Já vi amigos defenderem que o Espiritismo é Religião e apresentarem argumentos muito convincentes !

Mas, também já vi fortíssimos argumentos que defendem a tese contrária !

Afinal, o Espiritismo é ou não uma religião ?

Será que isso depende do que se entende por religião ?

Será que esse debate é realmente importante e nos leva a alguma mudança significativa quanto ao posicionamento do Espiritismo no mundo atual ?

Qual sua opinião sobre o assunto ?

Tags: espiritismo, religião

Exibições: 1126

Responder esta

Respostas a este tópico

Corrigindo o que eu disse acima, são os adeptos da definição cientifica que têm a mania de dizer que o "espiritismo é ciência porque Kardec disse" (e desfiam um rol de citações do criador definindo a criatura; ou se auto-definindo, não sei).  E creio que o certo seria começaram a ser científicos discutindo se o espiritismo é ciência à luz das pensações todas sobre a definição e abrangência da ciência que abundam na filosofia moderna.  Pois, repeto, o recurso de "provar" que é ciência porque Kardec o disse é uma atitude bastante religiosa.

Olá a Todos, Olá Henrique Ventura Régis...

Vendo pelo texto...e por um lado mais intelectualizado...analizando o significado de cada palavras podemos dizer que o espiritismo não é uma religião. 

Mas penso que, como descreveriamos então de uma forma que fosse de facil acesso a cabeça de todos. O espiritismo ao meu ver, no começo foi criado num berço praticamente teosofico, onde era possivel dizer: espiritismo não é religião.

Mas, creio eu, dentro das possibilidades e para a expansão da doutrina, temos hoje que considera-la...dar o nome terráqueo da filosofia como: religião.

Mesmo que não seja ou mesmo que não siga o padrão de outras formas de se aproximar de Deus

Um abraço 

É PRECISO BOTAR OS PINGOS NOS iiisss

AQUI SEGUE MINHA CONTRIBUIÇÃO

ESPIRITUALIDADE É DIFERENTE DE RELIGIÃO

A religião não é apenas uma, são centenas.

A espiritualidade é apenas uma.

A religião é para os que dormem, é crença.

A espiritualidade é para os que estão despertos, é sabedoria.

A religião é para os que querem ser guiados por alguém.

A espiritualidade é para os que prestão atenção à sua Voz Interior.

A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.

A espiritualidade convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.

A espiritualidade lhe dá Paz Interior.

A religião fala de pecado e de culpa.

A espiritualidade lhe diz: “aprenda com o erro.”

A religião reprime tudo, faz-lhe falso.

A espiritualidade transcende tudo, faz-lhe verdadeiro.

A religião não é Deus.

A espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.

A religião inventa.

A espiritualidade descobre.

A religião não indaga nem questiona é dogmática.

A espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana, é uma organização com regras.

A espiritualidade é Divina, sem regras.

A religião é causa de divisões.

A espiritualidade é causa de união.

A religião lhe busca para que acredite.

A espiritualidade você tem que buscá-la.

A religião segue os preceitos de um livro sagrado.

A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros e na Natureza.

A religião se alimenta do medo e da culpa.

A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.

A religião faz viver no pensamento.

A espiritualidade faz viver na intuição da Consciência.

A religião se ocupa com fazer, é exotérica.

A espiritualidade se ocupa com Ser, é esotérica.

A religião alimenta o ego.

A espiritualidade nos faz transcender.

A religião nos faz renunciar ao mundo.

A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.

A religião sonha com a glória e com o paraíso.

A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.

A religião vive no passado e no futuro.

A espiritualidade vive no presente.

A religião enclausura nossa memória.

A espiritualidade liberta nossa Consciência.

A religião crê na vida eterna.

A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

A religião promete para depois da morte.

A espiritualidade encontra Deus em nosso interior durante a vida.

A religião é falar com Deus.

A espiritualidade é escutar o que Ele fala.

A religião é pedir a Deus.

A espiritualidade é receber o que Ele quer dar.

A religião é curvar-se a Deus.

A espiritualidade é deixar Deus tornar-se Deus dentro de nós.

A religião é adoração.

A espiritualidade é Meditação

by – AMINAEREAL (P+D)

(Fonte – Flávio Girol, Suâmi Sírio Silva)

Obs.- Achamos que Religião aqui se refere mais à Católica romana.

CONCEITOS:

ESPIRITUALIDADE s.f. Qualidade daquilo que é espiritual: a espiritualidade da alma. / Teologia Prática, exercícios devotos que têm por objeto a vida espiritual: livro de espiritualidade.

ESPIRITUALISMO s.m. Filosofia religiosa que prega a existência de um ser ou realidade distinto da matéria. Este ser pode ser chamado mente ou espírito. Algumas pessoas acreditam que a mente, ou espírito, é a única realidade. Esta crença é conhecida como idealismo espiritualista.

ESPIRITISMO s.f. Doutrina religiosa e filosófica que se baseia na crença da sobrevivência do espírito, afirmando existir comunicação entre vivos (almas encarnadas) e mortos (almas desencarnadas), através da mediunidade. - Os princípios fundamentais do espiritismo são: existência de Deus e da alma; lei da reencarnação, espírito assume sucessivas formas materiais para aperfeiçoar-se; e lei do carma, o destino de cada espírito é traçado pelos atos praticados em suas sucessivas vidas terrenas. A história do espiritismo começou nos E.U.A., em 1848, com os fenômenos paranormais sucedidos com Katherine e Margaretta Fox. Foi o francês Allan Kardec (em 1857) o codificador do espiritismo, afirmando-se o chefe doutrinário de uma ciência ditada pelos espíritos. Em pouco tempo, sociedades espiritas surgiram pelo mundo, com membros de todas as classes sociais. No Brasil, o espiritismo assumiu acentuado caráter religioso, ganhando numerosos adeptos. O movimento  orientado pela Federação Espírita Brasileira, que tem grande atividade social, promovendo obras assistenciais.Dentre os médiuns brasileiros destacam-se Zé Arigó, cirurgião de Congonhas do Campo (MG) e Chico Xavier, o líder espirita mais famoso do país. Não são raros os grupos religiosos em que o espiritismo se mistura com influências indígenas (Pajelança) e africanas (candomblé). A Umbanda, por exemplo, resultou desta assimilação.

RELIGIÃO s.f. Culto rendido à divindade. / Fé; convicções religiosas, crença: a religião transforma o indivíduo. / Doutrina religiosa: religião cristã. / Tendência para crer em um ente supremo. / Acatamento às coisas santas. / Fig. Coisa a que se vota respeito: o trabalho era para ele uma religião.   

(Fonte - Enciclopédia Koogan-Houaiss Digital)

Espiritualidade eu concordo que é diferente de religião!

A questão aqui foi: 

O Espiritismo é Religião ?

Independente do que diz no dicionario.

CARO PEDRINHO

QUEM É RELIGIOSO NÃO TEM RELIGIÃO, RESPEITA E QUESTIONA TODAS.

AFINAL, O PROPÓSITO DA VIDA É O APRENDIZADO.

CADA UMA, TEM ALGUMA VERDADE, EMBORA CADA UMA SE CONSIDERE DONA DA VERDADE

KEN WILBER CRIOU A FILOSOFIA UNITÁRIA, ENGLOBANDO TODAS.

VOCÊ DIZ QUE JÁ FOI CATÓLICO. BACANA! AGORA SE DIZ KARDECISTA. ME PERGUNTO - É DOGMÁTICO?? VOCÊ SE PERMITE "NAVEGAR EM OUTRAS ÁGUAS".??

NÃO IMPORTA QUESTIONAR SE NOSSAS RELIGIÕES TÊM ESSAS CARACTERÍSTICAS TODAS.  IMPORTA É O SEU CAMINHO RELIGIOSO. HÁ MUITAS PARADAS EM NOSSO CAMINHO, QUE É PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. APRENDI A NÃO FICAR MUITO TEMPO NAS PARADAS. A NÃO PERMITIR QUE ELAS SE TORNEM A CHEGADA. A NAÕ SE APEGAR A NENHUMA ETAPA DO CAMINHO, POIS A SENSAÇÃO DE LIBERDADE DE PENSAMENTO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE.

VOCÊ APELA PARA OPINIÃO DE UM BUDISTA, DE UM JUDEU, DE UM ANTROPÓSOFO, ETC.

PORQUE NÃO FAZER SUA PRÓPRIA PESQUISA E FORMAR SUA OPINIÃO??

O GOOGLE FACILITA A RESPONDER ESSAS QUESTÕES. A INTERNET É LIVRE E DA PARA SEPARAR O "JOIO DO TRIGO".

VOCÊ DIZ QUE É "COMPLICADO". CONCORDO! "É INÚTIL DISCUTIR RELIGIÃO, FUTEBOL E POLÍTICA." DIZ O DITADO.DAÍ RECORRER AO DICIONÁRIO PARA TER UMA BASE PARA DISCUSSÃO..

O FÁBIO NÃO CONCORDA. - CADA CABEÇA É UMA SENTENÇA.-.

NA "GNOSE DO CAMINHO" ESTÁ ESCRITO - DEIXE OS OUTROS SEREM NEGLIGENTES, SE TU PRUDENTE. RESPEITE A INTIMIDADE DE CADA UM, MANTENDO A DISTÂNCIA NECESSÁRIA.

- OBSERVE QUAIS AS PESSOAS, IDÉIAS E LUGARES QUE LHE FAZEM BEM OU MAL, PELO EFEITO QUE ELES CAUSAM EM SEU HUMOR.

- EVITE ESTAR COM VIAJANTES RECLAMADORES, CÉTICOS, EXPLORADORES, DESANIMADOS, CIUMENTOS OU POSSESSIVOS IDENTIFICADOS, MAS NÃO OS DESPREZE EM SEU CORAÇÃO.

- CULTIVE A FIDELIDADE DO CÃO, A FLEXIBILIDADE DO GATO, A PACIÊNCIA DA TARTARUGA E A PRUDÊNCIA DA SERPENTE.

- O AMOR É O REMÉDIO UNIVERSAL QUE TUDO RESOLVE.

CONTINUO MINHA RONDA AO "PAI DOS BURROS".

DEPOIS TE CONTO!

Abrs

Você mesmo já respondeu: Será que esse debate é realmente importante e nos leva a alguma mudança significativa quanto ao posicionamento do Espiritismo no mundo atual ?

Saber o que é religião ou não, nos eleva como pessoas?

Espiritismo = Caridade

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Doutrina verá que não somos ets.

Sou uma pessoa comum, com questionamentos iguais à todos os evangélicos, budistas, católicos...

Tenho defeitos e qualidades. E acredito que estou aqui para evoluir como pessoa. Como um ser espiritual que sou.

Espiritismo é religião? Apesar do que diz os "dicionários da vida", não sei o que é religião.

O que sei é que nada sei...

A experiência é a caridade. É isso que aprendo sempre que frequento uma casa espírita.

De acordo com os estudos de Allan Kardec o Espiritismo é uma ciência filosófica, a ciência estuda a fundamenta a existência e as formas espirituais, a filosofia explica como é o seu relacionamento.

Por mim acho que também pode ser considerada um segmento de religião, pela sua relação com o criador DEUS.

Estou disponivel para debater este tema com profundidade, venham as questões.

Não se trata de uma religião, no sentido normal do termo, pois não é uma Instituição Organizada por hierarquia, rituais e dogmas. Não existe um livro sagrado dos espíritas nem dogmas que não possam ser contestados. Nesse sentido, não somos uma religião, porém, ao estudarmos os princípios da Doutrina Espírita, somos automaticamente levados a produzir em nós mesmos a transformação interior, no campo da ética e da moral. Somos espíritos em evolução, e esta requer esforço pessoal, intransferível, que deve ser realizado por nossa consciência individual. Mesmo que não frequentemos uma casa espírita, mesmo assim, podemos ser espíritas, se estivermos imbuídos da tarefa de reforma íntima, se, em nossa intimidade, cultivarmos o estudo sério e praticarmos a caridade onde quer que estivermos. O espiritismo não tem rituais, ritos, dogmas, e não pratica nenhum culto exterior a uma divindade especial, não presta homenagem à personalidades, mas coloca em foco a urgente e necessária reforma íntima.

De acordo com o que nos revelaram os próprios Espíritos, o Espiritismo é uma Filosofia de bases científicas e de consequências ético-morais.

O Espíritismo é a religião da  União, ela nao separa, não divide , não critica e recebe todos os irmão em dor e sofrimento .

Não Espiritismo é uma ciencia que se estuda os espiritos 

mais depende muito tb do centro espirita que se frequenta. 

Espiritismo é uma Filosofia de bases científicas, de consequências ético-morais. Não tem rituais, ritos, hierarquia, cultos à divindades ou personalidades, etc... Não faz uso de velas, incensos, pedras, cristais, etc, etc...

O foco principal do Espiritismo é a REFORMA ÍNTIMA.

Você pode ser espírita sem nunca ter frequentado um centro espírita, porque o verdadeiro espírita é reconhecido pelos esforços que faz para ser uma pessoa melhor.

A casa espírita é uma escola, um hospital, um lugar onde treinamos a fraternidade, a solidariedade, um lugar para se exercitar o bem.

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!