha, de aprender uma lição através de quem quer que seja que ela possa estar sendo dada. ‘Até mesmo as pedras podem pregar sermões’.” [4]

As melhores lições são aquelas que vêm através do coração do estudante.

O centro de paz em nossa consciência é impessoal, silencioso, e universal. A ajuda mútua entre estudantes independentes estimula a verdadeira aprendizagem.

Para ingressar no Curso de Teosofia Original, visite o seu site em YahooGrupos:

https://br.groups.yahoo.com/…/Curso_de_Teosofia_Origin…/info .

(Carlos Cardoso Aveline)

NOTAS:

[1] Veja em www.FilosofiaEsoterica.com o Informe intitulado “O Movimento Depois de HPB”: http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php… . Leia também o livro “The Fire and Light of Theosophical Literature” (The Aquarian Theosophist, 2013, 255 pp.).

[2] “O Que é um Teosofista?”, artigo de H. P. Blavatsky disponível em www.FilosofiaEsoterica.com . Link direto: http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php… .

[3] “Cartas dos Mahatmas Para A.P. Sinnett”, Transcritas e Compiladas por A.T. Barker, Ed. Teosófica, Brasília, 2001, 372 pp., Carta 20, pp. 134-135.

[4] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, Transcritas e Compiladas por C. Jinarajadasa, Ed. Teosófica, Brasília, 2010, 295 pp., Primeira Série, Carta II para Laura Holloway, p. 147.
000

O ingresso no Curso será possível até os primeiros dias de julho.

000000000000000

Comentário de Nelson Peixoto de Souza Filho em 11 junho 2015 às 13:20

Enviei meu pedido participação.

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!