Gostaria de saber "O demônio" existe na concepção Espirita?

Oi queria que me tirassem uma grande duvida:

Ja vi muitos livros espiritas e nunca vi em nenhum dele falando sobre o diabo e sim de espiritos inferiores o que entedi que nao sao demonios sao espiritos desencarnados que nao acharam o caminho da luz e vive  no plano espiritual inferior.

Mas na bíblia inclusive se fala do anjo de luz que teve inveja de Deus  e ele o condenou a trevas. e em muitas igrejas que ja fui conhecer falam em demonios,seres malignos que estao na terra para nos desvencilhar do caminho do bem e ficar com nossas almas.

Afinal na religião espirita o diabo existe ou não?

Exibições: 557

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezada Maristela.

Reflita um pouco sobre este topico.

Outro dia um irmão evangélico me pegou para ¨Cristo¨ queria porque queria que eu aceitasse o tal ¨Jezuis¨. De tanto o sujeito falar no diabo, fiquei ¨encucado¨ e chegando em casa resolvi escrever este pequeno texto, que compartilho com os amigos.

Mas afinal, o tal Satanás engana todo mundo?

Claro que engana. Ele Satanás, enganou o próprio deus.
A bem da verdade a estória começa mais ou menos assim. Era uma vez um deus solitário, que em um belo dia, ou teria sido em uma bela noite, bom, mas isso não é relevante, o fato é que deus estava sozinho e para acabar com a solidão resolveu criar os anjos.

Os anjos seriam os servidores imediatos de deus, o exército celestial, os músicos que iriam louvar noite e dia, enfim eram os serviçais que faltavam.

E começou deus a produção em serie de anjos, era anjo de tudo que é tipo, e para todos os gostos, e criou milhares e milhares de anjos, era anjo que não acabava mais.

Em um determinado momento deus criou um anjo que era diferente, era o mais belo, o mais inteligente, o melhor musico, era um anjo e tanto.

Mas houve um probleminha, é que na época ainda não tinham inventado o tal controle de qualidade, e este anjo ainda ia dar muitos problemas para deus.

O fato é que o deus embora fosse deus, não era dotado de presciência e muito menos de onisciência, do contrário saberia de antemão que o anjo com defeito de fábrica, iria ser o líder de uma rebelião e que arrastaria 1/3 dos anjos, na tentativa de dar o golpe.

Bastava não criar o tal anjo. Mas naquela época deus ainda era jovem e não tinha muita experiência, além de ser a primeira vez que ele criava anjos, Não vamos ser exigentes não é mesmo.

Foi ai que o tal Lúcifer, Satanás, ou Diabo enganou a deus.
É até compreensível até porque deus embora fosse deus não era onipresente, e não podia saber de antemão que Lúcifer estava arregimentado anjos para tomar o poder.

E houve guerra no céu, a coisa foi feia. Não fosse um certo Gabriel chutar o traseiro de Lúcifer, a coisa poderia ir de mal a pior.

Não se sabe ao certo se foi antes ou depois da guerra celestial, o fato é que deus após criar os anjos resolveu, criar o céu e a terra. E criou também o primeiro casal humano, Adão e Eva, observem que não foi Adão e Ivo, e sim, Adão e Eva. Afinal era para crescerem e reproduzirem, e se fosse Adão e Ivo não ia haver reprodução.

Mais esta é outra estória para outro tópico.
O fato é que uma vez mais Satanás iria enganar deus, é que deus queria que o homem e mulher vivessem eternamente no paraíso. Mas por um descuido, ou esquecimento, não é que deus mandou o anjo rebelde aqui para a terra.

Pois é, seria mais ou menos assim, eu tenho dois filhos entre 08 e 12 anos e quero que eles sigam o caminho da retidão e da justiça , e mesmo sendo este o meu desejo de pai, eu coloco junto a eles um assassino, traficante e usuário de crack, vocês já podem imaginar o resultado. Pois é.

O jovem casal estava no paraíso com tudo o que tinham direito, e não é o tal Lúcifer, entrou no corpo da serpente e levou Eva na conversa, não entendo o porque de ele o Diabo ter escolhido a serpente, creio que o macaco seria algo mais próximo do homem e da mulher, mas gosto não se discute. O fato é que Satanás induziu Eva, que por sua vez induziu Adão e foram ambos, conjuntamente juntos enganados por Satanás. Também pudera dois seres indefesos nas garras de alguém tão ardiloso.

Que pena que deus não previu isso.
Pois é, o Diabo enganou deus e de quebra as criaturas de deus. Foi então que entrou o pecado no mundo. Adão e Eva foram expulsos do paraíso, e até hoje sofremos as conseqüências das diabruras de Satã.

Afinal pagamos até hoje o preço da desobediência de Eva e Adão. Mas por outro lado se Adão e Eva não tivessem sido expulsos, estariam reproduzindo até hoje, eles e seus descendentes, e todos imortais, imaginem, não haveria lugar e nem alimentos para todos, deus já teria que ter criado no mínimo uns seis ou sete planetas iguais a este, para abrigar o povo.

Sobrou até para a serpente, deus ficou tão irado que condenou a serpente a viver arrastando-se e comendo pó. Será que antes a serpente tinha patas e andava?

Mais uma coisa é certa, comer pó a serpente não come.
A bem da verdade deus vem tentado consertar o erro, ele deus, já tentou o dilúvio, não deu muito certo, mas valeu a tentativa. Não podemos esquecer que deus também fez publicar um livro contado a sua versão da história, enviou vários profetas para guiar o povo escolhido.

Depois ele deus veio e se fez homem, para salvar a humanidade, é meio complicado, é mais ou menos assim; deus morre para aplacar a irá do próprio deus. E deus morto ressuscita o próprio deus.

E depois desta tentativa frustrada, milhares e milhares já morreram e mataram em nome de deus. A troca de povo escolhido, também foi uma tentativa valida, enfim vale tudo para consertar ou tentar consertar o erro que deu origem a todos os males. Mas tentativas não faltaram, as vezes penso que esse deus é brasileiro não desiste nunca.

Se deus tivesse sido um pouco mais atento, ele não teria exilado o diabo aqui na terra, afinal o universo é tão grande, tem tantas estrelas, planetas, por que permitir que o Diabo viesse para a Terra causar tanto sofrimento e dor. É os desígnios deste deus são insondáveis. Mas deus também nunca foi muito bom em astronomia, mas enfim.

Depois, de tantos enganos e desenganos, de uns tempos para cá para não ser mais enganado por Satanás deus se fez três, agora ele é pai, é filho, e é também o espírito santo.

Ééé é, deus esta ficando esperto, agora toda vez que o diabo tenta enganar deus tem sempre dois outros deuses de olho. E o diabo anda muito chateado com isso, afinal o passa tempo predileto do Diabo era enganar deus.

Ainda bem que tudo isso é uma fábula, ou mito, do contrario, seriamos obrigados a admitir que: Deus é a causa originaria de todo o mal que se abateu sobre a humanidade , pois não foi Ele o criador de Lúcifer?

E não foi Lúcifer que introduziu o pecado no mundo através de Eva?

não. Demônio é conceito de uma pessoa ou espirito ignorante ou mal, todos podem ser depende do mal q pratique. Ou seja é a personificação do mal, ex: adolf hitler é o demo. por ae

Nossa...olha adorei a historia me convenceu!Mas entao posso concluir que a biblia ~e mentirosa,ja que foi escrita por homens.

Agora me responda mais uma.

Porque os evangélicos exitem nisso!e existem em chamar nos Espiritas de macumbeiros:

Se você quiser ler sobre isso podera encontrar referencias nos livros: livro dos espiritos, o ceu e o inferno e na genese todas obras base da codificação espirita.

Olá Maristela! Que bom que você gostou das minhas humildes palavras... A respeito das denominações referentes as  dos espíritos que ainda estão na ignorância evolutiva. Foram ditas em tempos longínquos. Cristo quando veio à Terra. Se dirigia as pessoas daquela época, com muito cuidado. Imagine você falando para pessoas com pouquíssima instrução. usando um vocabulário de difícil entendimento. Cristo utilizava aquilo que o povo conseguia entender. Cristo veio já dotado de grande inteligência. Pois era o filho de Deus. A sua sabedoria fazia com que falasse com palavras de fácil entendimento. Na espiritualidade você sabe que os espíritos sem o devido esclarecimento. Dominam aqueles que estão fracos, sem energia, com elevados débitos No umbral e na Terra existem as terríveis falanges de espíritos sem esclarecimento. Eles se acham em uma posição superior. Tanto é que nas reuniões espíritas. Eles aparecem tentando impor a sua vontade. Mais através da força das orações eles se acalmam. O plano superior emana as energias do amor, da compaixão. E muitos naquele momento, conseguem se desligar das zonas inferiores. E começam ali o caminho do entendimento. Essas denominações não possuem a mínima importância. Muitos nomes foram criados para falar desses nossos pobres irmãos Procure pensar que Deus na sua infinita misericórdia os trata também como filhos E o amor de Deus é igual para todos. Pois ele é o nosso verdadeiro Pai celestial. Pense sempre em coisas boas. Procure mentalizar  sempre a força da fé. Que vem de Deus. Espero ter ajudado um pouco às suas dúvidas. Até breve! Que a paz do Senhor esteja com você  e a sua família.   

Querida Maristela!

Diante de tudo que já li a respeito da espiritualidade, nunca encontrei relatos de um "Demônio' igual àquele da Bíblia ou dos filmes. A designação  DEMÔNIO deriva do latim " Daimon" que significa divindade. Muitos relatos que encontramos nas escrituras, são alegorias, formas encontradas para representar sentimentos abstratos como o mal. Não existe uma pessoa ou objeto que represente o mal; percebemos apenas suas ações.

Nessa passagem da bíblia que vc apresentou, perceba a contradição nos fatos; a visão espírita nos mostra que:

- Deus é a personificação da perfeição; assim no céu alegórico da bíblia só existe espíritos puros denominados anjos, os quais, atingiram o mais alto grau de sabedoria, pureza, porém estão abaixo de Deus. Ora, nesse lugar não há como florescer sentimentos como inveja;

- Sendo Deus a personificação do bem e da misericórdia, como Ele condenaria o anjo invejoso às trevas? Deus não condena ninguém por nada! Nós somos fruto das nossas escolhas, ou melhor, da bom uso ou não do livre arbítrio. Deus, como Pai infinito respeita nossas decisões. É importante lembrar que existe uma lei universal chamada Lei de Retorno, que pode  ser traduzida na lei física de Ação e reação que aprendemos na escola.

- Se realmente houvesse um demônio ou diabo, ele seria alguém com força e poder iguais aos de Deus, só que direcionados para o mal; segundo um dos livros de codificação da doutrina espírita chamado A Gênese, Deus é inigualável, único, assim das duas uma: Ou essa tese seria uma falácia, ou Deus, sendo a figura da bondade teria criado algo devastador como o mal.

Acredito Maristela, que se vc ler a gênese, entenderá muitas coisas... 

Ola querida Erica.

Vou ler sim, talvez essas tantas duvidas estarei eliminando em definitivo ,porque e tanta coisas tantas religioes tantas crenças que as vezes nao se sabe em que acreditar ,mas acredito no espiritismo e assim vou sanando minhas duvidas.

obrigada,

Obrigada pela resposta.

Deus te abençoe.

Oi.

E verdade se Jesus usasse certas palavras naquela epoca seria dificil para as pessoas entenderem mesmo.

mas gostei muito das suas palavras.

Obrigada.

Assim como Jesus, Kardec também teve que usar de muito simbolismo e omitir muita coisa, pela realidade da época e mesmo pela amplitude dos assuntos.

É fundamental ler, várias vezes, estudar e discutir a codificação, mas não pode parar aí, pois há muita coisa mais ampla e recente.

Sugiro que você leia a trilogia de Robson Pinheiro intitulada o Reino das Sombras, composta pelos livros: "Legião", "Senhores da Escuridão" e "A Marca da Besta". É o que conheço de mais moderno e completo sobre o tema.

Abraços.

Alvir Schneider

ao meu ver "Demônio" é um comportamento e não um espirito.

Porque os evangélicos exitem nisso!e existem em chamar nos Espiritas de macumbeiros:

Simples. Porque nossos irmão evangelicos vivem mergulhados no charco da ignorancia.

Sugiro que voce leia o livro (O Espiritsmo e as Igrejas Reformadas) Autor Jaime Andrade.

Um otimo livro! indico ele sempre principalmente para os espiritas que vivem sendo questionado pelos protestanes. Este livro tras verdades que a maioria dos protestantes nao conhecem sobre a  propria religiao

Eis uma sinopse:
O objetivo deste livro carregado de erudição é demonstrar, em análise criteriosa, objetiva e baseada em farta documentação, como se processou a desfiguração do cristianismo através da introdução de dogmas e da assimilação de preconceitos que nada tinham a ver com os ensinamentos de Jesus.

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!