REENCONTRO COM OS ENTES QUERIDOS APÓS A DESENCARNAÇÃO

Pergunta 286: “A alma, ao deixar o corpo logo após a morte, vê imediatamente parentes e amigos que precederam no mundo dos Espíritos?”

Resposta: Imediatamente não é bem a palavra. Como já dissemos, ela precisa de algum tempo para reconhecer seu estado e se desprender da matéria.
Observação: Cada desencarnação é diferente da outra. Lembremos o caso de André Luiz que, ao desencarnar foi para o Umbral e lá ficou por 8 anos. E ao ser resgatado e levado para Nosso Lar levou algum tempo para receber a visita da mãe que estava em um plano superior ao dele.

Pergunta 289: “Nossos parentes e amigos vêm “algumas vezes” ao nosso encontro quando deixamos a Terra?

Resposta: Sim, eles vêm ao encontro da alma que estimam. Felicitam-na como no retorno de uma viagem, se ela escapou dos perigos do caminho, e a ajudam a se despojar dos laços corporais. É a concessão de uma graça para os bons Espíritos quando aqueles que amam vêm ao seu encontro, enquanto o infame, o mau, sente-se isolado ou é apenas rodeado por Espíritos semelhantes a ele: é uma punição.

Observação: A pergunta é clara, diz “algumas vezes” e os Espíritos explicam que nem todos são recebidos pelos parentes e amigos, porque não fizeram por merecer.
Exemplo: No livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, 2ª parte, capítulo V, há um relato de uma mãe que se suicidou logo após a desencarnação de seu filho. Sua intenção era acompanhá-lo. Mas não aconteceu o esperado:

Em março de 1865, um jovem de 21 anos de idade, que estava gravemente enfermo, prevendo o desenlace, chamou sua mãe e teve forças ainda para abraçá-la. Esta, vertendo lágrimas, disse-lhe: "Vai, meu filho, precede-me, que não tardarei a seguir-te". Dito isto, retirou-se, escondendo o rosto entre as mãos.
Morto o doente, procuraram-na por toda a casa e foram encontrá-la enforcada num celeiro. O enterro da suicida foi juntamente feito com o do filho.

Quando evocaram o rapaz, este disse que sabia do suicídio da mãe, e que esta, retardou indefinidamente uma reunião que tão pronta teria sido se sua alma se conformasse submissa às vontades do Senhor. Disse ele: "Pobre, excelente mãe! Não pôde suportar a prova dessa separação momentânea . . ." e aconselhou: "Mães, que me ouvis, quando a agonia empanar o olhar dos vossos filhos, lembrai-vos de que, como o Cristo, eles sobem ao cimo do Calvário, donde deverão alçar-se à glória eterna."
Quando evocaram a mãe, esta gritava: "Quero ver meu filho . . ." Quero-o, porque me pertence! . . ." ". . . Nada vale o amor materno? Tê-lo carregado no ventre por nove meses; tê-lo amamentado; nutrido a carne da sua carne; sangue do meu sangue; guiado os seus passos; ensinado a balbuciar o sagrado nome Deus e o doce nome mãe; ter feito dele um homem cheio de atividade, de inteligência, de probidade, de amor filial, para perde-lo quando realizava as esperanças concebidas a seu respeito, quando brilhante futuro se lhe antolhava! Não, Deus não é justo; não é o Deus das mães, não lhes compreende as dores e desesperos . . ." ". . . Meu filho! Meu filho, onde estás?"
Esta mãe, buscou um triste recurso para se reunir ao filho. O suicídio é um crime aos olhos de Deus, e devemos saber que as Leis de Deus punem toda infração. A ausência do filho é a punição desta mãe.

Pergunta 290: “Os parentes e amigos sempre se reúnem depois da morte?”

Resposta: Isso depende de sua elevação e do caminho que seguem para seu adiantamento. Se um deles é mais avançado e marcha mais rápido do que o outro, não poderão permanecer juntos. Poderão se ver algumas vezes, mas somente estarão para sempre reunidos quando marcharem lado a lado, ou quando atingirem a igualdade na perfeição. Além disso, a impossibilidade de ver seus parentes e seus amigos é, algumas vezes, uma punição.

