TARÔ, um caminho de Evolução Espiritual - Cronologia

Apresento uma cronologia básica do despertar do Taro como Oráculo para Estudos Iniciáticos facilmente encontrada na Wikipédia e em diversos artigos de busca, mas que senti necessidade de ressaltar como em uma linha do tempo, uma viagem, um caminho rumo ao passado que desperta no presente como uma luz ao fim de um túnel.

Podemos começar lembrando da referencia de cartas chinesas, que muitos incluem como parte da cronologia histórica do Tarot.

  • 1377 aparece como jogo de cartas 
  • 1392 Rei Carlos VI encomendou laminas pintadas a mão em cartões.
  • 1393 - O Tarot é proibido na França pelo Rei Henrique V como jogo de azar e de adivinhação, referencia documental mais forte de sua existência neste período histórico.
  • 1404 Igreja Católica proibi que sequer se possa tocar nas cartas.
  • 1411 ciganos chegam à Europa utilizando e difundindo a prática de advinhações em cartas. A Inquisição torna o uso das cartas puníveis com a morte.
  • 1420-1450 Baralho de Visconti-Sforza: cartas pintadas à mão por italianos por encomenda da família Visconté.

Sobreviveram 74 arcanos 78 - falta a Torre, o Diabo, 3 de Espadas e o Cavaleiro de Ouros

Em todos os baralhos italianos do século XV, não os Arcanos da Torre e do Diabo não representados. Temos como maior probabilidade o medo de simbolos considerados malignos e acabaram sendo escluidos do baralho.

Uma breve menção há alguns Arcanos com conotações que nos despertam, mesmo agora, em suas representações de seus ideogramas, ensinamentos que transcendem seu divinatório ou de simples jogos de entretenimento.

A Papisa uma das mais antigas de suas representações, usa a coroa papal e roupas que se assemelham ás de uma freira, carrega um livro, quem sabe uma biblia? na mão direita, um símbolo tradicional para este arcano.

O Eremita retratado como "O tempo" carregando uma ampulheta em suas mãos, junto com o cajado. Conhecido como "O velho", "o Tempo" ou "o corcunda". Nos baralhos franceses a ampulheta será substituída por uma lanterna.

A Roda da Fortuna
Iconografia típica da Idade Média:
- 4 figuras circulando a Roda:
"Regno" - "Eu reino"
"Regnavi" - "Eu reinei",
"Sum Sine Regno" - "Eu não tenho reino"
"regnabo" - "Eu reinarei".
Figuras são humanas com algumas características animais, mais tarde seriam substituídas por animais nos baralhos franceses.

  • 1499 Baralho de Marsielles muito provável que tenha sua confecção no norte da Itália, no século 15 mas introduzido no sul da França, quando da conquista de Milão e Piemonte em 1499. Seu uso se inicia no sul da França.

Praticamente desaparece na Itália, permanecendo na França e na Suíça.
Suas figuras são de características medievais inspirados nos vitrais góticos, pela forma de seus traços e de suas cores. Resurge no norte da Itália, como “Baralho de Marselha" por ter sido introduzido nesta região.

  • 1782 - Court de Gebellin em "Le Monde Primitive" (10 Volumes), publica no 4º Volume as 78 lâminas, tenta utilizar um argumento arqueológico de que o Tarot teria vindo do Egito. Posteriormente, suas argumentações são consideradas inválidas pelo pouquíssimo conhecimento que se tinha sobre o Egito, pois ainda não se consegue decifrar os hieróglifos o que acontece em 1799 com a famosa Pedra de Roseta decifrada.
  • 1783 / 87 - Alliete (um barbeiro, sob o pseudônimo de Eteilla) impressionado pela obra de Court de Gebellin, redesenha as lâminas e escreve alguns livros, correlaciona pela primeira vez o Tarot e a Cabala. Os estudiosos que se seguiram, o consideram sem o menor valor cabalístico o que não o impediu de se tornar um próspero advinho famoso na corte francesa. 
  • 1856 - Alphonse Louis Constant, conhecido como Eliphas Levy, publica primeira obra considerada de grande valor no estudo do Tarot, "Dogma e Ritual da Alta Magia". Editados de forma velada, para proteção dos ensinamento secretos de sua Ordem.
  • 1875 - Morre Eliphas Levy nasce Aleister Crowley
  • 1878 - É fundada na Inglaterra a Hermetic Order of the Golden Dawn, primeiro local onde se estudava o Tarot como ferramenta mística/mágica.
  • 1898 - Aleister Crowley é iniciado na Golden Dawn aos 23 anos de idade, como Frater Perdurabo entrando em contato com os ensinamentos herméticos que norteiam o Tarot agora utilizado esotéricamente em seu destino mais "nobre".
  • 1904 - Frater Perdurabo recebe de uma entidade supra-humana (Aiwass ou Aiwaz), o Liber AL vel Legis ou o Livro da Lei. 
  • A base destes princípios THELEMA (Vontade) representa uma nova cosmologia, uma nova filosofia, uma nova ética para libertar a humanidade de sua falsa pretenção de altruísmo, do medo e do pecado.

"Faze o que tu queres será o todo da Lei."1
"Amor é a lei, amor sob vontade."
citação do Livro da Lei (Liber AL vel Legis), escrito por Aleister Crowley nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904.

  • 1938 / 43 - Crowley começa a concretizar o Tarot de Thoth aplica os conhecimentos e vivências na Lei de Thelema. 

Colaboração artística de Soror Tzaba - Lady Frieda Harris.
Criação complexa que leva 5 anos para ser concluído.

  • 1947 - Morte do maior Mago do século XX, Aleister Crowleynos seu legado a mais valiosa, em minha opinião, obra realizada sobre Magia de todas as eras.

Sugiro como pesquisa:
Imagens: Baralho Rei Carlos VI, Baralho de Visconti-Sforza, Baralho de Marsielles/Marselhe, Baralho de Eteilla, Baralho de Thot

Temas: Corpus Hermeticum e Thelema

Comentar

Você precisa ser um membro de TAROT, PROPOSTA DE ESTUDO INICIÁTICO para adicionar comentários!

Comentário de fatima teixeira figueiredo em 29 julho 2013 às 17:34

Ofereço cursos e workshops, agora estou começando a divulgar, houveram muitos atrasos nas obras e achei que no momento de protestos e visita do Papa, tudo estava energeticamente fluindo para outros interesses.

 Se estiver no Rio, tenho um site com muitas informações,desenvolvi  um espaço na Ilha de Paquetá criado para esta finalidade, http://www.momentosholisticos.com/cursos.htm tenho uma turma para iniciar 4 de agosto, também, faço com programação e calendário especial personalizado

Atendimento pelo telefone: 21-3397-1440

Informações tarologa@artedanovaera.com

 

Atenção !!! Todas as ligações por telefone deverão ser feitas.

Preferencialmente, 2ª a Domingo a partir das 19:00 h até 23:30 (a partir das 21:00 - melhor horário)

Comentário de maria do carmo alves de oliveira em 29 julho 2013 às 16:23

Gostaria de fazer o curso de tarot, queria uma orientação como fazer.
Obrigada

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!