EXILADOS DE CAPELLA ? Você conhece essa TEORIA ?

Exilados de Capella?

1 - Exilados?!... Migrantes?... A Gênese fala ligeiramente disso referindo-se aos "filhos dos deuses" que casaram com as filhas dos homens. É importante saber de onde, a fim de compreender a Doutrina Secreta e essa fantástica passagem da nossa evolução..

2 - No Espiritismo, o Comandante Edgard Armond escreveu um livro intitulado 'Exilados de Capella' expondo a teoria de que Espíritos teriam vindo da estrela Capella para colonizar a Terra. Seria isto possivel? O assunto passou a ser um dogma quase inquestionável na Doutrina Espírita, aceito por uma multidão de estudantes, embora o Autor tenha tido o cuidado de ressalvar em seu prefácio de que não se tratava de uma afirmação absoluta, mas de uma teoria. .   

3 - O lúcido espírito Emmanuel referiu-se em uma de suas obras (O Consolador) a uma possível migração planetária que teria ocorrido num planeta situado na quarta órbita da estrela Capella. Capella, entretanto, é uma estrela dupla, ou seja, um sistema binário que está situado a 44,6 anos-luz do Sol, formado por duas estrelas gigantes amarelas, que se orbitam na distância de 113 milhões de km. 

4 - A astrofísica diz que a estrela Alfa tem 2,7 vezes a massa do Sol e um diâmetro 12 vezes maior que este e a Beta 2,6 massas solares e um diâmetro 9 vezes maior que o Sol. A pergunta, portanto, é: de qual dessas duas estrelas teriam partido os exilados?... Além do mais, esse binário é orbitado por outro, menor, formado por 2 estrelas anãs-vermelhas, situadas muito distantes. Um sistema quádruplo, por conseguinte...

5 - Cientificamente, não se sabe se qualquer uma das duas Capellas possui um planeta em  órbita, embora exoplanetas tenham sido descobertos em distâncias astronômicas muito maiores. Partindo desse ponto de vista, temos de admitir que a informação dada por Emmanuel pode se tratar de uma opinião pessoal, visto que no plano Mental, onde vive ou vivia, estuda-se, pesquisa-se, investiga-se, como se faz aqui na Terra (plano Físico) também, e nada, como ele mesmo afirmou certa vez, é certeza absoluta, a não ser a imortalidade do Espírito.

6 - A Doutrina Secreta (ensinamento dos Mestres) não faz qualquer menção à existência de 'exilados de Capella', mas de Espíritos de Vênus, que aqui vieram não como exilados, mas como migrantes transitórios,.tangidos pela necessidade sacrificial de se reciclarem, auxiliando a evolução humana, a fim de poderem retornar à sua Cadeia Planetária e continuarem as suas evoluções. 

7 - Vênus é o esquema evolutivo com humanidade própria mais avançado do nosso sistema solar, estando cerca de 2,25 bilhões de anos eonicamente à nossa frente. Alguns milhões de anos atrás, no meio de sua quinta Ronda, passou pela última seleção espiritual, quando inúmeros Espíritos foram reprovados para o restante dos ciclos evolutivos. Parte desses Espíritos, porém, estavam em condições de serem aproveitados mediante um sacrifício especial.

8 - Um certo número, muito evoluído em relação ao homem terreno, escolheu colocar-se à disposição da Hierarquia Terrestre para ajudar na evolução humana, em seus primórdios, tarefa assaz penosa e meritória.  Aceitos pela Hierarquia recém constituída,, aqui aportaram voluntariamente, adensaram-se fisicamente e esposaram as 'filhas dos homens', agindo dessa mesma forma como fazem Espíritos terrestres mentalmente mais adiantados ao encarnarem em raças inferiores para equilibrar seus carmas, posteriormente voltando a conviver entre as raças mais evoluídas.

9 - Importante questão metafísica, não é plausível que Inteligências não originadas em nosso sistema solar, ique não são Mônadas solares, isto é, fragmentos da Mente do nosso Logos Solar, possam evoluir em nosso sistema sob um paradigma diferente dos seus. Seria uma distorção.

10 - Os "filhos dos deuses" mencionados na Gênese bíblica são conhecidos esotericamente como "filhos do fogo" e mais comumente, na Teosofia, como 'filhos da névoa ígnea', por terem sido os seus corpos físicos tênues e luminosos. Não sabemos exatamente quanto tempo ficaram aqui, mas seguramente não se retiraram antes de aperfeiçoarem, pelo conúbio sexual e senso organizacional, o nosso DNA.

