Opinião em Tópicos : 150 anos do Livro "O Evangelho segundo o Espiritismo" ! O que você acha dele ?

Opinião em Tópicos

 

Milton R. Medran Moreira

 

            O Evangelho Segundo o Espiritismo

            Confesso que não é a obra de Kardec que mais aprecio. De longe, minha preferência é por O Livro dos Espíritos. Mas, sou muito reconhecido ao Evangelho Segundo o Espiritismo, a primeira das obras básicas que li, estimulando-me a conhecer todas as demais e outras muitas publicações complementares. Foi um longo parto de ideias que, alguns anos depois, fez nascer em mim a identidade espírita.

Acho que já contei esta história aqui: Uma senhora, já desencarnada, cujo nome costumo citar com particular respeito, Clementina Benson, presenteou-me, há cerca de 40 anos, com um exemplar do ESE, acompanhado de carinhosa dedicatória. Guardo-o até hoje, com carinho, em minha biblioteca. O livro teve o mérito inicial de me encaminhar ao “espiritismo cristão”, categoria em que, então se classificava – e ainda hoje, creio, com ela se identifica – a maioria dos espíritas brasileiros.

            A fé cristã

             Penso, agora, que nós, espíritas, não temos o direito de nos declararmos cristãos. Fazendo-o, usurpamos um qualificativo que  foi sendo gestado ao curso de 2.000 e que conformou um conjunto de crenças religiosas totalmente distanciadas da proposta filosófica espírita. Especialmente após o esforço desenvolvido durante o Século XX pelas igrejas cristãs, denominado ecumenismo cristão, alguns dogmas religiosos passaram a delimitar, com clareza, o que significa ser cristão. O principal desses dogmas é o da divindade de Jesus Cristo e sua condição de Salvador da humanidade, antes condenada pelo pecado original. Está aí a essência do cristianismo. E isso nos coloca à margem desse movimento religioso que chegou ao Século XXI fragmentado em milhares de igrejas e seitas, mas preservando uma fé básica comum da qual não compartilhamos.

          Religião e espiritualidade

           Perdemos com o fato de sermos excluídos do rebanho cristão? Penso que não. Ganhamos. Em tempos de prevalência da razão sobre a fé, do laicismo sobre o fideísmo, do secular sobre o eclesiástico, a proposta espírita tende a ganhar espaço na medida em que se distancia do campo religioso. Defendemos o advento de um novo paradigma de conhecimento a partir da existência do espírito, sua imortalidade e evolução. Isso está no campo da filosofia. Foge inteiramente dos mistérios da fé e busca conexões com diversificadas áreas do conhecimento humano que podem ir da física à psicologia, das ciências da saúde à ética, da astronomia ao direito. O espiritismo propõe um novo olhar sobre Deus, a vida e o universo, sem, para isso, se valer do mistério e do sobrenatural. Inserimo-nos entre os crescentes segmentos culturais que, hoje, distinguem espiritualidade de religião.

          ESE – 150 anos

          O fato de nos situarmos fora do cristianismo e não constituirmos uma religião não nos afasta de Jesus de Nazaré, que, diga-se de passagem, não é o mesmo Jesus Cristo, terceira pessoa da Santíssima Trindade dos cristãos. O livro que Dona Clementina me doou, naquele longínquo ano de 1974, começou a me ensinar a distinguir um do outro. Tempos depois, ao mergulhar na leitura da 3ª parte de O Livro dos Espíritos, obra fundamental da filosofia espírita, eu iria identificar nos ensinos e nas parábolas do jovem carpinteiro de Nazaré, lidas no ESE, uma interpretação, apropriada a seu tempo, daquilo que Allan Kardec denominaria simplesmente leis naturais.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, que neste mês completa 150 anos, foi, para mim, o primeiro passo de uma caminhada que sigo percorrendo. Como não apreciá-lo?

 

Exibições: 383

Responder esta

Respostas a este tópico

Excelente livro, para todas as horas, para conforto e aprendizado das almas !!!

Para mim, é o livro que me esclarece, me educa e me inspira a  querer, ser sempre

uma pessoa melhor...

O Evangelho Segundo o Espiritismo, uma das obras da Codificação de Allan Kardec, detém um verdadeiro código moral e ético, o passo a passo para o aperfeiçoamento de e consequente evolução espiritual, as Parábolas do Cristo, as Bem Aventuranças,, etc, recheado de lindos exemplos a seguir.

Considero-o o melhor Livro do mundo, o Livro perfeito!!

Desejo a todos uma sexta santa e feliz Pascoa!!  Paz e bem

CARO MILTON RUBENS, PARABÉNS POR SUA MARAVILHOSA POSTAGEM.ESTOU BUSCANDO COMPREENDER ESSA PARTE DA POSTAGEM...( QUE JESUS DE NAZARÉ NÃO É O MESMO JESUS CRISTO DA TERCEIRA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE DOS CRISTÃOS.GOSTARIA QUE MIM PASCE O NOME DO LIVRO DOADO POR DONA CLEMENTINA.UM ABRAÇO FRATERNO.PAZ E LUZ!

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!