A sua Rede Social Espiritualista na Internet
Já vi amigos defenderem que o Espiritismo é Religião e apresentarem argumentos muito convincentes !
Mas, também já vi fortíssimos argumentos que defendem a tese contrária !
Afinal, o Espiritismo é ou não uma religião ?
Será que isso depende do que se entende por religião ?
Será que esse debate é realmente importante e nos leva a alguma mudança significativa quanto ao posicionamento do Espiritismo no mundo atual ?
Qual sua opinião sobre o assunto ?
Tags: espiritismo, religião
to contigo e não abro........
"Será que esse debate é realmente importante e nos leva a alguma mudança significativa quanto ao posicionamento do Espiritismo no mundo atual ?"
Acho que esta é a pergunta crucial.
As pessoas que encaram o espiritismo como religião têm feito muito mais ciência do que aquelas que defendem o contrário. Os que religiosaram são descontraídos quanto ao assunto e, apenas, praticam. Ora, a prática espírita, tendo em vista sua complexidade, suas nuances, seus perigos e armadilhas, exige posicionamento científico. Os que o advogam como ciência, por incrível que pareça, não fazem ciência (ou o fazem muito somiticamente em relação ao barulho): permanecem num esforço constante para convencer de que é ciência, tendo como principal argumento as afirmações de Kardec feitas antes da guerra do Paraguai; isto quando não afirmam pura e simplesmente, com os olhinhos jovens estatelados, que é ciência e pronto. Realizam seu desejo no debate -- seu desejo de que ele seja ciência --, e não conseguem enxergar o que ele realmente é. Parece que o conteúdo manifesto esconde o verdadeiro. Quando têm em mãos uma tese universitária sobre o espiritismo -- e todas elas, nas áreas de sociologia, antropologia, psicologia ou filosofia, sempre concluem que o espiritismo é religião -- não procuram compreender porque o autor o considerou religião; preferem brandir a tese contra os demais espiritas, culpando-os pela conclusão, como se dissessem: "viu, o mestre criou uma ciência, e vocês o transformaram em religião!" E Kardec, na verdade, não prestou muita atenção num detalhe que os espíritos colocaram na questão 405: "... as preocupações da vigília podem dar ao que se vê a aparência do que se deseja ou do que se teme".
O que acontece realmente, é que a resposta à pergunta do tópico não é, e não poderia ser, simples. Não se responde simplesmente afirmando que "é ou não é religião", "é ou não é ciência", "é ou não é filosofia". Todas as religiões, ao desejarem ou necessitarem se expor na vitrine na civilização ocidental, vestiram-se com a filosofia grega. E, após Decartes e Bacon, todas elas procuraram fazer ciência a fim de sustentarem seus postulados revelados -- o demonstram as pesquisas científicas para comprovar o santo sudário, para comprovar os milagres, ou para defender o criacionismo. Talvez a única coisa que diferencia o espiritismo das demais religiões seja o percurso. As religiões partem de suas revelações perdidas nos evos, passam pela demonstração filosófica, e desaguam na pesquisa científica tentando comprovar seus ensinamentos. O espiritismo, partiu da pesquisa científica, conjecturou filosoficamente sobre os fatos, e não conseguiu fugir da religião ao gerar a praxis.
Vou pensar mais um pouco, ver se estruturo melhor meu pensamento, e outra hora volto ao assunto.
Mesmo porque, tem uma sinapsezinha estralando lá num cantinho do cérebro tentando me dizer que se os laicos deixarem de ser tão religiosos e aceitarem finalmente que o espiritismo é uma religião, farão muito mais ciência; ou, far-se-á muito mais ciência em nossa seara.
Estou a pouco tempo nessa doutrina, acho até que não tenho ainda capacidade moral e nem conhecimento para debater sobre esses aspectos. Pelo pouco que tenho de conhecimento entendo o espiritismo como o "elo perdido" entre a religião e as ciencias.
Ao longo de toda idade média, vemos a ciência sendo desmoralizada para que a religião continuasse dominando, com isso vejo a ciência se tornando orfã quando deveria ter tido o apoio que precisava para se desenvolver. Apos isso temos a ciência negando Deus e buscando desmoralizar a igreja. Até hoje muitos cientistas perdem a oportunidade de maiores descobertas porque não levam em conta o lado espiritual.
Com a filosofia acontece a mesma coisa. Se Freud tivesse levado em conta a espiritualidade suas descobertas teriam sido bem maiores.
Através do Espiritismo temos a religião, como a grande mãe, aceitando a volta da religião e mostrnado o caminho a seguir, através da espiritualidade.
Sem fugir ao tema " O Espiritismo não é a religião do futuro e sim o futuro das religiões".
Acredito e peço desculpas se estiver erra, que a religiosidade do Espiritismo se detêm na questão do autoconhecimento e aprimoramento interior. A medida que se busca analisar a si, descobre-se o que precisa ainda ser trabalhado. No entanto será mesmo que estamos tomando a acepção correta da religiosidade do Espiritismo ou como sentido de culto?
Para você entender a pergunta primeiro você precisa compreender oque é 'Religião' e então compreender a Doutrina Espírita.
Religiosidade Espírita tem como conceito a Evolução Espiritual. O auto conhecimento faz-se-á uma subjacência do Espírito.
Algumas citações de Emmanuel a respeito do tema:
"Podemos tomar o Espiritismo simbolizado desse modo, como um triangulo de forças espirituais. A Ciencia e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a religião é o angulo divino que liga ao céu. No seu aspecto cientifico e filosófico, a doutrina será será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. Nos aspecto religioso, todavia, repousa sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual"......."Em Espiritismo a Ciência indaga, a Filosofia conclui e o Evangelho ilumina...A Ciência e a Filosofia são os meios, o Evangelho é o fim",,,,,,"O Espiritismo com Jesus é CIÊNCIA DIVINA de aperfeiçoamento da UNIDADE a refletir-se na MELHORIA DO TODO"
Espiritismo é doutrina Cristã baseada na religião de Jesus Cristo, o Cristianismo.
Sabendo que religião vem de religare, religação com o Divino. Então o espiritismo é religião. Ainda mais aqui no Brasil, pois aqui o espiritismo prega muito a moral, lá no exterior é mais estudo de fenômenos.
Muitos que discutem isso acabam nem sabendo qual é a definição de religião:
Religião (do latim religare, significando religação com o divino) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e os valores morais.
Para os que afirmam que não é religião fica a pergunta:
A Doutrina Espírita não é um conjuno de crenças que relacionam a humanidade com a espiritualidade e os valores morais?
A minha resposta é SIM
Sim, o espíritismo também é religião!
Não, o espiritismo não é só religião!
O espiritismo abrange todos os aspectos que uma religião deve e/ou pode abranger, mas vai muito mais além.
Envolve sobretudo filosofia e ciência.
Entendo que o espiritismo é o resultado evolutivo da luta milenar entre religião, filosofia e ciência, que, finalmente, se unem.
Paz e Luz!
Alvir Schneider
© 2021 Criado por Henrique.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço