www.FilosfiaEsoterica.com

Para Voltaire, a Amizade é Inseparável da Sabedoria

Carlos Cardoso Aveline
 
 
O pensador iluminista Voltaire (1694-1778)
   
Às vezes a palavra “amizade” é usada de modo tão vago que não sabemos o que ela significa de fato para esta ou aquela pessoa.

O filósofo iluminista francês François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, escreveu o seguinte:

“Amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. Sensíveis, porque um monge, um solitário, pode não ser ruim e viver sem conhecer a amizade. Virtuosas, porque os maus não buscam mais que cúmplices. Os sensuais buscam companheiros de devassidão. Os interesseiros reúnem sócios. Os políticos congregam partidários. O comum dos homens ociosos mantêm relações. Os príncipes têm cortesãos.    Só os virtuosos possuem amigos.” [1]

Assim, na realidade, amigo não é cúmplice e não é comparsa.

Quem engana os outros deve procurar ser um pouco mais inteligente e fazer um auto-exame honesto para ver-se livre deste problema, porque está, seguramente,  enganando sobretudo a si mesmo. Pretender ser mais esperto que os outros é prova de uma deficiência mental profunda, mal disfarçada pela astúcia de curto prazo.  A mentira, ainda que supostamente “bem intencionada”, faz o mentiroso perder a noção de realidade.

A base inevitável da sinceridade é o autoconhecimento. Só se pode ser amigo dos outros sendo, antes, amigo de si mesmo e do seu próprio eu superior.  Em sua origem, a palavra “filosofia” significa “amor à sabedoria”, e Voltaire acrescenta:

“O filósofo é um amigo da sabedoria, ou seja, da verdade. Esse duplo caráter esteve presente em todos os filósofos. Não houve nenhum na Antigüidade que não desse exemplo de virtude aos homens e lições de verdades morais.”[2]

Não é por acaso que o lema do movimento teosófico afirma: “não há religião mais elevada que a verdade”.

A amizade é um privilégio exclusivo dos que dizem a verdade tal como a percebem. Para a prática da fraternidade universal - grande meta da evolução humana - cada um deve reaprender a ser sincero com todos os outros.

NOTAS:

[1] “Dicionário Filosófico”, Voltaire, Ed.Martin Claret, p. 23.

[2] “Dicionário Filosófico”p. 232.

00000000000000000000

Para ter acesso a um estudo diário de teosofia clássica, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.

000000000000000000000000000000000000000000

Exibições: 1481

Tags: Voltaire, amizade, filosofia, sabedoria, verdade

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de RAFAEL CURCIO NETO em 27 julho 2012 às 20:59

LÍ EM ALGUM LUGAR,NÃO É DE MINHA AUTORIA.   AMIGO É AQUELE QUE FALE MAL DE VOCE PARA VOCE E ELOGIA VOCE QUANDO VOCE ESTA LONGE

                                                                                         

Comentário de Ismael José da Cruz em 6 junho 2012 às 10:28

É difícil saber quando realmente, a pessoa é nossa amiga...

Comentário de Débora pires em 5 junho 2012 às 22:16

legal mesmo  essa mensagem mais eu penso q, amizades verdadiras est, muito dificil  pr, mim meu melhor amigo es deus ...

Comentário de Arnaldo Centuriao em 5 junho 2012 às 21:33

Neste mundo capitalista eu digo que a "amizade" é um valor que foi deturpado por todos os seres humanos, e que neste mundo do vil metal, a amizade passou a ser puro interesse individual e grupal. O que mais me assusta, é que esse valor nunca mais será o mesmo.

Comentário de cristovam aguiar pimenta em 5 junho 2012 às 17:38

é muito melhor ter amizade com os seres irracionais, que são puros, simples, um cachorro, um gato eles não mentem, não são hipocritas nem tem interesse de tirar o que é dos outros, não matam por nada, é melhor conviver num instituto butantã, do que  com dezenas de pessoas, o ser humano é muito complicado, complexo, cheio de orgulho, vaidade, maldade, ostentação, nós vivemos num planeta atrasado, por isso temos tudo isso e muito mais., daqui há milhares de anos talvez haja mudanças para melhor.

Comentário de tereza pagung em 4 junho 2012 às 23:07

A AMIZADE É COISA RARA HOJE EM DIA..É MUITO DIFICIL DE PODER CONFIAR EM UMA PESSOA.. EU SEI QUE EXISTE UM DEUS..E NELE EU CONFIO E CONVERSO SEMPRE, SEI QUE ELE MEU OUVE SEMPRE!!!

Comentário de maria jose martins em 4 junho 2012 às 14:21

é pena que nem todas as pessoas consigam ser verdadeiramente amigas dos seus amigos....a verdadeira amizade hoje em dia é uma coisa mt rara...eu tenho poucos ou nenhuns, tenho as minhas 2 cadelas, os meus país e Jesus Cristo e o n/ criador Deus... por vezes fico triste e me decepciono c/ as pessoas... mas há k levar a vida p/ a frente!!!

Comentário de Tatiana Medeiros em 4 junho 2012 às 10:53

fato

 

Comentário de José Siqueira Souza em 3 junho 2012 às 22:52

GOSTEI DO TEMA... E FAÇO MINHAS ESTA EXPLANAÇÃO!

A Amizade é como uma planta, ter de ser muito cuidada.

Na vida temos de dedicar tempo aos nossos amigos.

É muito importante...

Comentário de aline Julio em 3 junho 2012 às 21:51

Bela mensagem!!!!

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!