Dar fim à própria vida, abrir mão de todas as possibilidades, por uma possível paz, é o caminho que muitos seguem, de forma consciente ou não; mas, ao invés de se mostrar uma solução, transforma-se num longo caminho de dor, sofrimento e libertação. Francisco Aranda Gabilan Matéria extraída do seu livro Entre o Pecado e a Evolução
É impressionante e até mesmo perguntas aterrador que tenhamos que chamar de “atual” o tema relativo ao suicídio, seja voluntário, seja indireto. Mas, lastimavelmente, é atual mesmo: é um mal crescente, atingindo toda humanidade.
Sua ocorrência sempre foi constante, desde o passado remoto e em todos os segmentos sociais e étnicos, até mesmo, crianças. Existem relatos de suicídios, tanto individuais, quanto coletivos, em várias culturas indígenas.
Daí a sua atualidade. Aliás, não é por outra razão que o assunto tem sido objeto de preocupação de antropólogos, sociólogos, médicos, psiquiatras, psicólogos, enfim de todos os ramos de ciência do Ser – e obviamente, dos Espíritas, sempre atentos às chagas da humanidade.
É exemplo disso o número de palestras, debates e artigos que solicitam aos espíritas sobre o assunto, incluindo o número de que sempre surgem sobre o mesmo tema. Vale dizer, numa palavra: se há perguntas, é porque o tema necessita de ampla abordagem.

Por este motivo gostaria de saber a opinião dos irmãos de diversas crenças e teorias sobre este mal que atinge a toda a humanidade...

Exibições: 496

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

É uma tragédia saber que muitos dos nossos irmãos que cometem tal atrocidade consigo mesmo não têm ou teve alguém com conhecimento sobre o assunto para redirecionarem seus pensamentos e enchê-los de coragem e esperança. Mas vamos evangelizar o quanto que conseguirmos. Abraços.

 

Morte: Passaporte para a Vida. Umbral. Suicídio e Esperança - Nazareno Feitosa

PALESTRA MARAVILHOSA!!VALE A PENA DEDICAR UM TEMPINHO PARA ASSISTI-LA

BEIJOS A TODOS!!!

PRISCILA KURRLE

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=pD96XcuUC3g

 

   É um erro gravíssimo para qualquer pessoa que o faça, nenhuma situação na crosta terrestre é pior que a situação que um espirito cai após o suicídio.  Mais conciente disso são os proprios "Espirítas" que detém esta noção mais desenvolvida que os de outras religiões, então temos que concientizar qualquer pessoa que esteja muito desesperadas e percebamos que ela tenha idéias suicída, mas sem tocar em assunto relacionado a conhecimentos "Espirítas", porque, com certeza estas ideias de suicídio nunca parte de pessoas que se preocupa com a espiritualidade, são pessoas materialistas, que pensam pelo suicídio deixaram de existir.   A obra "Memórias de um suicída" de Yvonne Pereira, relata com bastante clareza o destino dos Suícidas, eu Lí esta obra ha uns vinte anos atras.

Olá,

O suicídio não existe um desligamento imediato do espírito do corpo. Logo depois do ato suicida vem o momento de loucura. O suicida não é uma pessoa emocionalmente e mentalmente equilibrada. Ao perceber que não existe a morte da sua consciência, e que ele continua vivo, pensando, sentindo, enxergando, bate um desespero e a loucura. Muitos suicidas têm o desprazer de sentir seus corpos decompondo. Apos um longo e sofrido desprendimento da matéria em decomposição, normalmente o suicida é levado para um local referenciado em muitos livros psicografados como “Vale dos Suicidas”,  

Recomendo um ótimo livro: "Memorias de um Suicida"

 

ola...participei de uma palestra que se tratava do suicidio , em que a maior preocupação do palestrante , é o suicidio  por causa de depressão. Uma doença que mata mais de 1 milhão de pessoas no Planeta , mais que AIDS , e que não existe uma propaganda alertando pra essa doença que ainda é criticada pela maioria das pessoas , não levando a sério, com que faz que a maioria morre de forma direta ou indireta. essa é uma das chagas da humanidade , que merece o nosso respeito e boa vontade de ajudar essas pessoas que já perderam a vontade de viver.vamos  olhar com mais preocupação pra esses portadores de depressão , mesmo por que, o espirito que desencarna dessa maneira , continua com essa doença de encarnação a encarnação piorando cada vez mais o seu progresso e vindo cada vez mais comprometido e se suicidando cada vez que tiver oportunidade. essa seja talvez o maior motivo de suicidio no planeta...beijos...

