Benefícios da Meditação - Texto sobre Sabedoria Budista

Assim, não espere que, após dois ou três dias de meditação, você será capaz de andar sobre a água ou voar no alto de prédios. É mais provável que a primeira mudança observada seja um nível maior de abertura, confiança e auto-sinceridade e uma habilidade de reconhecer os pensamentos e motivações das pessoas a seu redor com mais rapidez do que antes. E isso não é pouco: é o começo da sabedoria.

Se continuar praticando, todas as qualidades maravilhosas de sua verdadeira natureza gradualmente se revelarão. Você reconhecerá que a natureza essencial não pode ser prejudicada ou destruída.

Você aprenderá a “ler” os pensamentos e as motivações dos outros antes deles mesmos. Você será capaz de olhar mais claramente para o futuro e ver as consequências das próprias ações e as ações das pessoas ao seu redor.

E, talvez o mais importante de tudo, você perceberá que, apesar de seus próprios medos, não importa o que aconteça com seu corpo físico, sua verdadeira natureza é essencialmente indestrutível.


                                                     Yongey Mingyur Rinpoche, em “A Alegria de Viver”.


Exibições: 2411

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Henrique em 24 agosto 2021 às 11:34

.

Comentário de Henrique em 25 janeiro 2021 às 20:31

muito bom !

Comentário de Elisangela Maria Ferreira em 22 maio 2014 às 14:44

Faço meditações há aproximadamente 6 meses  e ainda não prestei muito atenção no outro, como o texto descreve, porque no momento meu foco sou eu, conhecer meu eu, minha mãe interna, me curar de egos enraizados... ajuda a me compreender e consequentemente estou compreendendo melhor o próximo. Antes me sentia culpada por varias atitudes, condutas, me culpava por me culpar (rs)... tenho aplicado muito BIP (benevolência, Inldulgência e Perdão) em mim, me amado mais, e a consequencia disso, além de estar me fazendo muito bem, tudo o que me rodeia muda para mellhor, as pessoas que tenho atraído estão querendo as mesmas coisas que eu... AUTOCONHECIMENTO.

Comentário de Ana Paula Formigoni em 22 maio 2014 às 3:18
Nelzina, há muitas palestras, explicações no youtube. Basta digitar a palavra meditação. Abraço.
Comentário de Carmelinda R. da Cunha Palmieri em 22 maio 2014 às 0:11

Gente, realmente MEDITAR é muito bom. quem quiser conhecer uma forma diferente e eficaz de meditar, envie-me um e-mail que eu passarei o contato.

Beijo no coração! Obrigada Espirit Book por me auxiliar tanto!

Carmel

rcpalmieri@uol.com.br

Comentário de maria de fatima araujo carvalho em 3 julho 2013 às 8:50

muito sábio, lindo saber que se pode interiorizar-se, e sentir a força do proprio eu ......

Comentário de Vera Gonçalves Bueno de Freitas em 1 julho 2013 às 23:28

Linda mensagem. Obrigada.

'A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e na vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas".

Abraços fraternos

 

 

Comentário de MARIA ZELIA DO VALE BEZERRA em 1 julho 2013 às 19:22

é uma pena que para uma vida meditativa, ou mesmo um pouco de meditação a cada dia é um sonho que infelizmente até hoje não consegui, mas como estou viva minha esperança não desaparece de um dia aprender a meditar  Onde posso procurar alguém que possa me dar uma ajuda me diga algo

Comentário de Valdemar W. Setzer em 26 junho 2013 às 15:17

Olá a todas/os,

Correto, Neli, a capacidade de se produzir uma calma interior é fundamental para uma meditação sadia. Mas veja que eu escrevi "calma"  e não um "vazio". O vazio deve ser produzido depois de se concentrar ativamente o pensamento em um tema espiritual, como por exemplo o seguinte verso de Rudolf Steiner:

Nos puros raios da luz
Brilha a divindade do universo.
No puro amor para com todos os seres
Irradia o aspecto divino de minha alma.
Eu repouso na divindade do universo;
Eu vou encontrar-me
Na divindade do universo.

copiado de

http://www.sab.org.br/antrop/antrop.htm

onde você encontra muitos outros temas para meditação, especialmente na seção com esse nome. Depois de se concentrar nesses versos por um certo tempo, pode-se criar um vazio no pensamento e aguardar calmamente que algo surja dentro dele. É muito importante treinar o pensamento ativo, e não o passivo, criado com aquele vazio. O pensamento é a capacidade que a humanidade mais desenvolveu -- olhe à sua volta e verá que quase tudo o que você vê foi fruto do pensamento humano. Portanto, ele não deve ser eliminado como várias correntes que dizem que praticam meditação propõem.

aaaaaaaaaaaa

Comentário de Neli Lopes da Silva em 24 junho 2013 às 21:23

Estou estudando e dando os primeiros passos para meditação. Primeiro, temos que controlara "tagarelice" da mente, mantê-la limpa e quieta, mesmo que não estejamos meditando. a mente precisa de disciplina. e se quisermos "seguir o caminho" temos que falar menos... Manter a atenção no momento presente. E principalmente, meditar todos os dias. Os benefícios são INCALCUAVEIS! sucesso ´´a todos!

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!