O nosso lado sombrio não estão só as coisas más . Estão características nossas que não queremos reconhecer e isso acontece por muitas razões. Somos seres misteriosos para nós mesmos, possuímos as nossas incoerências e os nossos contrários dentro de nós mesmos. Somos uma síntese de bem e mau, de força e fraqueza, de calma e ansiedade, apenas para citar alguns poucos exemplos.  

Exibições: 333

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim, conheço e tenho medo dele. Por isso procuro pensar em coisas positivas, ter boas atitudes e manter a cabeça muito bem ocupada...

Estou buscando conhecer! E aos poucos estou tirando minhas mascaras e a cada dia vejo uma pessoa muito feia, é muito doido se ver realmente como somos na essencia, e hoje estou buscando a consciencia p educar e fazer dela um ser melhor, mais bonito. E o bom disso é que eu estou conseguindo.

sim mais as pessoas tem que aprender a educar a nois mesmo para o lado do bem predominar se nao o mal que as vez vive em nois adormecido ou ate mesmo oque vc sabe podi vir atona e nao e bom

Conheço... por conta disso, procuro "domar as minhas más inclinações", procuro alimentar o carneiro e não o lobo mal...

É! Somos sombra e luz. Muito mais a primeira.

Eu acho que, após muito tentar negar isso, finalmente conheço o meu lado sombrio sim.

São tendências e vícios que tento a todo custo superar, mas não é fácil.

Sobretudo nos momentos de grave pressão, sob agressão injusta e cruel, surge um monstro abominável dificil de controlar.

Mas com muita determinação, um dia ainda chego lá, hoje tenho certeza...

Eu reconheço a existência dele porem não posso afirmar que o conheço.

Sinceramente, acho que para reconhecermos o conhecermos no sentido literal é bem complexo.

Pelo fato de que o padrão de ética e moral ser variavel de acordo com cultura, local etc...

Muitas vezes, algo que nos faz mal, que pensamos ser do nosso lado sombrio pode ser apenas um parâmetro da consciência. Pode ser muitas coisas a meu ver mas...

Entendo ser muito facil se enganar do que realmente seria o nosso lado sombrio, inclusive porque ele pode - ao meu ver - ser muito maior do que um ser humanos pode imaginar, sendo de outras vidas.

Certa vez fui numa reunião onde eu seria tratado e uma amiga, muito gente boa, companheira de caridade e bem evoluida nos estudos da espiritualidade me disse: ''Fabio, não se preocupe com as coisas que você pode ouvir lá, a maioria de nós já comeu o pai e a mãe de garfo e faca''.

Claro, foi apenas uma forma de expressar que eu poderia ouvir muita coisa negativa que era de mim. Digo, eu tinha um lado sombrio ENORME mas eu apenas tinha vagas lembranças deles. O lado sombrio era muito maior e eu que achava conhecer o meu, fiquei pasmo com tamanho desenvolvimento ao relacionar com as imagens que me ocorrem desde que sou pequeno.

E só trataram o que foi preciso, o que era latente no momento, nessa vida. Apenas com aquilo que eu havia me ligado na época. Bem fiquei sabendo que ainda nada sei sobre eu mesmo, meu lado sombrio e luminoso.

Assim penso,

Abraços a todos vcs!

No livro Legião de Robson Pinheiro isso é retratado, temos que manter o equilíbrio sempre ou seja cuidar tanto do nosso lado positivo, como também do nosso lado negativo... para que a esfera no centro que é nossa vida se mantem em equilíbrio .. abraços de Luz e Paz

Olá Alcir Trepiche,

Meu amigão, eu acho esse pensamento um pensamento a se pensar (rsrs...desculpe as repetições).

Quando dizemos ''cuidar'' de um lado positivo e de um negativo pode-se entender da forma que for mais conveniente para cada qual. Para muitos essa filosofia de ''cuidar'' seria manter ''bem'' ambos os lados.

Eu acredito que tanto o lado positivos devem ser ''trabalhados'' e não simplesmente cuidados. Cuidar no entendimento geral - até onde eu tenho visto - está sendo sinônimo de ''manter''. E não acho que seja por ai.

Entendo que o lado sombrio deve ser trabalhado para ser entendido e não esquecido ou mantido acarinhado para se ter mesmo peso na balança do equilibrio.

Que o lado positivo deve ser trabalhado para que o que há de positivo nele se torne de um positivo ''publico''...que seja usado e torna a pessoa positiva equilibrada. Veja que muita pessoas quando estão se sentido BEM por vezes apenas sentem-se e não estão bem de fato. O positivo muitas vezes está vinculado com  um lado negativo que muitas vezes torna a sobra uma propriedade da luz, praticamente dando-a status de luz.

Teorias, religiões e livros a parte...luz é luz quando é pura. Não há como ''perdoar'' dentro de um contexto logicamente ''além das nossas possibilidades'' uma luz apoiada em sombra.

... ... .. .. . .

Não vejo meu lado sombrio como sendo de todo mal, além de meu espírito que já existe a milhares de anos possuo um corpo carnal, com instintos carnais de defesa e sobrevivência, fico admirado ao ouvir pessoas dizendo não matar animais por ter "dó", mas em verdade vos digo, não há diferença alguma entre o que mata e o que come.

Acredito eu que comecei, pela idade, tenho 53 anos, a buscar meu lado sombrio, ou seja, não sei porque mas passei a não engolir mais desaforos de ninguém, pois não aguento mais dormir com raiva e desgostoso só para agradar as pessoas. Será que esse é o passo certo para o bem querer e o bem viver??? Anular-se, jamais. Mostar as pessoas quais são suas características próprias, acredito que sim.

Estou certo??? sinceramente não sei e nem pretendo saber, mas que está me fazendo um grande bem estar, isso está.

Pesadas forças da Treva, porém, aliam-se às mais fortes tendências do homem terrestre, constantemente inclinado aos liames do mal que o prendiam à Terra,  grudados aos mais grosseiros instintos de conservação, e, enquanto os Espíritos abnegados, do Alto, choram sobre os abusos de liberdade do homem enquanto ele embriaga-se cada vez mais
na pinga do ódio e da ambição e principalmente nas DESCULPAS para continuar amenizando o lado sombrio que como dizem,'' já que é natural e vem de muitas vidas...tudo bem, tranquilo'', não vou vê-lo como algo de ''todo o mal''... misturando conceitos para se auto enganar, contraindo dívidas penosas, entrelaçando os seus sentimentos com o ódio dos vencidos e dos humilhados, criando negras perspectivas para o longínquo futuro.....

To fora, tenho o meu lado sombrio, luto contra ele de uma forma positiva. Não expulsando-o nem acolhendo-o como natural ou ''natureba''. Prefiro trabalha-lo seguindo uma doutrina existente, estudada e analizada por mim inclusive.

Nunca uma inventada por mim, muito menos uma misturada de alguma existente com conceitos que me confortam.

Abraços fraternos meus amigos!

Olá

Sim, conheço partes do meu lado sombrio, pois estou viva e já passei por situações também sombrias. Mas isso não quer dizer que este lado se manifeste sempre que entre em contato com situações conflitantes. Sequer posso afirmar que seja controlável, pois não sei quais minhas reações futuras, mesmo estando hoje em total harmonia com meu ser/estar. O que sinto e sei é que quando identificado, procuro iluminá-lo, e raras são as vezes em que a sombra me domina.

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!