Olá a todas/os,

Atendendo a um pedido muito antigo de nosso querido coordenador Henrique Régis, vou colocar aqui e também no blog algo sobre medicina antroposófica: o trecho inicial de um artigo; depois dele segue o vínculo para o artigo completo.

+++++++

O QUE É A MEDICINA ANTROPOSÓFICA

Dr. Bernardo Kaliks *

(Artigo publicado na Revista ARS CVRANDI - outubro/90)

A Medicina Antroposófica é uma ampliação da Medicina Acadêmica. Esta baseia-se nos métodos das ciências naturais, que nos permitem penetrar em todos os detalhes da natureza física ou corporal do organismo humano. A Medicina Antroposófica distingue, além da organização puramente física do homem, outras três organizações:

organização vital que ordena os fenômenos físicos como fenômenos viventes;

organização anímica que reordena por sua vez os fenômenos físicos e vitais de forma a possibilitar a aparição da consciência;

organização espiritual, absolutamente individual de homem para homem, e que organiza as outras três instâncias como uma organização biológica individual.

Tal como a Medicina Acadêmica, que se baseia no método das ciências naturais, a Medicina Antroposófica baseia-se no mesmo método para o conhecimento do homem físico; mas para o conhecimento das organizações vital, anímica e espiritual, baseia-se no método da Ciência Espiritual ou Antroposofia, fundada na Europa por Rudolf Steiner, no começo deste século.

De acordo com esse método de pesquisa ampliada, temos quatro estruturas essenciais que constituem a entidade humana:

+++++++

Leia o artigo inteiro em

http://www.sab.org.br/med-terap/art-kaliks.htm

Para mais informações sobre medicina antroposófica e as várias terapias antroposóficas, ver

http://www.sab.org.br/med-terap/

aaaaaaaaaaa, VWS.

Exibições: 782

Responder esta

Respostas a este tópico

para quem não conhece, vale MUITO a pena ler ! Eu recomendo !!!

Gostei muito. Estou me tratando com alguns medicamentos antroposoficos e foi bom conhecer os fundamentos dessa medicina ampliada. Já li os artigos recomendados e pretendo lê-los novamente e talvez algo mais na bibliografia recomendada.

Muito bom, Raymundo !!!

Olá a todas/os,

Uma pequena observação: onde se lê no texto de abertura deste tópico a expressão  "no começo deste século", entenda-se o século XX, quando foi escrito o artigo.

aaaaaaaaaaaaa, VWS.

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!