Como orientar os nossos jovens e adolescentes sobre os valores da vida ?

 

 

Recebi este artigo da Clinica Terapêutiva Viva e venho somar forças com a discussão aberta sobre o Aborto.

 

 

Alcoolismo infantil e juvenil

 

"O problema do alcoolismo é um grande tabu, mas quando se trata de crianças e adolescentes, a situação é mais complicada e delicada ainda. O assunto é um problema social e deve ser debatido por todos os membros de uma sociedade.

     Embora seja notável e comprovado que os casos de alcoolismo infantil e juvenil ocorrem, em sua grande maioria, através da influência de amigos, é necessário um alerta para o ambiente familiar que também pode ser o vilão e fazer com que crianças se interessem pela droga.

     Uma pesquisa realizada em todo o Estado de São Paulo mostrou que metade dos estudantes entre 10 e 12 anos já fez uso de bebidas alcoólicas e, na grande maioria, com apoio ou exemplo dos pais. A família precisa ficar atenta como a bebida é apresentada aos filhos, muitos pais oferecem bebida (dedo na espuma da cerveja) aos filhos que acham isso algo normal e interessante, pois todos apóiam.

 

O álcool é a droga livre, a droga protegida por lei e, mesmo assim, é a que mais têm dependentes espalhados pelas cidades. A Organização Mundial tem certo cuidado quando fala sobre o álcool e dizem que só a minoria dos usuários se torna dependentes químicos.  A realidade é bem diferente. O alcoolismo é a doença que muitos não aceitam e escondem.....".

 

 

 

Exibições: 654

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom. Chegando um pouco atrasado... Mas... Quase todos os jovens são influênciados por algo ou alguem, dentro ou fora de uma sociedade, (como estilo de roupa, programas de tv, computadores, sapatos, etc..). A melhor forma de prevenir qualquer tipo de iresponsabilidade dos jovens de hoje, é a amizade. Amizade entre pai e filho, onde tenham um laço de confiança, sem perder a autoridade de pai. Pois os pais de uma certa forma, irá mostrar (com suas experiencias) os riscos de usarem tais substancias. A educação é uma chave para combater qualquer coisa ruim neste mundo. As pessoas deixam muito o "Ser" de lado, para "Ter", "Sentir" algo.

Oi Gustavo chegou atrasado nada !!!

Tá na tua hora rsrsrsrs !!!!!

 

Não só os jovens são "influenciados", nós influenciamos e também sofremos influência do meio em que vivemos, não é mesmo ? Assim é a lei da convivência em sociedade. O que me intriga é que temos exemplo em nossa vida de coisas boas e coisas não tão boas e, porque "aderimos" como um chiclete saboroso justamente naquilo que nos faz mal ?

 

A educação é parte desse processo de auto-descoberta. Educando os sentidos, saberemos como descobrir o "real" gosto do chiclete.

 

Beijos e obrigada. :-)

Belo Texto!!!  Concordo... A educação é parte desse processo de auto-descoberta. Educando os sentidos, saberemos como descobrir o "real" gosto do chiclete... Discenir o que é certo e o que e mostrar as consequências que as coisas ruins causam pois isso irá fazer-nos pensar duas vezes antes de tomar qualquer tipo de decisão.

As pessoas ficam com curiosidade com aquilo que elas nao conhecem e buscam de uma certa forma conhecer, mesmo sabendo que é errado.

 

deixe sua opiniao sobre a formação do carater de um ser:

http://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/formacao-do-carater-de...

 

Abraços!!!

ótimo tema para debate...

muito bom .

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!