A sua Rede Social Espiritualista na Internet
Li este artigo no Facebook e compartilho para verificação dos amigos do Espirit:
"Idoso que morreu queimado na Irlanda foi vítima de combustão humana espontânea."
Um médico legista da Irlanda afirmou que um homem que morreu queimado dentro de casa foi vítima de uma combustão espontânea - possivelmente o primeiro caso deste tipo na Irlanda.
Michael Faherty, de 76 anos, morreu em sua casa em Galway no dia 22 de dezembro de 2010. O corpo carbonizado foi encontrado com a cabeça virada para a lareira.
Contra as suspeitas, o legista de West Galway, Ciaran McLoughlin, disse em uma audiência na Justiça do país, que o incêndio não foi a causa do fogo que matou Faherty.
McLoughlin disse também que não há indícios de incêndio criminoso.
O fogo ficou restrito à sala de Faherty e os únicos danos ocorreram no corpo da vítima - que ficou totalmente queimado -, no teto logo acima de onde ele estava e o chão onde o corpo estava.
Parecer raro
O legista afirmou que foi a primeira vez em 25 anos de carreira que deu um parecer de combustão espontânea.
McLoughlin disse ter consultado livros sobre o assunto e feito pesquisas para esclarecer a causa da morte.
" O incêndio foi totalmente investigado e minha conclusão é de que se encaixa na categoria de combustão humana espontânea, para o qual não há uma explicação adequada".
Notícia publicada na BBC Brasil.
O que nos traz a filosofia espírita e os amigos da área científica sobre o assunto ?
Tags:
É bem possível que tenha acontecido no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, no ultimo domingo. Dêem uma "gugada" mais ou menos assim: "paciente queimado hospital"; leiam a notícia e julguem...
Olá, pessoal,
Nunca tinha ouvido falar, mas dei uma pesquisada:
A combustão humana espontânea (CHE) é um fenômeno no qual o corpo de uma pessoa entra em combustão, não provocada por uma fonte externa de ignição.
Embora o fenômeno não seja compreendido cientificamente, alguns estudiosos sugerem como causa uma reação química do corpo. Modernamente, as duas explicações mais comuns para o fenômeno são o chamado "efeito pavio" e um tipo raro de descarga elétrica estática.
O primeiro relato conhecido de um caso de CHE é de autoria do anatomista dinamarquês Thomas Bartholin que, em 1663, descreveu como uma mulher, em Paris, "foi reduzida a cinzas e fumaça" sem que o colchão de palha em que dormia, fosse danificado pelo fogo.
Pouco depois, o francês Jonas Dupont relatou uma série de casos semelhantes, na obra "De Incendiis Corporis Humani Spontaneis" (1673).
No segundo quartel do século XIX, M. J. Fontelle reviu alguns casos perante a Academia Francesa de Ciências (1833), tendo observado que as vítimas tendiam a ser mulheres idosas que consumiam bebidas alcoólicas e que os danos do fogo não se estendiam aos materiais inflamáveis como alcool ou querosene próximos ou mesmo no corpo delas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o_humana_espont%C3%A2nea
Abraços a todos,
Evaldo
João eu dei uma "gugada"...
Evaldo agradeço a pesquisa....
Eu já presenciei uma combustão espontânea....mas na mata.....e confesso que eu fiquei "bolada"....a gente se sente impotente diante da natureza.....quando criança dizia que era coisa de "saci"....rsrsrsrs....mas em animais e em seres humanos...cara ....achei chocante...sinistro...queria explicações científicas sobre...
Abraços em todos!!!!
A REvista Planeta, de setembro de 1972, aquela que era ainda em formato book, tem uma reportagem interessante. Se alguém tiver a coleção, ou encontrar esse exemplar no sebo...
A minha mãe tinha essa coleção da Planeta......vou procurar :)
Eu acredito sim, pois nós não podemos esquecer nunca do poder que temos com a nossa mente. Mulheres engravidam psicologicamente, entramos em estados letargicos para fugirmos de alguma situação ou silada. Temos o poder de fazer o desdobramento e termos convicção de que encontramos pessoas nas quais gostariamos muito de encontrar. Pelo poder da mente, podemos destruir ou "construir" um ser humano, dependendo do que falamos a ele. O poder do elogio pode gerar atitudes maravilhosas em nossas vidas, não é mesmo??? Agora, numa situação extrema em que vivia Michael Faherty não poderia ele, "suicidar-se" talvez sabendo ele usar os poderes que temos???? porque não???? Acho que foi sua defesa, pois amarrado, dopado e internado numa clínica psiquiátrica, como estaria sua cabeça nessa hora??? Talvez em um acesso de fúria. Como não tinha saída, literalmente queimou-se todo.
Acredito sim nessa probabilidade.
Como fomos criados a imagem e semelhança de Deus, possuiamos também seus poderes, porém em menor escala, porque não este tipo de poder?? Não é aceitável, não é razoável??? Seria sim!!.
Se encontrar, vou querer emprestado...(a coleção completa)!
End. prá remessa já conheces.
Abraços, Martinha.
Para haver combustão há necessidade da presença de 3 fatores: combustível, oxigênio e ignição. Funciona assim: o material combustível deve ser aquecido até chegar ao "ponto de fulgor", quando começa a emitir gases que por sua vez entra em contato com o oxigênio e forma uma mistura potêncialmente inflamável, daí entra o agente desencadeador da queima. Traduzindo para a combustão espontânea na floresta temos: o capim seco (ou folhas ou ramos) aquecidos pelo sol, em contato com o oxigênio do ar chega à mistura inflamável extremamente localizada, então um deslocamento brusco ou um atrito severo pode ser o botão de start (ignição). É raríssimo acontecer porque tem de haver condições especialíssimas para formar o conjunto. No caso humano, se a combustão acontecer de fora para dentro ainda tem explicação, pois temos o combustível (pele e oleosidade), temos o oxigênio do ar que nos envolve, basta ter o aquecimento para chegar ao ponto de fulgor e algo que desencadeie a combustão. Agora pensar em combustão de dentro para fora é mais complicado, haja visto que não temos oxigênio gasoso livre dentro de nosso corpo. Poderíamos pensar : e os pulmões? Sim poderia haver um princípio de incêndio lá , porém o oxigênio se tranformaria em CO2 (dióxido de carbono) rapidamente "apagando" o fogo interno. Lembrem que um dos tipos de extintores que existe é justamente de CO2.
Nesta vida acontece cada coisa que nunca imaginaríamos que poderia ocorrer. Por algumas fotos que vi a muito tempo atras em alguns sites, mostra que a combustão humana começa de dentro para fora do corpo, alguns acham que poderia ser por causa de "aliens" e que muitos objetos das vitimas permanecem intactos. Mas isso é somente teoria, ninguém até hoje consegue explicar os fatos ocorridos com clareza. São somente teorias que o ser humano tem, mas não tem nenhuma prova para a combustão.
© 2022 Criado por Henrique.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço