A temática “doação de órgãos ou transplantes” é bastante questionada na doutrina espírita. Pois muitas pessoas ainda hoje veem com preconceito a ideia do Transplante de Órgãos, e entre nós, espíritas, correm informações conflitantes da possibilidade de o espírito ainda estar no corpo quando ocorrer o transplante; sobre essa questão Chico Xavier responde:

Mesmo que a separação entre o espírito e o corpo não se tenha completado, a espiritualidade dispõe de recursos para impedir impressões penosas e sofrimentos aos doadores. A doação de órgãos não é contrária às Leis da Natureza, porque beneficia, além disso, é uma oportunidade para que se desenvolvam os conhecimentos científicos, colocando-os a serviço de vários necessitados.”

Ocorre em algumas situações que o desencarnante em vida não tenha solicitado a doação e seus parentes optam por doar seus órgãos após a desencarnação.

Como fica o espírito nesse processo de Transplante de Órgãos? – Emmanuel responde:
“A doação de órgãos deve ser regida pela consciência individual. Se o desencarnado é muito apegado ao corpo material, poderá sentir-se um tanto perturbado, mas sem gravidade. Tendo notícia do real papel do próprio corpo na trajetória ascensional do espírito, entenderá. Uma vez inútil ao seu trabalho, algo dele serve ao outro, cuja máquina perdeu só um parafuso. Como o carro fundido ou acidentado cede peças sãs a um menos lesado.”

Divaldo Franco diz ainda: “Se a misericórdia divina nos confere uma organização física sadia, é justo e válido, depois de nos havermos utilizado desse patrimônio, oferecê-lo, graças às conquistas valiosas da ciência e da tecnologia, aos que vieram em carência a fim de continuarem a jornada.”

Portanto, lembramos que nas instruções do grande arquiteto que rege o universo não há espaço para injustiça e o Transplante de Órgãos é valiosa oportunidade dentre tantas outras colocadas à nossa disposição para o exercício da caridade.

Fonte: Jornal O Clarim

Exibições: 421

Comentar

Você precisa ser um membro de Espirit book para adicionar comentários!

Entrar em Espirit book

Comentário de Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa em 1 setembro 2018 às 15:17

Gostei.  Importantes esclarecimentos sobre doação e transplantes de órgãos.

Ruy

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!