Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional



Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
 
   Constelação Sistêmica é uma abordagem fenomenológica terapêutica, fundamentada nas descobertas do filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que estudou e percebeu os profundos laços que unem uma pessoa à sua família (inclusive às gerações mais longínquas), ajudando a resolver as tensões pendentes no sistema familiar.
    Bert Hellinger redescobriu durante o seu trabalho com sistemas familiares, que o reconhecimento do amor que existe no seio das famílias comove as pessoas e muda suas vidas, pois um amor rompido em gerações anteriores pode causar sofrimentos aos membros posteriores de uma família e o processo de cura exige que os primeiros sejam relembrados. O Sistema Familiar não permite exclusões de nenhum membro.
    Da mesma maneira como esta abordagem terapêutica tem trazido luz aos relacionamentos familiares, também tem sido útil para empresas e organizações, que por representarem um grupo organizado de pessoas, tornam-se um sistema. Por meio das constelações organizacionais se tornam visíveis soluções para um sistema com “problemas”.
    Esse trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou em workshops. Tanto para a Constelação Sistêmica Familiar / Organizacional em grupo ou individual, o resultado é o mesmo.
    Através dos workshops de Constelação é possível explorar essas dinâmicas familiares e transformar o amor mal direcionado em uma força que cura, trazendo a tona uma profunda compreensão de si mesmo, do poder do amor e das forças que governam os relacionamentos humanos.
   Com o apoio e participação dos representantes, o cliente acompanha a constelação através dos movimentos e depoimentos deles, pois eles, terão a oportunidade de experimentar, sensações físicas e emocionais diferentes conforme o desenvolvimento do trabalho. Assim, como um espectador, terá uma visão privilegiada das causas e soluções para a sua questão.
    Existe uma dinâmica silenciosa e sutil atuando sobre todo sistema familiar e organizacional, em sua história, em seus acontecimentos, em sua cultura e linguagem própria. Essa dinâmica atua sobre todo e qualquer sistema, e segue leis próprias as quais Bert Hellinger observou em seu trabalho fenomenológico. Quando tais leis são desobedecidas, ignoradas ou rompidas, geram maior "tensão", “pressão”, “peso”, sobre o sistema, sobrecarregando as relações dos membros. Tal tensão pode recair mais sobre um membro específico do sistema, adoecendo-o ou conduzindo a um tipo de escolha, crença, postura e/ou comportamento. Quando membros de uma geração da família deixam situações por resolver, membros das gerações posteriores podem inconscientemente assumir a responsabilidade de reestabelecer a "ordem" nesta família, trazendo à tona problemas e/ou dificuldades pelos quais não são responsáveis.
    Na constelação se olha para este sistema e para a posição e postura de cada membro e como tais interagem sobre e entre si, buscando, por meio de gestos, reposicionamentos e falas, alcançar a leveza e ordem, perdida no sistema.
    Através da linguagem corporal e de frases sugeridas pelo terapeuta constelador, é possível trazer para a luz o que antes se encontrava escondido, deixando a pessoa com a sua própria responsabilidade e no lugar que lhe corresponde exatamente na família, restabelecendo a ordem do amor, rompendo a cadeia de destinos guiados pelo sofrimento.
Com a Constelação é possível trabalhar diversos temas, entre eles:
* Relações familiares;
* Acontecimentos familiares marcantes (doenças, mortes precoces, abortos, suicídio, assassinatos, perdas, adoções, etc)
* Conflitos profissionais e questões empresariais (recolocação profissional, dificuldades na área profissional, conflitos com chefes e colegas de trabalho, mudança de carreira, abertura de empresa, fracasso, falência de empresa, perda financeira...)
* Problemas de saúde e vícios (Depressão, Câncer, Dores crônicas, Obesidade, Acoolismo, Tabagismo, Drogas, entre outros)
Numa Constelação pode-se participar como:
Cliente: que é chamado de constelando, o qual leva um tema especifico para ser trabalhado;
Representante: é aquele que representa um membro do sistema. Ser escolhido como representante pode o levar à vivência de situações que causam diversas percepções de semelhanças com o seu próprio sistema, desencadeando também um processo de cura;
Observador: o simples fato de estar presente e observar o trabalho desenvolvido pode desencadear um processo de cura;
Através da Constelação é possível identificar e trazer solução para esses emaranhamentos dos sistemas familiares, que podem ser os causadores de muitas dificuldades, doenças, problemas de relacionamentos, depressões, dificuldades profissionais, fracassos, etc, em nossas vidas.
Mais informações e agendamentos: (19) 9197-4877 / (19) 3203-8080
Consteladora: Cristiane P. Cappa
e-mail: cristerapias@yahoo.com.br

Exibições: 104

Tags: Alcoolismo, Conflitos, Crônicas, Depressão, Dores, Familia, Obesidade, abortos, adoções, cancer, Mais...carreira, fracasso, morte, mudança, precoce, vicios

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!