A CARIDADE SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO



Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada. E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita. A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar às profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.



Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes; porém a maior delas é a caridade. (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e 13).


São Paulo compreendeu tão profundamente esta verdade, que diz:

“Se eu falar as línguas dos anjos; se tiver o dom de profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”. Coloca, assim, sem equívoco, a caridade acima da própria fé. Porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crença particular.


E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a, não somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.


Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo
por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires

Exibições: 1070

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Eliza Maria Barbosa em 27 abril 2013 às 14:25
Fora da caridade não há salvação . " JESÚS "
Comentário de Antonio Almeida em 24 abril 2013 às 9:11

Caridade é o amor em ação.

Comentário de Luciano Cordeiro em 23 abril 2013 às 22:57

Olá boa noite a todos!!

Lindíssima essa passagem de Corinthios!!

Verdadeiramente o amor ou a caridade é tudo , e sem ela, a fé é morta , não vale nada!!

Se somos bastante falhos nisso, é porquê, ainda estamos muito apegados a matéria e ao egoísmo, e isso se constitui um grande entrave, para nossa elevação espiritual coletiva e, individual, infelizmente!!

Comentário de lidice castelani lima dos anjos em 23 abril 2013 às 18:33

Maravilhoso texto  nos   mostra que devemos praticar a caridade, mas muitos de nós estamos longe disso, so vemos o  nosso lado,  e  muitas vezes jogamos fora o que  nos sobra,ao invés de darmos aqueles que precisam,

Muita PAZ

Comentário de Jorge Barbosa em 22 abril 2013 às 19:14

Na verdade Caro amigo Antonio Carlos a caridade não é um dom. É um sentimento que todos nós poderemos ter basta batalharmos pra conseguir. Caridade na palavra de Jesus é a pratica do amor ao próximo. Bata nós combatermos nosso egoismo e o nosso orgulho que nós conquistaremos praticar a caridade.

Comentário de Almerinda Vita Leal Carvalho em 22 abril 2013 às 18:36

Concordo plenamente que sem caridade, não há salvação segundo o comentário de Helena Peixoto e é ralmente o que a Doutrina Espírita nos ensina; porém o comentário de nosso amigo Raimundo Mota Dias o completa mais ainda .

Comentário de Antonio Carlos Martins Maia em 22 abril 2013 às 17:09

     A caridade é um dom que poucos tem. Imagine se o vaticano resolvesse doar todos os seus bens aos pobres, segundo S. Francisco de Assis, quantos sairiam de uma miséria total, quantos poderiam ter na sua mesa uma comida pelo digna de que um ser humano necessita, realmente eu ficaria muito perplexo e apostaria para ver isso acontecer. Sempre acredito no DEUS que fez os homens, não no deus que os homens fizeram. Quem ter isso como exemplo conhece bem o que é a verdadeira caridade.

Comentário de helena peixoto vilela dos santos em 22 abril 2013 às 16:56

Segundo os ensinamentos de  Jesus Fora da Caridade não há Salvação  e não tem caridade maior que Amar o Proximo como a nós mesmos.

Comentário de Raimundo Mota Dias em 22 abril 2013 às 16:34

Fantástico este ensinamento. Nos mostra com muita clareza a importância da caridade para com o próximo e, especialmente, para com nós mesmos. Denota viver em harmonia. Contudo, para nós que estamos em evolução, não é uma tarefa das mais fáceis, pois requer perdão, doação, amor ao próximo...

Comentário de Henrique em 22 abril 2013 às 16:18

muito bom...

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!