"Auto-de-Fé" de BARCELONA, a QUEIMA de LIVROS ESPÍRITAS que acabaram ajudando na DIVULGAÇÃO da DOUTRINA !

 

Na Revista Espírita de dezembro de 1861, há a narração do tenebroso "Auto-de-fé de Barcelona" (Espanha), pelo qual, em 9 de outubro de 1861, justamente no local onde eram executados os criminosos condenados a pena de morte, a Inquisição espanhola, representada por um padre paramentado com trajes sacerdotais próprios para o ato, tendo numa das mãos um cruz e na outra uma tocha, queimou em praça pública centenas de livros espíritas.

   

Entre os livros estavam: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O que é o Espiritismo?, todos de Allan Kardec; coleções da Revue Spiritualiste, redigida por Piérat; "Fragmento de Sonata", ditado pelo Espírito Mozart ao médium Bryon-Dorgeval; "Carta de um católico sobre o Espiritismo", pelo doutor Grand, ditada por ela mesma a Ermance Dufaux, de 14 anos de idade; e, por fim, "A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta", do barão de Guldennstubbe.

   

O século não mais comportava tão bizarra quão ridícula cena, mas a praça estava atravancada por multidão que a tudo assistia, espantada...

    

Para não alongar no assunto, menciono apenas uma frase de Allan Kardec: "Se examinarmos este processo sob o ponto de vista de suas consequências, desde logo vemos que todos são unânimes em dizer que nada podia ter sido mais útil para o Espiritismo".

   

E como foi! No mundo todo, mentes se agitaram e buscaram avidamente conhecer o conteúdo de tão "pernicioso material" destruído naquelas "chamas salvadoras"...

Exibições: 1279

Tags: !, Auto-de-Fé, BARCELONA, DIVULGAÇÃO, DOUTRINA, ESPÍRITAS, LIVROS, QUEIMA, a, acabaram, Mais...ajudando, da, de, na, que

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de marilza helena de oliveira em 24 março 2012 às 13:29

Muito interessante, pois morei 2 anos em Barcelona e fui numa praça , onde  matavam os  inocentes na época do Franco. Senti uma sensação  Horrível. Caro amigo, obrigado pelo precioso ensinamento, beijos , está página  é muito  linda....Beijos  e obrigado.

Comentário de evelyn de jesus em 24 março 2012 às 11:44

 Tenho apenas 14 anos e me encanto a cada nova leitura desse site...

Essa história foi incrivelmente interessante e quero passar a todos que gostam do mesmo assunto...e poder divulgar mais um vitória da Doutrina Espirita. obrigado..

Comentário de Nilson Hernandes em 23 março 2012 às 10:56

Caro irmão Benoni,

Como é importante e maravilhoso o trabalho da espiritualidade, que consegue como sempre, despertar a curiosidade do povo, e fazer com que determinados acontecimentos, multipliquem os ensinamentos codificados por Allan Kardec. Nem seria necessário dizer, que este fato gerou a curiosidade das pessoas daquela época, fazendo-as se aprofundarem na Doutrina e se tornarem Espíritas. Um abço

 

Comentário de Mariluce Paixão Ramos Gonçalves em 23 março 2012 às 10:03

A frase dita por Kardec é ouro puro. "...nada podia ter sido mais útil para o Espiritismo". Graças a Deus.

Comentário de Zenilda Reboucas em 23 março 2012 às 8:35

OLA!, Bom Dia, queimaram os livros,mas a curiosidade permaneceu.

Comentário de cristovam aguiar pimenta em 23 março 2012 às 8:09

comunicação que o bispo de barcelona deu no mundo maior: queimaste as idéias, e as idéias te queimaram.olhe o que ele pede aos espirítas: orai por mim;orai, porque ela é agradável a deus, a prece que lhe dirige o perseguido pelo perseguidor. outra do bispo: "aquele que foi bispo e que não é mais que um penitente"./ bela imagem das "dignidades"terrestres deixadas à beira do túmulo, para se apresentar a detal qual é, sem a aceitação que dela impunha aos homens.espiritas, perdoai-lhe o mal que quis nos fazer, como gostaríamos que nossas ofensas nos fossem perdoadas, e oremos por ele no aniversário do auto-de-fé a 9 de outubro de 1861.

