Blog de Benoni Martins -- maio 2015 Arquivo (5)

Da emancipação da alma - O sono e os sonhos (questões 400 a 421 do livro dos Espíritos)

Parece-me que Kardec ousa bastante neste capítulo ao pesquisar o transcendental mecanismo pelo qual o ser – o Espírito imortal – se desdobra ora em situações rotineiras (sono/sonhos), ora anormais (letargia, catalepsia etc.). Ousa porque vai além: indaga dos Espíritos que o arrimaram na codificação do Espiritismo o que, exatamente, ocorre com a alma, nessas ocasiões. As respostas deixaram entrever, em síntese, que: O Espírito encarnado…

Continuar

Adicionado por Benoni Martins em 24 maio 2015 às 16:36 — Sem comentários

União da Alma e do Corpo. Aborto (questões 344 a 360 do LE)

Eis aqui uma transcendental informação dos Espíritos (questão 344): “-A união começa na concepção, mas só se completa no instante do nascimento. No momento da concepção, o Espírito designado para habitar determinado corpo se liga a ele por um laço fluídico e vai aumentando essa ligação cada vez mais, até o instante do nascimento da criança”.

Durante a gestação o feto não tem, propriamente falando, uma alma, não obstante…

Continuar

Adicionado por Benoni Martins em 19 maio 2015 às 14:02 — 1 Comentário

Prelúdio do Retorno à Vida Corporal (questões 330 a 334 do LE)

Todos os Espíritos, como, aliás, todos os seres vivos, estão inexoravelmente destinados à    evolução. Disso não há dúvida. Os Espíritos desencarnados pressentem a chegada da hora de retornar as lides físicas, assim como um cego se aproxima de uma fogueira e sente o calor. A junção Espírito-corpo é atribuição de Espíritos elevadíssimos, sendo que o reencarnante, em razão do seu progresso e do decorrente merecimento, pode sugerir esta ou aquela particularidade…

Continuar

Adicionado por Benoni Martins em 16 maio 2015 às 19:44 — Sem comentários

SEMELHANÇAS FÍSICA E MORAIS (questões 207 a 217 do Livro dos Espíritos.)

 O Espiritismo  esclarece com muito bom senso uma questão crucial para o entendimento da herança que os pais transferem para os filhos, tanto do ponto de vista físico, quanto moral : aspectos morais não são transmissíveis de alma para alma; a  ascendência paterna pode e deve contribuir para o progresso moral do filho; pais virtuosos podem gerar filhos de natureza perversa, pois se o corpo deriva do corpo, o Espírito não procede do Espírito; pais bons, que tem filhos de má índole pode…

Continuar

Adicionado por Benoni Martins em 9 maio 2015 às 20:07 — Sem comentários

Ideias Inatas: (Questões 218 a 221ª do Livro dos Espíritos.)

Considerando a multiplicidade de existências corpóreas, o Espírito (ser individual) utilizará um corpo físico a cada uma delas. Esses corpos serão diferentes entre si, contudo, como o Espírito é o mesmo, é de inferir que o conhecimento adquirido nas experiências e aprendizados vivenciados permanecerá integral, e cada uma delas sem perda. As chamadas “ideias inatas” nada mais representam do que pequenas lembranças que afloram no dia a dia da vida física, vindas da…

Continuar

Adicionado por Benoni Martins em 6 maio 2015 às 15:29 — Sem comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!