Observação: Quando estamos no mesmo grau de elevação e os que desencarnaram antes de nós não reencarnaram poderemos nos reunir "temporariamente". Se reencarnamos várias vezes, como reunir as famílias de todas as encarnações? Por isso, quando a reunião é possível, esta é temporária. A evolução necessita da reencarnação, desse vai e vem no corpo físico.


"SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS." - ( Coríntios: 1519)


Questões do O Livro dos Espíritos 

Fonte: GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC

Exibições: 1628

Responder esta

Respostas a este tópico

LEMBRO-ME DE TER LIDO NUM LIVRO ESPÍRITA Q O ENTE QUERIDO NOS VISITA EM 02 DATAS: O DIA DO NASCIMENTO DELE E O DIA DO DESENCARNE. OBVIAMENTE, HAVENDO NECESSIDADE E MERECIMENTO DAS PARTES, ENCARNADO E DEENCARNADO, ESSA VISITA PODERÁ OCORRER + Q 2 x AO ANO. ERNESTO BOZZANO, EM SEUS ESTUDOS, MUITO CONTRIBUINDO P/ O ESPIRITISMO CONTEMPORÂNEO, DIZ Q, A REENCARNAÇÃO OCORRE APROXIMADAMENTE DE 200 À 300 ANOS EM Q ESTAMOS ESTAGIANDO NA ERRATICIDADE, SALVO REENCARNAÇÕES MISSIONÁRIAS: CHICO, DIVALDO ETC. PORTANTO, PARECE-NOS POSSÍVEL Q NOS ENCONTREMOS, PAIS, FILHOS, IRMÃOS, TIOS, SOBRINHOS, AMIGOS, OU SEJA, A FAMÍLIA ESPIRITUAL, P/ CONVERSAR SOBRE OS ACERTOS E DESACERTOS DA ÚLTIMA REENCARNAÇÃO E TRAÇAR NOVOS RUMOS. DEVE SER 1 COISA MUITO EMOCIONANTE E ALTAMENTE GRATIFICANTE. CLARO Q HÁ, TAMBÉM ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A SEREM TECIDAS NESTE ASSUNTO, MAS Q, NOS DEIXA CHEIOS DE ESPERANÇAS E EXPECTATIVAS NO PORVIR. ABRAÇOS FRATERNAIS. LEAODRHO.

Em tudo aprendemos a nos desapegar, porque amar não impõe necessariamente o apego, mas o desejo do Bem....mesmo assim sinto que se alguem que amo estivesse para tras na escala evolutiva eu faria de tudo para auxilia lo a andar lado a lado ....mesmo que isso me colocasse novamente encarnada e em duras provas, nao por apego , mas por nao suportar ve los em mundos inferiores ou em sofrimento..... Eu sinto que os que se amam se reencontram  sempre que possivel e que no universo não existe "perdas" enfim  pois todos  nos caminhamos na mesma direção.

Aprendo muito com esses estudos,pois estou iniciando na seara do espiritismo e acompanho o que vocês compartilham, obrigada pelos esclarecimentos.

"SÃO OS MECANISMOS DAS LEIS DE DEUS" Grande abraço, Vi Meirim.

É muito bom poder nos esclarecer com esses textos. Muito obrigado pela publicação. Acho que é um assunto que sempre nos alimenta por saber mais. Abraços.

Querida Alba ,

Que DEUS a ilumine no inicio dessa seara consoladora, leia o que for possível para cada vez mais se esclarecer e verá o quanto DEUS terá sido bondoso com você , mas não esqueça nunca de fazer o bem ao próximo e verá o quanto DEUS é perfeito !

