As ciências que surgem no mundo servem para facilitar e orientar a vida das pessoas, assim sendo, justo é que sejam aproveitadas da melhor forma possível.

E a Doutrina Espírita, estabelecida com bases científicas, não pode fugir a essa regra, por isso, levantamos alguns pontos importantes, concernentes a Ciência da Administração de Empresas e que podem ser aplicados na Administração do Centro Espírita.

Em primeiro lugar é preciso que se defina a missão do Centro Espírita, que deve ser colocada de maneira simples, clara e objetiva – Missão do Centro Espírita: Ensinar o espiritismo; criar campo propício para que as pessoas evoluam intelectual e moralmente, colaborando para a construção de um mundo melhor.

Após a definição da missão do Centro Espírita, que certamente lhe dará um norte a seguir, sem devaneios desnecessários, o dirigente espírita pode começar a colocar em prática as ferramentas que traz a Ciência da Administração.

Os quatro princípios básicos do administrador que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, podem perfeitamente ser adequados no dia a dia do Centro Espírita, de modo que ao aplicá-los, o dirigente irá sentir sensível melhora na qualidade das atividades.

Vejamos:

Planejar: Quando falamos em planejar, estamos em realidade dando o primeiro passo para o acerto, pois planejando começamos a desenhar as atividades que queremos desenvolver. É importante colocar esse planejamento no papel, pois evita-se a perda de foco, desperdício de tempo e energia.

Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento não é estático e pode ser mudado se se constatar essa necessidade.

Outro dia um amigo comentou que as reuniões de estudo de “O Livro dos Espíritos” no centro que ele freqüenta, e que eram realizadas às terças feiras, estavam com os dias contados para acabar. O motivo: As terças feiras é um dia complicado para a maioria dos freqüentadores do centro. Justamente ai entra o planejamento, ao planejar, conhece-se o perfil e as necessidades das pessoas interessadas nas reuniões. Esse planejamento evitaria o possível rompimento das reuniões de estudo, pois poderiam ser efetivadas em um outro dia, mais acessível aos freqüentadores.

Organizar: A organização ditará a maneira mais apropriada de se utilizar os recursos humanos e materiais disponíveis. Com ela ganha-se em agilidade e eficácia. Para se organizar é importante ressaltar prioridades e serviços mais urgentes dando-lhes o devido encaminhamento, obedecendo sempre uma seqüência lógica. Essa questão pode parecer óbvia, contudo, a experiência demonstra que muitas pessoas se perdem justamente na hora de organizar as atividades que estão desenvolvendo.

Dirigir: Nessa questão o dirigente irá coordenar como as atividades serão realizadas. É importante delegar tarefas, porque delegando, cria-se uma atmosfera de confiança, onde o caminho vai gradativamente sendo preparado à outro companheiro que um dia poderá ocupar seu lugar na direção do Centro. Nada de pensar que as coisas só funcionam de nosso modo, pois isso tira o foco dos objetivos que foram traçados.

Lembrando sempre que o líder real é aquele que antes de mais nada prepara caminhos para que as coisas funcionem em sua ausência.

Controlar: Ao controlar o dirigente terá oportunidade de fazer um balanço dos resultados das atividades que foram desenvolvidas. Ao medir se os resultados alcançados foram satisfatórios, o dirigente terá em mãos subsídios para conversar com colaboradores, e se necessário traçar novos rumos, remodelar atividades, implantar outras, proporcionando ao Centro Espírita que dirige uma melhoria contínua.

Essas ferramentas são importantes e podem facilitar o trabalho do dirigente espírita, contudo, o que irá legitimar o trabalho desenvolvido no Centro, será primar pelo ensino da Doutrina Espírita sem invenções desnecessárias e do Evangelho de Jesus – esse farol – que ilumina consciências, aquece corações e faz prevalecer a fraternidade diante da burocracia.

Wellington Balbo
Baurú - SP

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!