11 - Terminada a tarefa, retiraram-se paulatinamente, conjurando a condenação eônica, que os exegetas cristãos erroneamente traduziram  por "condenação eterna. Alguns desses grandes Seres escolheram permanecer com a nossa Hierarquia e ainda aqui se encontram ajudando o nosso desenvolvimento mental.

/ 0 \.

Exibições: 536

Tags: ?, CAPELLA, DE, EXILADOS, TEORIA, Você, conhece, essa

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Nizomar Sampaio Barros em 9 agosto 2019 às 13:09

 

Caro irmão Carlos!

Não invalido o seu ponto de vista, mas saliento que se baseia numa versão particular de Emmanuel, feita, entretanto, sem qualquer consideração metafísica. Como eu disse, Emmanuel vive (ou vivia) no Plano Mental, uma esfera, sem dúvida, mais elevada que a física, mas igualmente não infensa a erros, embora em menor grau.

Pergunto: Será possivel a um planeta orbitar um binário estelar? À qual massa ele estaria gravitacional e estavelmente preso?  Se isto for possível e considerando-se a possibilidade da existência de uma humanidade em um dos seus orbe guardando, hipoteticamente, "afinidade psicogenética com a humanidade de outro sistema solar", como poderia evoluir sem problemas sob a influência de outro Logos Criador? 

Até onde eu sei, a Doutrina Espírita prega uma fé raciocinada. E, sob esse aspecto, o nobre Emmanuel não nos considera dispensados de raciocinarmos por nós mesmos. Até segunda ordem, para mim, "exilados de Capella", é apenas uma teoria.

Um abraço.  . 

Comentário de carlos oliveira em 8 agosto 2019 às 9:31

Bom dia, segundo estou a ler o Irmão diz que o Espirito de Emmanuel na Obra do Consolador fala em UMA POSSÍVEL MIGRAÇÃO, mas no livro A CAMINHO DA LUZ, DO MESMO Autor , Emmanuel afirma claramente que essa migração foi feita.

UM MUNDO EM TRANSIÇÕES
Há muitos milênios, um dos orbes da Capela, que guarda muitas
afinidades com o globo terrestre, atingira a culminância de um dos seus
extraordinários ciclos evolutivos.
As lutas finais de um longo aperfeiçoamento estavam delineadas,
como ora acontece convosco, relativamente às transições esperadas no
século XX, neste crepúsculo de civilização.
Alguns milhões de Espíritos rebeldes lá existiam, no caminho da
evolução geral, dificultando a consolidação das penosas conquistas
daqueles povos cheios de piedade e virtudes, mas uma ação de
saneamento geral os alijaria daquela humanidade, que fizera jus à
concórdia perpétua, para a edificação dos seus elevados trabalhos
As grandes comunidades espirituais, diretoras do Cosmos,
deliberam, então, localizar
35
A CAMINHO DA LUZ
aquelas entidades, que se tornaram pertinazes no crime, aqui na Terra
longínqua, onde aprenderiam a realizar, na dor e nos trabalhos penosos do
seu ambiente, as grandes conquistas do coração e impulsionando,
simultaneamente, o progresso dos seus irmãos inferiores.
ESPÍRITOS EXILADOS NA TERRA
Foi assim que Jesus recebeu, à luz do seu reino de amor e de
justiça, aquela turba de seres sofredores e infelizes.
Com a sua palavra sábia e compassiva, exortou essas almas
desventuradas à edificação da consciência pelo cumprimento dos deveres
de solidariedade e de amor, no esforço regenerador de si mesmas.
Mostrou-lhes os campos imensos de luta que se desdobravam na Terra,
envolvendo-as no halo bendito da sua misericórdia e da sua caridade sem
limites. Abençoou-lhes as lágrimas santificadoras, fazendo-lhes sentir os
sagrados triunfos do futuro e prometendo-lhes a sua colaboração
cotidiana e a sua vinda no porvir.
Aqueles seres angustiados e aflitos, que deixavam atrás de si todo
um mundo de afetos, não obstante os seus corações empedernidos na
prática do mal, seriam degredados na face obscura do planeta terrestre;
andariam desprezados na noite dos milênios da saudade e da amargura;
reencarnariam no seio das raças ignorantes e primitivas, a lembrarem o
paraíso perdido nos firmamentos distantes. Por muitos séculos não veriam
a suave luz da Capela

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!