Como se faz para perdoar??

Para que haja o perdão, é necessário que o ofendido esqueça a ofensa recebida??

Tags: Esuqecimento, Perdão, ofensa

Exibições: 2842

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Claudie, volto ao Espirit Book, novamente através de sua página, tentando colaborar um pouco. Concordo que perdoar é difícil , mas Jesus não prometeu facilidades. Pelo contrário, asseverou que "a porta é estreita" e que poucos entrarão por ela. Mas acho que suas perguntas, elas próprias , contêm a resposta...Como fazer para perdoar ? Simplesmente esquecer a ofensa recebida... Perdoar o ofensor e esquecer a ofensa é simples assim...fácil de entender e difícil de por em prática, abraços, um bom domingo para vc todos aí do EB.

Obrigado, Honorio...Bom tê-lo por aqui...

Mas esquecer...acho que não esquecemos. Talvez o caminho seja compreender...

Um abração, amigo!

Me veio a mente a doce  figura do Chico Xavier...

Não há o que perdoar para quem não se sente ofendido.  Devemos nos aperfeiçoar para chegar nesse nível de evolução

É isto não há o que perdoar,,pra quem não se sente ofendido,,,,o resto é filosofia,,

Isso, Maria Goreti! E não sentir-se ofendido é compreender que cada um está num nível diferente de evolução e amadurecimento espiritual...

Portanto, não há porque se ofender com um espírito que ainda é imaturo ...

Certamente, ainda temos muito que caminhar. Quando chegamos nesse ponto, deixamos de lado as ilusões do ego (vaidade, orgulho...).

Um abração!!

Todavia, vale ressaltar que perdoar não é apenas esquecer temporariamente as ofensas, é limpar o coração de qualquer sentimento de vingança ou de mágoa.

Quem desculpa seu agressor é verdadeiramente uma pessoa livre, pois perdoar é libertar-se da angustia.

Tb acho, Sonia...A gente não esquece...mas esvazia a mágoa do coração...Daí a lembrança não machuca mais...

Virou aprendizado!!

Brigadu!!!

Olá, Iran,
O texto que postei em 23/6 neste assunto, e que está 2 páginas antes desta (ver a numeração no fim), é conceitual, e não usa argumentos religiosos. Infelizmente, parece que pouca gente neste mundo espiritualista está disposta a discutir conceitualmente.
Eu não usaria a palavra "racionalmente", Iran, pois nós devemos sempre enriquecer a frieza dos pensamentos com o calor do coração (o que a ciência materialista não faz). Por outro lado, não se deve ficar apenas no calor do coração, pois isso pode levar a muitos enganos.
aaaaaaaaaaaaaaaa, VWS.

Valdemar, mais uma vez trago à lembrança que este tópico para discussão foi proposto dentro do espaço Doutrina Espírita, como descrito no alto da página. Ainda assim, acredito que a reforma íntima e o autoconhecimento transcendem o aspecto religioso...Deve fazer parte de todo aquele que busca evoluir...

Podia ter colocado esse tema para ser discutido na seção de esoterismo, teosofia, budismo, ou tvp; mas meu principal interesse no Espirit Book, é a divulgação e troca de ideias no campo da Doutrina Espírita...

Vc tem a liberdade para criar outra discussão sobre este tema sob a ótica da antroposofia...e aguardar para ver como respondem...

Quanto a mim, estou abordando a visão que mais me toca...de acordo com o espaço ligado a doutrina espírita...

Se vc procura gerânios, não vai encontrá-los num roseiral...

Um grande abraço.

Na nossa condição de imperfeição moral ainda é dificil o perdão com esquecimento mas podemos exercitar o respeito pelo outro mesmo que olhando para ele venha a memoria a infração cometida. Respeitar e manter o equilibrio de uma relação não mais tão proxima.

Gostei...Respeito/compreendo a dificuldade do outro, e se não consigo esquecer, me afasto para não alimentar o sentimento negativo...

Obrigado!

SEGUNDO NOS DIZ DIVALDO FRANCO, AQUI VAI 1 NOVIDADE Q MUITOS NÃO CONHECEM. "DEUS NÃO PERDOA!!!" SIMPLESMENTE PORQUE DEUS NUNCA SE OFENDE. LEGAL, NÉ? BEM... NÓS... NÓS, AINDA PRECISAREMOS DE ALGUMAS REENCARNAÇÕES P/ CONSEGUIR ISSO. ABRAÇOS FRATERNAIS. LEAODRHO.

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!