Comentário de Maria Genoeva da Silva Lima em 22 março 2012 às 19:38

E hoje graças a Deus temos toda liberdade para divugação da nossa dotrina

Comentário de Leaodrho Magno em 22 março 2012 às 19:06

Olá FERNANDO DOMINGOS DUARTE MORAIS,:

SIM, REALMENTE NÃO É A RELIGIÃO QUE SALVA. A RELIGIÃO NÃO É 1 PASSAPORTE, 1 INGRESSO, 1 SENHA, Q A PESSOA, AO SE APORTAR NAS REGIÕES ESPIRITUAIS APRESENTAM E O PORTEIRO, AO VER ESCRITO NO INGRESSO “RELIGIÃO TAL”, DIZ “ENTRE RÁPIDO IRMÃO. V ERA DESSA RELIGIÃO. ENTRADA GARANTIDA”. POR 1 QUESTÃO DE LÓGICA SABEMOS Q NÃO É ASSIM. NÃO É A RELIGIÃO Q SALVA, NEM MESMO A ESPÍRITA. HÁ PESSOAS HONESTAS E DESONESTAS EM TODAS RELIGIÕES. JÁ VI EVANGÉLICO Q FEZ GATO EM LIGAÇÃO DE ÁGUA. JÁ VI ESPÍRITA ASSISTINDO PALESTRA C/ FITA PORNÔ NA MÃO. COMO TAMBÉM JÁ VI, CATÓLICO, CRENTE, ESPÍRITA Q SÃO DOCE DE PESSOA. HÁ 1 TRECHO EVANGÉLICO EM Q É INDAGADO A JESUS “O Q FAZER P/ GANHAR A VIDA ETERNA”... GENTE,  SERIA HORA DELE FAZER 1 LISTA ENORME: REZAR 500 TERÇOS; ANDAR JOELHADO 10KM; PARTICIPAR AOS DOMINGOS EM MISSA; CULTOS E PALESTRAS ESPÍRITAS; CONSTRUIR TEMPLOS (DE DIVERSAS RELIGIÕES). MAS ELE SIMPLESMENTE RESPONDEU “AMA A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO”. ENTRELINHAS FICA ENTENDIDO ENTÃO Q QUEM FIZER ISSO “SEJA DE QUAL RELIGIÃO FOR” GANHARÁ A VIDA ETERNA. NÃO PRECISARÍAMOS NEM CONSTRUIR TEMPLOS. ALIÁS, SE OS VENDÊSSEMOS E AJUDÁSSEMOS OS NECESSITADOS SERIA MAIS DO AGRADO DE JESUS. P.EX. SE SEU FILHO VAI FAZER FACULDADE NUMA TERRA DISTANTE E TE COMUNICA Q ESTÁ PASSANDO NECESSIDADE, V FICARIA MAIS FELIZ SE ALGUÉM O AJUDASSE, DESSE ALIMENTO, ABRIGO OU CONSTRUÍSSE UM LOCAL P/ REZAR P/ ELE? DEUS. NA S/ INFINITA SABEDORIA DEIXOU DIVERSOS CAMINHOS P/ Q CHEGUEMOS A ELE. SÃO AS RELIGIÕES. DIZEM OS ESPÍRITOS SUPERIORES Q NÃO SERÁ PERGUNTADO QNDO CHEGARMOS LÁ “FOSTE DE QUAL RELIGIÃO? fOSTE pRÍNCIPE OU MENDIGO?”. NÃO, SER-NOS-HÁ PERGUNTADO “q BEM FIZESTE? q LÁGRIMAS SECASTE?”. E ISSO SERÁ O PASSAPORTE P/ FICARMOS NUM LUGAR MELHOR. QNTO AO PLANETA E A SOCIEDADE, JÁ DEMOS LARGOS PASSOS. ATÉ BEM POUCO TEMPO A MULHER NEM VOTAVA; TEMOS JÁ LEI DE FICHA LIMPA;  ESTATUTO DO IDOSO E DA CRIANÇA; LEI ATÉ P/ FILAS; CÓD CONSUMIDOR; ANÔNIMAMENTE, INÚMERAS PESSOAS FAZEM COISAS BOAS TODOS OS DIAS, ESPÍRITAS ENGAJADOS EM OBRAS DE ASSISTÊNCIA, EVANGÉLICOS Q PROMOVEM CURSOS PROFISSIONALIZANTES; CATÓLICOS Q VISITAM ENFERMOS. DISSE JESUS “A FÉ SEM OBRAS É MORTA”. ABRAÇOS. MUITA PAZ. LEAODRHO.

Comentário de Sandra Mathias em 22 março 2012 às 15:04

Eu estou lendo um livro que fala exatamente isso,eu particularmente acho um absurdo,..Meu Deus sacrificavam as pessoas tb..não foram só livros que eles queimaram.Quantas pessoas perderam suas vidas ,nas tais masmorras que diz neste livro..

Comentário de Laudicéa em 22 março 2012 às 14:33

¨Que bom que um dia isto aconteceu". Partindo do pressuposto que tudo que é proibido, aguça a curiosidade, fomos presenteados. Muita paz e muita luz.

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!