A sua Rede Social Espiritualista na Internet
Iniciou esta discussão. Última resposta de Marta Valéria 14 Fev, 2012. 10 Respostas 4 Curtiram isto
Aos amigos do Espirit Book! Estou retornando ao assunto por achar que ele é de fundamental importância em nossas vidas, bem como divisor de águas entre nosso presente e nosso futuro. …Continuar
Iniciou esta discussão. Última resposta de Marinice Albertine Santos 6 Dez, 2011. 11 Respostas 7 Curtiram isto
Gostaria de iniciar este assunto, pois é muito importante, esclarecermos como funciona o livre arbítrio na teoria e na prática. Sabemos que podemos sempre tomar decisões, fazendo ou não determinadas…Continuar
Oi Fernando. Como vai amigão.
Dia 21 de setembro postei uma pesquisa da Dra Hellen Wambach sobre reencarnação.
Para que nascemos?
Gostaria de saber tua opinião sobre a pesquisa.
Grande abraço, muita paz.
Oi Fernando, como vai amigão? Como está este novo ano?
Fernando no Forum, estou propondo um debate sobre algumas questões relacionadas com a Fé. Gostaria muitíssimo de tua sempre abalisada opinião. Quando tiveres um tempinho disponível, dê uma olhada.
Abraços.
Também estou me familiarizando com os "macetes", mas o que já conheço, te informarei.
Abraços.
Oi Fernando. Desejamos a você e sua querida familia um BOM NATAL e um NOVO ANO pleno de realizações. Muipa paz e felicidades. São so votos de teus amigos de sempre: Adão e Gladis.
Abraços, meu companheiro.
Oi Fernando,
Gostaria de falar algumas palavras sobre a nota do Henrique.
Minha base é Umbanda, por incrível que pareça.
Nossa casa começou assim e evoluiu para buscar o estudo.
Como não havia o compromisso com a doutrina, cada um partiu para estudar o que achava melhor.
E eu, por benção de uma amiga e de bons espíritos, descobri a codificação.
Hoje, procuro ser fator de crescimento no meu grupo, mas reconheço esse problema que o Henrique fala.
Eu ADORO Umbanda, mas eu sei que tem muitos grupos que se desintegram devido ao confronto destes 2 temas: mediunidade e mediunismo (palavra criada por Emmanuel para definir a mediunidade trabalhada pelos ritos afro-indígenas brasileiros).
Não posso afirmar com segurança, mas existe algo no inconsciente coletivo de muitos que associam a cultura negra a pura ignorância. Isso é muito triste porque é uma prevenção regional. Assim como nós nos encantamos com a cultura cigana e os espanhóis "cospem" literalmente no chão ao ver um cigano, muitos não suportam ouvir sobre Umbanda, Candomblé ou outros, mas assistiria um filme de 2 horas sobre os rituais egípcios de veneração aos Deuses e mumificação (como se os egípcios não fossem negras também).
Então a gente vê coisas estranhas: posso falar da fraternidade branca, posso definir o budismo, o hinduímos, o confucionismo, o "ismo" que for; mas se eu falar de cultura negra, mil vozes se levantam e outras mil apenas se retiram. Muito triste!
Fazendo uma analogia com dirigir um carro, podemos dizer que enquanto o Espiritismo nos ensina a dirigir o carro te obrigando a fazer todas as aulas teóricas antes de pegar no volante, a Umbanda te coloca no volante, liga o carro e diz: Dirige que eu vou te ensinando o que eu sei! A pessoa aprende a dirigir na prática, mas cai em cada situação ...
Há muito que aprender nela, e a primeira lição foi, por ser a minoria da minoria (a maioria é católica, depois evangélica, depois são os espíritas e a Umbanda aparece em algum lugar), uma compreensão carinhosa para quem vive em certa marginalidade. Ela não existe em lugar nenhum do mundo, porque é o encontro de 3 grandes tradições: católicos, ameríndios e africanismos. É um verdadeiro patrimônio cultural, e se define como "o espírito da Caridade sobre a Terra".
Portanto, por tudo isso, compreendo a posição do Henrique. Ele tenta administrar um grupo grande de iniciantes no Espiritismo que ainda não consegue ouvir sobre certos temas sem deixar que "as feras" do preconceito, da intolerância e da vaidade comecem a rosnar. Para evitar brigas .... melhor silenciar.
Abração, amigo.
Olá, meu querido Fernando... Eu não tenho nada contra a Umbanda. Não estou defendendo um e atacando outro. Não é nada disso. Respeito todas as crenças... Só que não tenho nenhum interesse na Umbanda... Meu compromisso é com a Doutrina Espírita, ok ? Abraço !
Se é amigo do Adão... já faz parte do grupo!!!
Seja Bem Vindo!
Que o perfume das rosas possa chegar ao seu coração.
Abraços fraternos.
"SEU" Fernando Gasperin, seja bem vindo ao Espirit Book. O senhor estava fazendo falta por aqui. Vamos continuar juntos em nossos estudos; crescendo e aprendendo.
Um grande abraço e votos de muita paz querido amigão.
© 2022 Criado por Henrique.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço