A sua Rede Social Espiritualista na Internet
Já vi amigos defenderem que o Espiritismo é Religião e apresentarem argumentos muito convincentes !
Mas, também já vi fortíssimos argumentos que defendem a tese contrária !
Afinal, o Espiritismo é ou não uma religião ?
Será que isso depende do que se entende por religião ?
Será que esse debate é realmente importante e nos leva a alguma mudança significativa quanto ao posicionamento do Espiritismo no mundo atual ?
Qual sua opinião sobre o assunto ?
Tags: espiritismo, religião
olha,a questao é que tu podes ser de qualquer religiao,e ter uma visao espirita da vida,no sentido dos fundamentos deste,nos conceitos que o Evangelho segundo o Espiritismo te ensina.........
Eu acho que se a pessoa sente os cambios que o espiritismo faz internos,no coraçao,vai passar as leis de amor ao proximo,humildade,caridade,perdao,para a sua vida e asos que a rodeiam,nao interferindo em qualquer religiao que a pessoa tambem cultue.
Pra mim o espiritismo éum modo de viver,nao tendo um "mestre",nao sendo necessarios incensos,roupas de qualquer cor,nao muda a aparencia fisica da pessoa,mas internamente sim.
Acho valida a questao,e para mim espiristismo nao é religiao.
abraçosssssssss
Renate von Wackerritt Preger
Olá
Jamais serei contra o posicionamento de Kardec.
Para mim o Espiritismo Kardecista assumiu Totalmente no meu Ser
o Lugar da Igreja Apostólica Romana (em que meus pais me criaram).
Se de fato não for Religião,
ainda assim Para Mim, É "Minha" Religião.
Ainda que funcone como um tipo de "placebo mental e moral"
Luto para seguir suas recomendações.
Se houver pessoas que além de Kardecistas filosóficos e científicos,
busquem o "complemento" em outra religião oficial reconhecida,
que pelo menos seja alguma baseada no
CRISTO QUE ENCARNOU EM JESUS,
e que tenha a reencarnação como fundamento.
desculpe por ser tão radicaU
Ps: pode acontecer de Kardec não ter dito tudo
"na lata", pois NA ÉPOCA, a Igreja Católica AINDA ERA poderosa.
(basta lembrar o que Chico Xavier sofreu na infancia, juventude e mesmo na vida adulta,
devido ele ser Espírita num pais "católico")
Existe algo mais religioso do que afirmar-se que o Espiritismo é ciência porque Kardec o disse?
Isto é o mais puro exercício do princípio de autoridade. Típico da religião, não da ciência.
Em ciência define-se ou classifica-se uma coisa qualquer baseada em suas próprias características e, não, porque o mestre, ou o guru, ou o guia o disse.
Os que argumentam que o espiritismo é ciência porque Kardec e os espíritos superiores assim o disseram, estão afirmando também, ainda que não se dêem conta disso, que Kardec e os espíritos superiores são irrefutáveis. E afirmações irrefutaveis são típicas das religiões; aliás, sustentam as religiões.
O Espiritismo é a doutrina moral do espírito.
Não é religião embora muitos ainda relutem em dizer que sim.
É uma questão de ponto de vista.
O espiritismo visa a mostrar a conduta e o bom senso.
É o aliado que somado á religião ajuda a corroborar a fé e esperança.
A idéia de um espirito de luz é aquele que colabora para levar o Bem.
Sendo encarnado ou desencarnado, nós somos espírito!
A caridade é que nos faz aproximarmos da LUZ MAIOR.
Nossos Atos e Atitudes é quem mostra o que somos e quem somos.
O livre-arbítrio dá a oportunidade de escolha: Seguir por esse caminho ou pelo outro.
Ser católico ou protestante e assim por diante.
Nós como espíritos encarnados fazemos nossas escolhas e buscamos a religião que toca nosso coração.
Independente da religião escolhida a Doutrina Espírita vem complementar e acrescer ensinamentos.
No meu ponto de vista eu sou católica mas acredito no espírito porque ele é o sopro de DEUS na existência de todo o universo.
Estando aqui nesse Planeta Azul, a Terra, me adapto ao que é disponibilizado: As crenças, religiões, as Ciências e tudo o que é ofertado para vivermos nesse mundo enquanto espíritos encarnados.
Se escolho ser de uma ou de outra religião, ainda assim continuo sendo espírito.
E como espírito devo estar em busca de doutrinação, assim que como Humanos estamos em busca do conhecimento, da moradia, da comida, da água, do trabalho...
A Religião é o pão da alma, e a Doutrina Espírita é Conhecimento,Sabedoria e Evolução!
"O pão nos sacia e a sabedoria nos leva adiante".
Abraços á todos,..
Marlene
Sim. Definitivamente sim. A religião do futuro. Sem dogmas, sem donos, sem segredos: só o criador e a criatura se religando.Em um mundo mais evoluido, com espiritos mais elevados moralmente. Aonde o principio seria : Amar ao proximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas. Aonde a ciência faria as pazes com a filosofia e todas as culturas , raças e religiões se somatizam em uma só. Uma só nação, sem fronteiras, sem paises , numa grande familia em todos sentidos, irmãos de alma e coração.
Por enquanto, não pode ser!
( I have a dreans! )
Um grande abraço , que a Paz esteja convosco.
Kirino
Olá!
Não vejo como religião. Vejo algo bem mais complexo, pois dialoga também com a Ciência, algo que as religiões tradicionais não o fazem. Acredito que seria mais adequado chamar o Espiritismo de doutrina ou filosofia.
Zislene
© 2022 Criado por Henrique.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço