Antes de começar é preciso sabermos o que é Espírito e o que é Santo.

 

ESPÍRITO: 

Criação Divina; criado ignorante e simples, mas com livre arbítrio, podendo chegar a inteligência e ao poder; pessoa corpóreo ou incorpóreo, anjo ou demônio; pode ser bom ou mal.

SANTO: 

Que vive na lei de Deus; dedicado a Deus; ser de extremada bondade.

 

Agora sim, vamos para dois momentos bíblicos onde Jesus cita o Espírito Santo:

“E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.” -Lucas c12 v10

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” - João c16vs7 e 14.

Como vemos, nas citações de Jesus, o Espírito Santo aparece em duas categorias. Na primeira, ele aparece como um Ser “superior” a Jesus, uma vez que qualquer ofensa contra ele recebe mais rigor que a feita contra o mestre divino. Na segunda, já aparece como alguém “inferior”, um missionário cristão: “...porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.”

Então? O Espírito Santo é Deus ou não? Digo-vos seguramente que não!

O espírito santo é o poder de Deus em ação, é sua força ativa (ver: Miqueias 3:8;Lucas 1:35.). Ou seja, o Espírito Santo é toda a Espiritualidade Superior. São todos os espíritos do bem: “Que vivem nas leis de Deus; dedicados a Deus; seres de extremada bondade”

Quando Jesus disse que a ofensa contra o Espírito Santo merece maior rigor, não é porque o Espírito Santo seja superior a ele ou mais importante, mas porque a condição de Jesus como homem oferecia uma atenuante pelo fato do homem não acreditar noutro e o homem trazer consigo o mau costume de julgar os outros pela aparência. Por isso não acreditaram em Jesus por ser ele pobre, simples, carpinteiro, de Nazaré... Mas quanto a espiritualidade não haverá desculpa, porque além das mensagens e dos exemplos que trazem, cheias e cheios de verdade e grandeza, o homem tem hoje os ensinamentos do próprio Jesus como bússola: “Pelos frutos se conhece a árvore.”

Ora, Deus e Jesus são santos mas são também perfeitos. Já Maria, Paulo, Pedro, João e toda a espiritualidade, conhecida ou desconhecida, que servem a Deus e a Jesus no programa divino de aperfeiçoamento da Terra, são santos, mas ainda não são perfeitos. Porém, trouxeram e trazem com eles todos os elementos em que Paulo citou como características de um espírito santo: “Por outro lado, o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei.” - Gálatas c5vs22 e 23. Já Pedro assim fala: “...mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.”- II Pedro c1v21. Ou seja, movidos por tudo que Paulo falou: amor, paciência, bondade...

Em todas os momentos bíblicos vemos o Espírito Santo como o espírito de Deus. Se é de Deus não é Deus, mas que emana dele; de sua vontade e de seu poder: “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". - Mateus c3vs16 e 17. Como vemos, a voz veio do céu, do Pai, e não do espírito de Deus em forma de pomba. Ou seja, de um espírito santo.

Portanto, o Espírito Santo não é Deus!

E o que faz com que um espírito (ou uma pessoa) seja santo?

É a sua atitude ou disposição para o bem: “Mas, visto que o meu servo Calebe demonstrou um 'espírito' diferente e persistiu em me seguir de todo o coração, eu certamente o farei entrar na terra onde ele esteve, e sua descendência tomará posse dela.”

Portanto, eu e você, como Deus, somos espíritos, já ser santo depende de nós. De lutarmos contra nossas más tendências e nos comprometermos com o bem.

Para o espírito ser perfeito é preciso que seja bom, mas para ser bom não é preciso ser perfeito; basta que faça aos outros o que quer que seja feito também para si.



***

(a)  RONALDO COSTA (O Arrebol Espírita)

http://rsdurantdart.blogspot.com.br

Exibições: 70

Responder esta

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!