A Grande Lei da Paz dos Índios Iroquois Norte Americanos

http://www.indigenouspeople.net/iroqcon.htm (escolha a língua na caixa de seleção)

Alguns trechos que selecionei:
- ... devem fazer um endereçamento e oferecer agradecimento para a terra onde os homens habitam, para a correntes de água, as piscinas, as nascentes e os lagos, para o milho e os frutos, para as ervas medicinais e árvores, para as árvores da floresta pela sua utilidade, para os animais que servem de alimento e dão suas peles para vestuário, para os grandes ventos e os ventos menores, para os Trovões, ao Sol, o poderoso guerreiro, à lua, aos mensageiros do Criador, que revelam seus desejos e ao Grande Criador que habita nos céus acima, que dá todas as coisas úteis para os homens, e que é a fonte e o governante da saúde e da vida.
- ... serão mentores do povo por todo o tempo. A espessura de sua pele será de sete vãos -- o que quer dizer que será uma prova contra raiva, ações ofensivas e críticas. Seus corações se encherão de paz e boa vontade e suas mentes cheias de um anseio pelo bem-estar do povo da Confederação. Com paciência infinita efetuarão o seu dever e sua firmeza será temperada com uma ternura para o seu povo. Nem a raiva nem a fúria deve encontrar alojamento em suas mentes e todas as suas palavras e ações devem ser marcados por deliberação calma.
- Escutai, que a paz pode continuar até dias futuros!
Sempre ouça as palavras do Grande Criador, pelo que ele falou.
Povo unido, não deixe nenhum mal encontrar hospedagem em suas mentes.
Pelo que o Grande Criador falou a causa da paz não deve tornar-se velha.
A causa da paz não morrerá se você se lembrar do Grande Criador.
- ... em todos os seus atos oficiais, auto-interesse será lançado no esquecimento. Não coloque sobre o seu ombro atrás de você as advertências dos sobrinhos e sobrinhas em que eles deveriam repreendê-lo por qualquer erro ou engano que você pode fazer, mas retorne ao caminho da Grande Lei que é justo e correto. Olhe e dê ouvidos ao bem-estar de todo o povo e sempre tendo em vista não só o presente mas também as gerações vindouras, mesmo aqueles cujas faces estão ainda abaixo da superfície da terra -- os não nascidos da futura Nação.
- ... que os maus pensamentos ou ciumentos não devem influenciar nas mentes ..., sob a Grande Paz. ... amor, caridade e equidade envolve e protege ...
- O Grande Criador nos fez de um sangue e da mesma terra ele nos fez ...
- Sempre que qualquer homem prova-se pela sua vida boa e o seu conhecimento de coisas boas, naturalmente colocado como um professor de coisas boas, ele será reconhecido pelos Senhores como um professor de paz e religião e as pessoas o ouvirão.

Exibições: 129

Tags: americanos, futuro, gerações, lei, norte, paz, índios

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!