Como se faz para perdoar??

Para que haja o perdão, é necessário que o ofendido esqueça a ofensa recebida??

Tags: Esuqecimento, Perdão, ofensa

Exibições: 2780

Responder esta

Respostas a este tópico

ato doente de quem??

perdoar é humano, pois que carregar melindres ,é nosso

ele não xingou a mim e pronto,a cachamba de lixo é dele.,esquecer o sentimento de ser ,,OFENDIDO,,.ninguen tem essa CAPACIDADE,,

Pessoal, em primeiro lugar, agradeço muitíssimo pelas participações e comentários ricos...

Como não terei condições de responder um a um, vou pegar um pouquinho do que cada um falou.

Pra começar, gostei muito da colocação do meu amigo Adão - "Para exercer a divina arte de perdoar é necessário que a criatura seja portadora de três qualidades essenciais: compreensão, tolerância e amor."

A compreensão, em primeiro lugar, é consigo mesmo. O chamado autoconhecimento. Quando me conheço, entendo minhas discrepâncias e meus desajustes, começo a olhar o outro com mais INDULGÊNCIA. Se eu mesmo sou capaz de cometer tantos erros, porque o outro tb não pode?? Pode até ser que eu erre em coisas que o outro já aprendeu, e vice versa. "Quem não tem pecados, que atire a primeira pedra".

Se olharmos o outro compreensão, poderemos entender os motivos que o levaram a errar, posso compreender seu desequilíbrio (ato doente, como disse Daniela), e relevar...

Quando lidamos com ima criança que está fazendo pirraça, compreendemos que ela ainda não tem amadurecimento emocional...mas isso não significa que não tenhamos que corrigi-la.

É isso que nosso Pai faz conosco. À medida que vamos amadurecendo e evoluindo, nossa responsabilidade e consciência aumentam, e passamos a tentar nos corrigir...Mas isso não nos isenta da Lei. Só nos capacita a ter mais discernimento para não errar...

Em relação ao esquecimento, isso não ocorre. Só que a compreensão nos liberta da mágoa da ofensa...Por isso devemos procurar o auto conhecimento...Conhecer-se, é libertar-se...

Não esquecendo que o aprendizado se faz de erros e tentativas...e aprendermos a lidar com nossos próprios sentimentos, para que as expectativas frustradas não sejam motivos de rancor...Nem sempre o outro tem condições de agir como gostaríamos...

Sobretudo, não esquecer das palavras do Pai Nosso - "Perdoai nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tenha ofendido..."Seremos perdoados, na medida em que perdoarmos...

Mais uma vez, obrigado!! Abraços a todos!!

Bem, Iran...Esse tema foi proposto dentro do espaço Doutrina Espírita...por isso, não posso me furtar de colocar conceitos trazidos pela Doutrina. Entretanto, quando falei, acima, do auto conhecimento, podemos entender que este é necessário a TODOS, independente de religião. O auto conhecimento é chave para nosso crescimento e evolução, como seres humanos, e para buscá-lo não preciso me prender a nenhuma corrente religiosa...

Aquele que já se conhece razoavelmente bem, tem condições de olhar o outro com mais compreensão. Se vê em muitas atitudes "erradas", que HOJE entende erradas, porque já passou por elas, e aprendeu...

Agradeço por sua participação...nos estimula a pensar...Abraços!

Ótima colocação, Adriana! 

E voltando ao que disse antes, deixo de me sentir ofendido, quando o sentimento de mágoa deixar de existir dentro de mim. E isso tb passa pela compreensão...Quando Jesus disse:"Perdoa-lhes pois não sabem o que fazem", ele compreendia o quão imaturos ainda eram  (somos)...Daí, todos aqueles atos agressivos não serem ofensas pra ele, assim como não é para nós, a pirraça da criança...

Valeu, amiga! Um abração!!

se tens algo a perdoar sois um idiota,

Oi! Na minha opinião acho que não é necessário esquecer a ofensa para poder perdoar, não podemos deixar de dizer que não é possível simplesmente esquecer, mas podemos primeiramente deixar de sentir o  ódio, para poder em seguida perdoar, aí então conseguiremos viver em paz, porque conseguimos perdoar,e quando agente perdoa o primeiro beneficiado somos nós e depois o ofensor. Abraços...

sou inatingivel

o outro já foi cuidar da vida caminhou não teve intenção,falou x vocêentendeu y,criatura aborrecivel.maguavel.cheia de dodoi,,cheia de melindre,,agora vem se colocar de grande ==eu perdoou,, Perdoa o que ?

meu caro aparecido, vc ta certo mas talvez tenha se eskecido de um detalhe pra estar fechado a qqer fato q possa ofender a gente

1o temos q estar evoluidos

2o se nao somos evoluidos estamos sujeitos a melindres

entaum ainda vamos sim nos magoar nos melindrar faze oq faz parte do nosso aperfeiçoamento

abraços e tenha FÉ

a paz esteja convosco

sabe e continua,como é isto,estar evoluido??isto é pra ontem

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!