Fica um bom tempo no Umbral, até esse irmão tomar conhecimento de como funciona a vida.

 sabe ...durante as minhas visitas ao hospital...conheci um velho que sofreu um acidente e foi se melhorando com o tempo....isso durou um ano mais ou menos...depois ele se lembrou da família que vivia em Niteroi...as assistente sociais entraram em contato com eles que se negaram a receber ele. ele entrou numa tristeza profunda( internado)...passou a não querer beber...depois não queria comer...depois entrou em apatia (olhar fixo no nada)...e desencarnou. isso foi suicidio direto.

CONRAD SE POSSÍVEL ASSISTA A PALESTRA QUE COLOQUEI LOGO NO INICIO DO TÓPICO IRIA TA ESCLARECER BASTANTE SOBRE A VISÃO ESPÍRITA SOBRE O SUICÍDIO....

http://www.youtube.com/watch?v=pD96XcuUC3g

AS PESSOAS COMETEM SUICÍDIO AMIGO EXATAMENTE POR FALTA DE FÉ NO FUTURO, POR ACREDITAR QUE NÃO EXISTE NADA ALÉM DESTA VIDA CHEIA DE "SOFRIMENTOS", A FALTA DE FORÇA QUANDO TUDO PARECE DESABAR EM NOSSAS CABEÇAS É O QUE LEVA MUITAS PESSOAS A FALSA ILUSÃO DE QUE O SUICÍDIO É A MELHOR SOLUÇÃO, TE DIGO AMIGO QUE ESTA É UMA GRANDE ILUSÃO JÁ É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE A VIDA EXISTE ALÉM DESTA, SE PARARMOS PARA PENSAR SERIA CIENTIFICAMENTE IMPOSSÍVEL IMAGINAR O UNIVERSO EM SUA GRANDE MAGNITUDE E PERFEIÇÃO SEM ALGO ALÉM DE SOFRIMENTOS, A NOSSA VIDA É COMO UMA ESCOLA, QUE MUITAS VEZES REPETIMOS DIVERSAS E DIVERSAS VEZES ATE APRENDERMOS O CAMINHO CERTO PARA SE CHEGAR NA VERDADEIRA FELICIDADE.

TE PERGUNTO O QUE VC CONSIDERA FELICIDADE? PARA A MAIORIA DAS PESSOAS FELICIDADE SIGNIFICA UM CARRO NOVO, CASA BONITA, ESTAR EM FORMA, MAS ESTA  É A MAIOR ILUSÃO DE TODAS, FELICIDADE E CONSEGUIR ADMIRAR A NATUREZA EM SUA MAIS BELA SINFONIA, SEJA O CANTO DOS PÁSSAROS, O CHEIRO DA TERRA MOLHADA, O REENCONTRO COM UM GRANDE AMIGO DEPOIS DE ANOS SEM SE VER E QUE PARECEM QUE SE VIRAM ONTEM DA TAMANHA AFINIDADE, OLHAR PARA A VIDA E SENTI-LA.

ESTA FALSA ILUSÃO DO CONSUMO, COMPRAR TER NOS DEIXA ALIENADO PARA O SER, PARA NOSSA ESSÊNCIA, PARA NOSSO LADO ESPIRITUAL, PARA NOSSOS CUMPRIMENTOS AQUI E AGORA, E QUANDO SE COMETE O SUICÍDIO A PRIMEIRA COISA QUE SE ENCONTRA DO OUTRO LADO É A DECEPÇÃO, POIS OS PROBLEMAS NÃO SE RESOLVERÃO ASSIM, ELES CONTINUAM LÁ E PIOR AINDA VC NADA PODE FAZER PARA MUDÁ-LOS, TERÁS QUE VIVENCIAR UMA ENORME CULPA DO DESAMPARO E SOFRIMENTO QUE DEIXOU POR PURO EGOISMO, E SEU SOFRIMENTO SERA EM DOBRO POR AINDA PRECISAR VIVENCIAR AS MESMAS SITUAÇÕES ATE APRENDER O VERDADEIRO VALOR DA VIDA.

DEUS NÃO PUNE NINGUÉM O QUE NOS PUNE DO OUTRO LADO É A NOSSA PRÓPRIA CONSCIENCIA DE TER FEITO ALGO QUE DE NADA ADIANTOU....NOSSO MAIOR INFERNO ESTA DENTRO DE NOS E NÃO NOS OUTROS E NAS COISAS...DEUS AMA, PERDOA MAS PARA ISSO TEMOS QUE NOS PERDOAR E SERA QUE EM UM ATO TÃO IRRESPONSÁVEL TEREMOS CONDIÇÕES DESTE AUTO-PERDÃO? E QUANTO TEMPO LEVAREMOS PARA PODER REFAZER NOSSOS ERROS QUE PODEREMOS RESOLVER AGORA? 

A REENCARNAÇÃO VEIO COMO UM ALENTO PARA NÓS ESPIRITAS E NOS MOSTRA QUE VALE A PENA TER FÉ ACREDITAR EM DEUS E EM NÓS MESMOS, TUDO QUE NOS ACONTECE NOS ESCOLHEMOS PARA MELHOR APRENDERMOS A LIDAR COM NOSSOS SENTIMENTOS DIANTE DA VIDA, SAIREMOS MAIS FORTES A CADA CAIDA, DE QUE ADIANTARIA SÓ COISAS BOAS ? NADA APRENDERÍAMOS, SE PARAR PARA PENSAR EM TODOS SEUS SOFRIMENTOS, O QUE ELE MOSTROU PARA VC? O QUE A VIDA MOSTRA PARA VC? TUDO TEM SUAS RESPOSTAS, PARE, SINTA, REFLITA.....

BEIJOS QUERIDO E FIQUE COM DEUS

PRISCILA KURRLE

 falta de confiança na justiça divina...pois se acreditar que existem um DEUS que nunca nos deixam só...que a roda da vida muda....que a morte não existe....essa confiança nos faz deixar a dor passar...pois tudo passa...e o mais importante é ter uma fé raciocinada , amar a nós mesmos , procurar a felicidade dentro da gente e não no outro . é importante dizer que ser espirita não nos deixa ser diferente de ninguem...pois somos iguais nas dores. o pior do suicida é achar que acabando com a vida vai acabar com o problema.... só que descobre que complicou mais ainda ...que além de continuar com problema arrumou outros...que vai lhe acarreta serios fatores que não daria pra explica aqui...procure estudar o espiritismo...todos livros estão na net. LIVRO DOS ESPIRITOS , EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO , O CÉU E O INFERNO... são os que você mais vai achar explicações...um abraço amigo...e isso é um pouco do que eu posso te falar...passei por uma depressão muito forte...cheguei a desistir da vida...mais vi que nós somos eternos e la ou ka estaremos com os mesmos sentimentos....aprendi a me amar...

ISSO AI :)

                                  DEPRESSÃO?  - Maria Dolores (Chico Xavier)

 

Dizes que sofres angústias
Até mesmo quando em casa,
Que a tua dor extravasa
Nas cinzas da depressão.
Que não suportas a vida,
Nem te desgarras do tédio,
O fantasma, em cujo assédio
Afirma que tudo é vão.
Perto da rua em que moras
Há uma viúva esquecida,
Guarda o avô quase sem vida
E três filhinhos no lar;
Doente, serve em hotel,
Trabalha na rouparia.
Busca o pão de cada dia,
Sem tempo para chorar.

Não longe triste mulher,
Num cubículo apertado,
Chora o esposo assassinado
Que era guarda de armazém...
Tem dois filhinhos de colo.
Por enquanto, ainda não sabe
O que deve fazer da existência.
Espera pela assistência
Dos que trabalham no bem.
Um paralítico cego,
Numa esteira de barbante,
Implora mais adiante
Quem lhe dê água a beber...
Ninguém atende...
Ele grita,
Na penúria que o consome,
Tem sede e febre, tem fome,
Sobretudo quer morrer.
Depressão? Alma querida,
Se tens apenas tristeza,
Se te sentes indefesa,
Contra a mágoa e dissabor,
Sai de ti mesma e auxilia
Aos que mais sofrem na estrada.
A depressão é curada
Pelo trabalho do amor.

Francisco Cândido Xavier.
Do livro "Dádivas de Amor" , ditado pelo Espírito Maria Dolores

Olá amigos, aos 20 anos, já casada, eu passei por uma experiência, para mim, traumatizante.Minha avó paterna, diagnosticada com labirintite e depressão, "despediu-se" de mim me fitando os seus olhos azuis e com lágrimas. No momento a abracei forte e disse que voltaria no dia seguinte para ficar com ela.Na época eu lhe "ministrava Johrei"(eu era membro da Igreja Messiânica).Não a vi mais viva. Ela se enforcou na manhã seguinte.Diante meu desespero, um membro da Igreja me disse que o "Johrei" "a libertou do sofrimento".Me senti culpada, traumatizada,e desesperada.Nunca mais ministrei ninguém e abandonei a Igreja. Hoje em dia, acho que a compreendo e oro (já orei várias vezes) para que o seu espírito "encontre a luz".Os "espíritos suicidas" reencarnam "rapidamente"? Onde ler mais sobre o assunto? Abraços a todos.

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!