A Dor Física e a Dor Emocional

 

Pode parecer estranho dizer isso, mas a dor também pode ser a solução e cura para muitas das nossas dificuldades e doenças.

Ninguém gosta de senti-la, mas poucos se dão conta de que a escolheram sentir.

Nós nos afastamos quando sentimos dor. Não gostamos de olhar para ela. Raramente cuidamos dela, e tão pouco aceitamos a existência dela em nossa vida.

A dor pode se expressar de várias maneiras em nós, através do nosso corpo físico e também através das nossas emoções. A dor física, é aquela dor de um machucado, de uma ferida no corpo, uma dor que incomoda mas que pode ser passageira. Muitas vezes um simples curativo ou analgésico a faz ir embora. Já a dor emocional vem de uma ferida no coração, e para este ferimento o tratamento é mais longo. Essa dor é mais persistente e resistente, e nos causa um profundo desconforto que parece nos corromper gradualmente.

A maioria de nós se preocupa muito mais em tratar as dores físicas que as dores emocionais.

O corpo físico é um indicativo de onde pode estar vindo essa dor. E o emocional? Quantos de nós paramos a correria do dia-a-dia para tratar nosso emocional? Será mesmo que essa dor pode esperar só porque não está tão visível? Se não olha para a dor, ela vai aumentar porque precisa ser vista, precisa ser tratada. E de que forma ela aumenta? Através dos nossos conflitos, internos e externos. Geralmente só quando estamos no caos, é que enfim damos atenção a essa pobre dor emocional. Alguns de nós só olhamos para a dor emocional quando ela se transforma em física.

A dor emocional é a maior prova de que temos um coração, e que podemos amar, que podemos e devemos sentir nossas emoções. Devemos sentir para saber de onde vem essa dor, só assim podemos trata-la. Quando fingimos não sentir dor, ou quando a rejeitamos, o nosso corpo acolhe ela para nós, e depois de um tempo, padece, adoece e sofre. Pronto! Agora além da dor emocional, demos lugar para mais uma dor, a física.

Sabe aquela raiva que julgamos ser “feio” sentir? Nosso fígado vai sentir por nós. Sabe aquilo que devíamos ter falado naquele momento e não falamos? Nossa garganta também vai nos ajudar a guardar aquilo por mais algum tempo, até quando ela não aguentar mais e adoecer também.

Sim, tudo o que rejeitamos nosso corpo acolhe por nós, nos protege do que ainda não conseguimos lidar, olhar e resolver. Mas até quando ele consegue fazer isso por nós? Até o limite dele. Muitas pessoas deixam o corpo chegar em seu limite pelo simples fato de não aceitar ou não querer olhar para o que está por traz da dor.

Intensificamos nossa dor remoendo mágoas, alimentando medos, tristezas e raivas. Aceitar algo que nos incomoda, sem medo de expor nossos sentimentos é uma forma de olhar para nossa dor emocional, acolher e nos libertar dela.

Só você pode curar sua dor, é inútil achar que o outro vai te livrar do sofrimento. É você quem escolhe as relações que quer estabelecer com as pessoas, é você quem escolhe as experiências que precisa ter na vida. Então em vez de culpar o outro pelo seu sofrimento, olhe para si mesmo e se ajude.

Você tem recursos em você e na sua vida que podem te ajudar a superar toda e qualquer tipo de dor emocional. Esteja com os familiares, amigos, medite, pratique esportes, faça terapias, ouça músicas alegres, dance, brinque, esteja em contato com a natureza, esteja em contato com o seu coração, esteja com você.

 A função da dor é sinalizar algo em nosso caminho. É um alerta de que algo não está bem. Quando não olhamos e nem percebemos “as placas de sinalização”, podemos errar o caminho. A experiência da dor pode definir nossos caminhos. Muitas vezes escolhemos o caminho da dor...e se nos atentarmos ao percurso todo, podemos encontrar algum atalho para o caminho do amor. Quando entendemos o papel da dor em nosso caminho, ela se torna desnecessária.

 

Autora: Cristiane P. Cappa 

Exibições: 1276

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Hugo Olmedo em 9 novembro 2012 às 22:17

Otimo texto! Obrigado!

Comentário de Albertina Andrevna Ngombo em 17 setembro 2012 às 17:03
Amei, muito obrigada pela mensagem tao linda
Comentário de Elizabete Pereira em 15 setembro 2012 às 1:12

adorei.

Comentário de CRISTIANE P. CAPPA em 14 setembro 2012 às 21:31

Gratidão pela indicação Margarida!

Abraços no coração,

Cris

Comentário de angela carneiro da cunha@globo.c em 14 setembro 2012 às 17:57

a dor cronica,dor coluna,vc.tem uma limitação.tem que fazer fisioterapia,mas se vc.chegou até

aqui devo dizer,que vc.é um felizardo,porque tem fé, isto é um ponto positivo.começe a estudar

o estudo,é uma saída p/solidão,fiz análise anos atrás,naquela época ainda aconteia.vendo este

LINDO TEXTO,lembrei das pessoas sofrem DOR DIÁRIAMENTE,eu também sinto,use o saco quente

e a FÈ EM DEUS,é um bom remédio junto c/livros espíritas,leia em forma de prece,se alguém afastou

de vc. que bom, não era verdadeiramente seu amigo.tenha JESUS eOFEREÇA SEU SOFRIMENTO A

ELE.FIQUE FELIZ.DOR EMOCIONAL pode ser díficil,mas também chegou até aqui ESPIRITBOOK,

vc. precisa conhecer mais pessoas e veja,como tem dores terríveis,só DEUS e MUITA ORAÇÃO,

p/apreender ser útil, aqueles que também sofrem.verifque e torne-se feliz, DEUS seus MENSSAGEIROS
DE LUZES IRÂO AJUDÀ_LA.BOA TARDE.BJS CRISTIANE,

 

 

Comentário de Margarida Maria Madruga em 14 setembro 2012 às 16:18

CRISTIANE - Gostei. A dor emocional sempre se manifesta primeiro. no meu caso, já me assusta ou acalma.

Obrigada por compartilhar. Indiquei ao FACE  e ao G+.

Comentário de CRISTIANE P. CAPPA em 14 setembro 2012 às 14:25

O amor não nos afasta...nos une...

O que nos afasta de algo, de alguém e de nós mesmo, é a falta dele...

Uma ótima tarde a todos nós!

Abraços,

Cris

Comentário de Raquel Scholl em 14 setembro 2012 às 13:33

A DOR EMOCIONAL REALMENTE É A PIOR...SEJA QUANDO PERDEMOS UM ENTE QUERIDO OU QUANDO TEMOS QUE MATAR UM AMOR POR UMA PESSOA VIVA POR NAO SERMOS CORRESPONDIDOS É SIM MUITO DIFICIL..AQUELE AMOR QUE NUTRIMOS POR ESSA PESSOA TAVA LA...CRISTALIZADA..AI VC RESOLVE EXPOR SEUS SENTIMENTOS..DIZER TUDO DE BOM QUE ELA TE CAUSA E É TACHADA DE DESCONTROLADA ..SERÁ QUE DESCONTROLADOS SÃO OS QUE AMAM E FALAM OU OS QUE FINGEM AMAR OU FINGEM GOSTAR.ATÉ QUE PONTO FALAR DOS SEUS SENTIMENTOS PARA O OUTRO É LIBERTADOR SE ESSA ATITUDE AFASTAR O OBJETO DO SEU AMOR...TÔ PASSANDO EXATAMANETE POR ISSO..NUM MOMENTO DE EXPLOSÃO DE SENTIMENTOS EXPUS P ALGUEM O QUANTO ELE SIGINIFICAVA PARA MIM...E QUE LOUCO...SOU UMA DESCONTROLADA POR SABER COLOCAR EXATAMENTE O QUE SINTO..ENFIM..VIDA QUE SEGUE..OBRIGADA PELA MENSAGEM

Comentário de PAULO GALDINO COELHO em 14 setembro 2012 às 13:26

No tratamento do corpo físico, conseguimos também abrir uma janela para nossa vida espiritual.

No tratamento da nossa vida espiritual conseguimos destruir nossas dores físicas.

O equilíbrio só conseguimos quando nosso espírito está bem e estar bem espiritualmente é estar copm AMOR em todos os órgãos do corpo e fazer com que esse sentimento se antecipe à nossa própria presença. PARABÉNS pela postagem ela nos oferece grandes ensinamentos. Abraços.

Comentário de Mariluce Paixão Ramos Gonçalves em 14 setembro 2012 às 10:42

Grata. Abraços a todos!

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!