Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, diz que a felicidade não é deste mundo. O que se entende por felicidade? Se a felicidade não é deste mundo, devemos esperar o desencarne para usufruí-la? Não é possível desfrutá-la já?   

                                      


Exibições: 520

Responder esta

Respostas a este tópico

Claro que podemos ser felizes neste mundo sim!!!!!  E acredito que poderemos ser felizes em qualquer lugar que estejamos já que a felicidade é um atributo do espírito. Ela não se encontra em outra que não seja dentro da nossa essência. Basta que sejamos bons "jardineiros" e a semente mais preciosa que nos foi dada, florescerá, dando origem ao mais belo roseiral da nossa alma!!!!!

Querida, podemos ser felizes, sim, porém essa felicidade tem o limite do plano e do nível evolutivo em que nos encobtramos...

Mas vc está certa! Nós somos os criadores de nossa felicidade...

 (L.E) Questão 921. Concebe-se que o homem seja feliz na Terra quando a Humanidade estiver transformada, mas, enquanto isso não se verifica, pode cada um gozar de uma felicidade relativa?

      — O homem é, na maioria das vezes, o artífice de sua própria infelicidade. Praticando a lei de Deus, ele pode poupar-se a muitos males e gozar de uma felicidade tão grande quanto o comporta a sua existência num plano grosseiro.

Obrigadimmmm E muitas rosas pra vc!

 

                                                      

Só pra completar, o texto que eu citei lá no começo é a  questão 922.

Mas essa questão é sabiamente tratada no LE, incluindo a abordagem sobre o que seria "a posse do necessário", uma vez que a civilização tem o hábito de aumentar e transformar  as necessidades.

Assim, o que se vê ao final, é inquestionável relatividade das coisas.

êpa! Então nosso raciocínio está interligado! você realmente traz o complemento para a questão anterior.

Valeu pela observação!

Muito grata!

Devemos estar prontos para o melhor e nos preparar para o “pior” (resignação), no entendimento de que o "pior" não existe, tudo é aprendizado... lutar como um guerreiro mas alheio a batalha, fazendo de cada momento um momento de amor, ou seja de felicidade. Até lá devemos fazer a nossa parte para trazer a real felicidade para a terra, enquanto isso vide o evangelho:

"20....O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão.

...Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração. Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo onde já não seja vã a palavra felicidade. - François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.)",

Muita PAZ!

A felicidade dita que não temos neste mundo é a felicidade plena ou total,pos a verdadeira vida é a vida espiritual,e só poderemos alcançala neste mundo espiritual, após várias passagens no plano carnal.Para isto torna-se preciso como dito pela irmã Claudie Lopes atingirmos o autoconhecimento ao nos melhorarmos como seres mortais na carne nos aprimorando sempre até atingirmo a perfeição.

Gostei disso, Paulo:"...no entendimento de que o "pior" não existe, tudo é aprendizado..."

Não nos apercebemos que aquilo que julgamos ser o pior que nos acontece, é na verdade uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento; que somos pessoas melhores e mais propensas à felicidade, quando superamos os obstáculos trazidos pela vida...

Não nos damos conta disso, pois na maioria das vezes, a ignorância e a falta de fé nos impedem...

Por isso nos foi passado, pela doutrina espírita, a maior "obrigação": "Espíritas, instruí-vos."

Quanto mais esclarecidos somos, melhor entendemos o motivo das nossas lutas, e percebemos que estão ali para nos fazer pessoas melhores, cada vez mais capazes de andarmos sózinhos, e de ajudarmos a quem tem mais dificuldades que nós...

Valeu, Paulo! Um abração!

Valeu, José! Como nos foi dito:"A felicidade não é deste mundo..."

Este nosso planeta querido, é um mundo de Provas e Expiações; aqui, o homem tem as oportunidades que necessita para se tornar melhor, para vir a se tornar um espírito puro (são os espíritos que percorreram todos o graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria...).

Os espíritos habitam o plano que lhes é afim, moral e emocionalmente...

Mas podemos ser o mais feliz possível, se fizermos o melhor que estiver ao nosso alcance; a vida se nos tornará mais leve, e estaremos nos poupando mais tribulações, além de estarmos construindo melhores situações futuras...

Muito obrigado, viu? Um grande abraço!

oLHA EU ACREDITO QUE NESTE MUNDO A FELICIDADE POR COMPLETO É MUITO DIFICIL, MAS PODEMOS SIM ALTERNAS MOMENTOS DE FELICIDADE, MAS A BUSCA DESTA FELICIDADE COM CERTEZA NÃO FICA SO NESTE PLANO E VAMOS SEGUIM BUSCANDO ESTA FELICIDADE ATRAVES DA NOSSA JORNADA, BEIJOS A TUDOS QUERIDOS AMIGOS

Legal, Beto!  -Vamos seguir buscando a felicidade através da nossa jornada...

No fim, acaba sendo isso o que fazemos. Quanto mais coerentes com as leis de Deus (e consequentemente com nossa consciência), mais felizes nos tornamos!

Obrigadu!! Abração!

Grata pelos versinhos. Adoro Mário Quintana. E o que ele disse é uma verdade. Muitas vezes aquilo que poderia nos fazer feliz está ali, ao nosso alcance, mas por diversas razões não percebemos, e acabamos perdendo as oportunidades de sermos felizes...

Mas acho que somos insatisfeitos enquanto não aprendemos o que é o amor verdadeiro, que nos liberta do egoísmo, que quer para o outro aquilo que quer para si;

Quando aprendermos, na mais profunda essência, a agir conforme as palavras de Jesus "Amar ao próximo como a si mesmo", seremos felizes, pois a nossa felicidade estará refletida em todos que nos rodeiam, e não haverá mais motivo para insatisfação.

Valeu! Um abração!

Na Gênese logo no 1ºcapitulo no paragravo 32,resalta que o homem sabe que a felicidade e a infelicidade na vida espiritual são inerentes ao grau de perfeição e de imperfeição que cada um sofre de acordo com as consequencias de suas faltas,que são punido por seus própios pecados,e a duração deste sofrimento sera tão longo quanto a causas que as produziram;sofreria eternamente no mal se persistisse eternamente no mal,mas que o sofrimento cessa com o arrependimento e a reparação;ora como depende de cada um melhorar-se,cada um pode, em virtude do seu livre arbítrio,prolongar ou abreviar seus sofrimentos.Nos paragrafos seguinte nos mostra que esta realidade deste sofrimento, serve para o progresso do espirito,e as propias anomalias que a vida humana apresenta ;as diferenças de posição social;as mortes prematuras,enfim uma sere de coisas que nos mostra que é precisso passarmos para nos depurar.Como se diz nas escritura "muito sera cobrado aquele que a muito for dado",nos pedimos na hora de reecarnar a forma de vida que queremos ter,assim sendo este sofrimento esta incluido com o modo de vida que levamos.um forte abraço fraternal a todos,fiquem na paz!!!

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!