Já vi amigos defenderem que o Espiritismo é Religião e apresentarem argumentos muito convincentes !

Mas, também já vi fortíssimos argumentos que defendem a tese contrária !

Afinal, o Espiritismo é ou não uma religião ?

Será que isso depende do que se entende por religião ?

Será que esse debate é realmente importante e nos leva a alguma mudança significativa quanto ao posicionamento do Espiritismo no mundo atual ?

Qual sua opinião sobre o assunto ?

Tags: espiritismo, religião

Exibições: 1074

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, minha opinião sempre foi que a religião extrega muitas vezes a fé não importa onde estejamos que o importante é nossa fé, só que os humanos precisam pegar em alguma coisa para acreditar mais nada é melhor do que olharmos para nós mesmo e meditar sempre que com certeza muitos mudarão seus pensares, pois sentirão as energias fluir em nossas carnes de uma maneira fantastica.    bjs a tds

olha,a questao é que tu podes ser de qualquer religiao,e ter uma visao espirita da vida,no sentido dos fundamentos deste,nos conceitos que o Evangelho segundo o Espiritismo te ensina.........

Eu acho que se a pessoa sente os cambios que o espiritismo faz internos,no coraçao,vai passar as leis de amor ao proximo,humildade,caridade,perdao,para a sua vida e asos que a rodeiam,nao interferindo em qualquer religiao que a pessoa tambem cultue.

Pra mim o espiritismo éum modo de viver,nao tendo um "mestre",nao sendo necessarios incensos,roupas de qualquer cor,nao muda a aparencia fisica da pessoa,mas internamente sim.

Acho valida a questao,e para mim espiristismo nao é religiao.

abraçosssssssss

Renate von Wackerritt Preger

Olá

Jamais serei contra o posicionamento de Kardec.

Para mim o Espiritismo Kardecista assumiu Totalmente no meu Ser

o Lugar da Igreja Apostólica Romana (em que meus pais me criaram).

Se de fato não for Religião, 

ainda assim Para Mim, É "Minha" Religião.

Ainda que funcone como um tipo de "placebo mental e moral"

Luto para seguir suas recomendações.

Se houver pessoas que além de Kardecistas filosóficos e científicos,

busquem o "complemento" em outra religião oficial reconhecida,

que pelo menos seja alguma baseada no

CRISTO QUE ENCARNOU EM JESUS,

e que tenha a reencarnação como fundamento.

desculpe por ser tão radicaU

Ps: pode acontecer de Kardec não ter dito tudo

"na lata",  pois NA ÉPOCA, a Igreja Católica AINDA ERA poderosa.

(basta lembrar o que Chico Xavier sofreu na infancia, juventude e mesmo na vida adulta,

devido ele ser Espírita num pais "católico")

Um livro ótimo q trata do assunto é : O laço e o culto,do Krisnamurti,já falecido.Ele esteve aqui em Ourinhos,na Fraternidade, há anos ,fazendo palestra e adoramos.Aliás ele comenta sobre a história de religar,dizendo q religio-onis(religião),significa laço e não religar.Enfim o livro vale a pena ser lido.Abraços
Isabel gostei muito do seu parecer, pois talvez alguns humanos não saibam a força que tem dentro de si porque somos criação de DEUS e sendo assim basta meditar que conseguimos captar as boas energias do nosso criador.      bjs

Existe algo mais religioso do que afirmar-se que o Espiritismo é ciência porque Kardec o disse?

Isto é o mais puro exercício do princípio de autoridade.  Típico da religião, não da ciência.

Em ciência define-se ou classifica-se uma coisa qualquer baseada em suas próprias características e, não, porque o mestre, ou o guru, ou o guia o disse.

Os que argumentam que o espiritismo é ciência porque Kardec e os espíritos superiores assim o disseram, estão afirmando também, ainda que não se dêem conta disso, que Kardec e os espíritos superiores são irrefutáveis.  E afirmações irrefutaveis são típicas das religiões;  aliás, sustentam as religiões. 

O Espiritismo é a doutrina moral do espírito.

Não é religião embora muitos ainda relutem em dizer que sim.

É uma questão de ponto de vista.

O espiritismo  visa a mostrar a conduta e o bom senso.

É o aliado que somado á religião ajuda a corroborar a fé e esperança.

A idéia de um espirito de luz é aquele que colabora para levar o Bem.

Sendo encarnado ou desencarnado, nós somos espírito!

A caridade é que nos faz aproximarmos da LUZ MAIOR.

Nossos Atos e Atitudes é quem mostra o que somos e quem somos.

O livre-arbítrio dá a oportunidade de escolha: Seguir por esse caminho ou pelo outro.

Ser católico ou protestante e assim por diante.

Nós como espíritos encarnados fazemos nossas escolhas e buscamos a religião que toca nosso coração.

Independente da religião escolhida a  Doutrina Espírita vem complementar e acrescer ensinamentos.

No meu ponto de vista eu sou católica mas acredito no espírito porque ele é o sopro de DEUS na existência de todo o universo.

Estando aqui nesse Planeta Azul, a Terra, me adapto ao que é disponibilizado: As crenças, religiões, as Ciências e tudo o que é ofertado para vivermos nesse mundo enquanto espíritos encarnados.

Se escolho ser de uma ou de outra religião, ainda assim continuo sendo espírito.

E como espírito devo estar em busca de doutrinação, assim que como Humanos   estamos em busca do conhecimento, da moradia, da comida, da água, do trabalho...

A Religião é o pão da alma, e a Doutrina Espírita é Conhecimento,Sabedoria e Evolução!

"O pão nos sacia  e a sabedoria nos leva adiante".

Abraços á todos,..

Marlene

Sim. Definitivamente sim. A religião do futuro. Sem dogmas, sem donos, sem segredos: só o criador e a criatura se religando.Em um mundo mais evoluido, com espiritos mais elevados moralmente. Aonde o principio seria : Amar ao proximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas. Aonde a ciência faria as pazes com a filosofia e todas as culturas , raças e religiões se somatizam em uma só. Uma só nação, sem fronteiras, sem paises , numa grande familia em todos sentidos, irmãos de alma e coração.

Por enquanto, não pode ser!

( I have a dreans! )

Um grande abraço , que a Paz esteja convosco.

Kirino

"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza (...). (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.I)

"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)

As verdades da Doutrina Espírita se fundamentam em bases filosóficas, são demonstradas de forma científica e se desdobram em conseqüências religiosas.

O Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Ele ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade, as bases reais para sua espiritualização. É de grande relevância recordarmos que Jesus, em sua primeira e única encarnação na Terra, despediu-se dos discípulos com um discurso. Assim, o Mestre – o espírito mais perfeito que já passou pela Terra, o nosso Governador Espiritual, o nosso único Guia e Modelo – afirmou:
"Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e não o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. -Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." (João, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26).

Olá!

Não vejo como religião. Vejo algo bem mais complexo, pois dialoga também com a Ciência, algo que as religiões tradicionais não o fazem. Acredito que seria mais adequado chamar o Espiritismo de doutrina ou filosofia.

Zislene

Talvez o Espiritismo represente o limiar de um novo paradigma gnoseológico que supera os conceitos estanques de ciência, filosofia e religião.  Daí, prefiro dizer, simplesmente,  que o Espiritismo é uma mundividência que enfatiza o Espírito.
Amigos, sugiro a leitura do BLOG do jornalista Eugênio Lara sobre o assunto, pois enriquece ainda mais o debate : http://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/a-questao-religiosa-no

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!