Estamos inseridos numa sociedade onde "TER" é mais importante que "SER". A sociedade, antes de conceitos disciplinares, se transmuta para uma sociedade de controle. Lendo alguns artigos a respeito do tema, encontrei pesquisadores que afirmavam que se antes se vendiam objetos,hoje  estão à venda "  modos de ser". Todos esses fatores agregados, geram no infinito particular de cada espírito, uma espécie de vazio existencial, desencadeando desequilíbrios de toda ordem. 

A partir das observações de Albert Einstein, a física quântica ou das partículas surgiu explicando que tudo, mas tudo mesmo é composto de energia, diferenciando-se apenas na frequência de vibração dos arranjos moleculares.  Esses estudos vão contra  a visão mecanicista que a maioria da humanidade apresenta; acreditar apenas no que se pode tocar, ver, medir, quantificar...  O homem é composto por um dueto: essência ou energia sutil e matéria densa ou corpo biológico; a primeira é que se classifica por PNEUMOS ( sopro) e o segundo  é a roupagem necessária para a manifestação do primeiro.

 

Assim sendo, o processo de fragmentação emocional tem origem na energia sutil ou é apenas resultado de desequilíbrios neurobioquímicos?   Aguardo sua opnião!!!!! 

Exibições: 135

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, querida.

A meu ver, quando existe um desequilíbrio orgânico, este se origina de desequilíbrios do espírito, que através de erros e desvios /excessos emocionais, desarmoniza seu perispírito. Essa desarmonia, irá aparecer na forma de doenças mentais, quando o espírito reencarnar, para que através da experiência retificadora, na carne, possa reequilibrar o corpo perispiritual.

A esse respeito, diz Kardec no LE:

373. Qual o mérito da existência para seres que, como os idiotas e os cretinos, não podendo fazer o bem nem o mal, não podem progredir?

      — É uma expiação imposta ao abuso que tenham feito de. Certasfaculdades; é um tempo de suspensão.

      373 – a) Um corpo de idiota pode então encerrar um Espírito que tivesse um homem de gênio, numa existência precedente?

374. O idiota, no estado de Espírito, tem consciência de seu estado mental?

       — Sim, muito freqüentemente. Compreende que as cadeias que entravamseu desenvolvimento são uma prova e uma expiação.

       375. Qual é a situação do Espírito na loucura?

       — O Espírito, quando em liberdade, recebe diretamente suas impressões e exerce diretamente a sua ação sobre a matéria; mas, encarnado, encontra-se em condições totalmente diferentes e na contingência de não afazer senão com a ajuda de órgãos especiais. Que uma parte ou conjunto desses órgãos sejam alterados, e a sua ação ou suas impressões, no que respeita a esses órgãos, ficam interrompidos. Se ele perde os olhos, fica cego; sem os ouvidos, fica surdo etc. Imagina agora se o órgão que preside aos efeitos da inteligência e da vontade for parcial ou inteiramente atacado ou modificado, e fácil te será compreender que o Espírito, só tendo então a seu serviço órgãos incompletos ou alterados, deve entrar numa perturbação de que, por si mesmo e no seu foro íntimo, tem perfeita consciência, mas cujo curso já não pode deter.

      375 – a) É então sempre o corpo e não o Espírito o desorganizado?

 —  Sim; mas é necessário não perder de vista que, da mesma maneira que o Espírito age sobre a matéria, esta reage sobre ele numa certa medida, e que o Espírito pode encontrar-se momentaneamente impressionado pela alteração dos órgãos através dos quais se manifesta e recebe as suas impressões. Pode acontecer que, com o tempo, quando a loucura durou bastante, a repetição dos mesmos atos acabe por exercer sobre o Espírito uma influencia da qual ele não se livrará senão depois da sua completa separação de toda impressão material.

Excelente tema! Um abração!!


 

Querida, muito obrigada pela sua resposta!!!! Foi muito enriquecedora para mim!!!! Um grande abraço!!!!!

Bom Dia 

Trabalho com Saúde Mental... eu tenho uma percepção muito pessoal dessa questão. Não exatamente dos transtornos neuróticos, mas dos transtornos psicóticos e de comportamento que se manifestam de forma contínua, crônica. Como é o caso da Esquizofrenia, do retardo mental que se acompanha de outras constelações psicopatológicas.
Penso que antes da encarnação, o espírito faz essa escolha como resgate, as famílias que o acolherão o fazem da mesma forma, pois cuidar de um irmão com TM (transtorno mental) é muito difícil, e requer muita compreensão, amor, paciência e e resignação diante de coisas que não são entendidas. E mesmo que sejam, o fardo ainda é árduo na encarnação terrena.
Voltando. Para que o TM se manifeste, ele precisa encontrar um substrato físico não funcionante. No caso, o desarranjo dos neurotransmissores funcionaria como um impedimento para a manifestação espiritual na "sintonia". Percebo que em casos de Transtorno Bipolar do Humor, por exemplo, quando o irmão finalmente entende da necessidade do tratamento, da disciplina, ele consegue estabelecer uma relação com a realidade que assim chamamos quase ou totalmente perfeita, como se não fosse acometido de transtorno algum. Por um detalhe simples: a aceitação. A medicação, pela força do querer do outro normaliza o funcionamento dos neurotransmissores. Então, as coisas funcionariam de forma intriseca e logicamente conectadas. Não é só uma coisa ou outra. Tudo obedece a uma ordem. Umas compreensíveis.Outras, nem tanto.

Boa tarde!!!

 

Também acredito na intrínseca relação entre espírito e corpo; seria como um mecanismo de "chave-fechadura"; uma obrigatoriamente necessita da outra para exercer sua funcionalidade. Assim, para que o espírito possa vivenciar sua experiência, sua vestimenta física deve apresentar uma predisponibilidade fisiológica para manifestação do transtorno.  Obrigadíssima pelas suas infromações!!!!! Ninguém melhor que uma profissional em Saúde mental com esclarecimentos espíritas para responder questões tão polêmicas!!!!!  Um forte abraço!!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!