Meu caro Leaodrho Magno, qual a obra ESPÍRITA que trata dessa questão, de que o Ente querido desencarnado nos visita nessas datas...se puder me informar para que eu possa colocar em estudo.
Desde ja te agradeço!
Meu caro Leaodrho Magno, qual a obra ESPÍRITA que trata dessa questão, de que o Ente querido desencarnado nos visita nessas datas...se puder me informar para que eu possa colocar em estudo.
Desde ja te agradeço!

MEU CARO IRMÃO, APLAUDO ESSA S/ PREOCUPAÇÃO EM CONFIRMAR AS COISAS Q AS PESSOAS DIZEM. A DÚVIDA É SALUTAR, POIS NOS DESCORTINA HORIZONTES E FAZ O Q SÓ A DOUTRINA ESPÍRITA PODE FAZER: ESCLARECER. ENTRETANTO, Ñ PODEREI T AJUDAR CITANDO QUAL OBRA. É Q JÁ LI TANTOS LIVROS ESPÍRITAS Q Ñ ME LEMBRO MAIS EM QUAL FOI Q LI. O Q FICA NA MINHA POBRE MEMÓRIA INVOLUTA SÃO ALGUMAS COISAS + BÁSICAS + ESSENCIAIS. DIVALDO, NUMA PALESTRA, DISSE (E OLHA Q FOI NAQUELA ÉPOCA HÁ + D 10 ANOS ATRÁS) Q JÁ TINHA LIDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS + D 30 VEZES E TINHA COISA Q Ñ SE LEMBRAVA E TINHA COISA Q PARECIA NOVA, Q ESTAVA LENDO PELA 1.A VEZ. POIS É; O Q POSSO T TRANQUILIZAR É Q EU TENHO ABSOLUTA RESPONSABILIDADE QNTO A ESSAS INFORMAÇÕES ESPÍRITAS. TAL QUAL V, Ñ FALO PORQUE ALGUÉM FALOU; ANTES, PESQUISO E VERIFICO A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES. POSSO T GARANTIR Q FOI MESMO NUM LIVRO ESPÍRITA Q LI. MAS, FICA, D QUALQUER FORMA 1 PAUTA P/ S/ PESQUISA. E ME INFORME, VALEU? PORQUE, COMO V, VÁRIAS JÁ FORAM A PESSOAS Q ME PERGUNTARAM EM QUAL OBRA Q LI; QNDO PERCEBI Q DEVERIA TER ANOTADO NOS MEUS ARQUIVOS ESPÍRITAS JÁ ERA TARDE DEMAIS... JÁ NÃO ME LEMBRAVA... E OLHA Q EU LI ISSO JÁ TEM BEM UNS QUINZE ANOS. POSSO DIZER Q A ÚNICA RETENÇÃO Q TIVE DO TAL LIVRO FOI ESTA INFORMAÇÃO. DE  LÁ P/ CÁ CONFIRMEI ISSO RECEBENDO VISITAS DE MINHAS IRMÃ, VÓ E MÃE DESENCARNADAS. TENHO 1 BOA MEDIUNIDADE EM QUASE TODAS AS DATAS DE DESENCARNE E NASCIMENTO DOS MEUS AMADOS ENTES, EU DIALOGO COM ELES. ISSO É MUITO BOM E RECONFORTANTE. MAS, Ñ PENSE Q SOU MÉDIUM BONZINHO Ñ. AO CONTRÁRIO É SABIDO Q A MEDIUNIDADE, NA MAIORIA DAS x (EXCETO AS MISSIONÁRIAS: CHICO, DIVALDO ETC) É PARA REPARAÇÃO; P/ QUEM MUITO É DADO MUITO SERÁ COBRADO. ABRAÇOS FRATERNAIS. LEAODRHO.

Penso,que a "visita" dos nossos queridos do outro plano nestas datas citadas, pode se dar justamente porque é quando nossas memórias sobre eles estão mais "sentidas" e nossos pensamentos os atraem. Sem falar que não são somente nós que os atraímos, mas sim, também os demais membros da família e amigos que nestas datas específicas dirigem seus pensamentos que atraem nossos queridos. Isto é o que penso que possa acontecer.

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!