Um amigo me perguntou como manter a alegria durante um dia inteiro. Eu respondi de imediato que é muito difícil, mas não impossível. E aqui vai a minha receita. Em primeiro lugar acorde pela manhã e ore a Deus agradecendo a noite que lhe recuperou as forças e peça com fé e sinceridade disposição para enfrentar as lutas do dia.  

 

Depois, cumprimente os seus familiares com um bom dia bem alegre. Outra coisa importante no lar: auxilie os parentes difíceis ou qualquer pessoa da sua convivência, sem reclamações de qualquer espécie. Ao sair de casa, seja paciente para esperar a condução. Não se irrite se o trem está cheio, aliás, isso serve para qualquer meio de transporte. Sorria para o passageiro do lado. Sorrir não custa nada. A gente só gasta três músculos da face.

 

Ao chegar no trabalho cumprimente a todos indistintamente. Do faxineiro ao diretor da empresa. Eu tinha o hábito quando algum colega do BNH me perguntava: “tudo bem capelão?”, eu respondia; "estou cada vez melhor sob todos os pontos de vista”. Essa frase é de um psicólogo francês Emile Coué, que publicou um livro da cura pela auto-sugestão.

 

Se alguém te chamar pelo apelido, não liga não. Como você viu, no BNH era capelão. No quartel: Bíblia, quando me viram lendo o Evangelho Segundo o Espiritismo; na CAPES era Pastor; no CBPE/MEC: Júlio Louzada. Foram sempre apelidos religiosos pelo fato de professar o Espiritismo, mas, nem por isso, nunca deixei de ser feliz.

 

Agora, outra questão para ser alegre: aceite a vida como ela se apresente, mas fazendo tudo para melhorá-la incessantemente, e aceite, também, as pessoas como são, sem exigir que elas se modifiquem à força de sua vontade e querer. Ajude o próximo ou quem quer que seja, sem esperar recompensa. Abençoe os que o ferem e caluniam orando por todos eles. Compreenda os outros sem exigir que os outros o compreendam. 

 

E, ao se deitar faça  um balanço do seu dia, como fazia Sto. Agostinho, citado por Kardec na questão 919 do Livro dos Espíritos, e ore a Deus agradecendo as alegrias do dia.                   

Gerson SimõesMonteiro

                                  Vice-Presidente da FUNTARSO

 

Exibições: 1056

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de lidice castelani lima dos anjos em 2 julho 2013 às 23:18

maravilhosa mensagem e deveriamos segui-la sempre   Muita  PAZ

Comentário de Luciano Cordeiro em 2 julho 2013 às 10:01

Olá bom dia a todos!!

Mantendo uma postura de fé na vida e buscar sempre o conhecimento da verdade que liberta!! Quando temos consciência da verdade, temos uma vida cheia de esperança e alegria, sabemos sobre nossa vida passada, presente e futura e isso, se constitui um grande alento. Nos impulsiona a fazermos sempre o melhor na vida , com alegria e boa vontade!!

Comentário de Genaura Tormin em 2 julho 2013 às 6:01
Excelente ensinamento! O sorriso por si só é prece. É Deus dentro da gente.
Comentário de Wanessa Mesquita Ramos em 2 julho 2013 às 0:18

Que DEUS nos dê força para nós disciplinar e por o aprendizado em pratica!!

Comentário de Simplicio Oliveira da Fonseca em 1 julho 2013 às 21:22

lINDA FILOSOFIA DE VIDA. NADA COMO UM SORRISO OU UM AFAGO PARA FAZER O OUTRO MAIS FELIZ.  MUITA LUZ E PAZ!!!!

 

Comentário de Vi Meirim em 1 julho 2013 às 21:20

Boa noite, prezados irmãos!

Que a Paz de Jesus alimente nossos corações!

Abraços fraternos a todos! :)

Comentário de Mirian Guimarães Dutra Oliveira em 1 julho 2013 às 21:09

   Muito lindo e saudável, mesmo.

   Vou procurar por em prática, também

   Obrigada

Comentário de Eliza Maria Barbosa em 1 julho 2013 às 21:05
Amei essa receita tão linda e tão fácil!
Comentário de Eliza Maria Barbosa em 1 julho 2013 às 21:04
Ótima receita. Um sorriso às vezes evita uma discussão inconveniente e nunca é demais e sorrir não custa nada como ser educado também. Sorrir faz bem para a alma e para coração. Vamos sorrir mais? Paz,amor e luz!
Comentário de Rosangele Maria Mirota Conti em 1 julho 2013 às 19:34

gostei  muito, grata, valeu, vou procurar por em pratica sp.

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!