Clonagem Humana, do ponto de vista espiritual, é um erro ?

Qual sua opinião sobre a Clonagem Humana, do ponto de vista espiritual ? Estamos pisando em um terreno delicado ? É apenas mais uma avanço científico, sem maiores consequências ? Como ficam os espíritos que reencarnarão nesta situação ? No fundo, é a mesma situação do reencarne de gêmeos idênticos ? E questão ética ?

Tags: clonagem, clone, gêmeos

Exibições: 4479

Responder esta

Respostas a este tópico

Em verdade, a clonagem humana nós já temos desde o início da humanidade, naturalmente, no caso dos gêmeos idênticos! Acredito que o ser humano vai utilizar a técnica da clonagem para reproduzir órgãos humanos, visando transplante de órgãos doentes, num futuro bem próximo, pois a replicação da aparência física não tem o menor sentido, visto que o espírito é diferente, as características psíquicas são diferentes, mesmo em gêmeos idênticos, com mesmo DNA!

Olá a todas/os,

Sugiro que leiam as postagens das páginas iniciais 1 e 2 dessa discussão. Vamos aproveitar que os números dessas páginas agora ficam  fixos, isto é, a página mais recente recebe o número maior, para podermos nos referir a alguma postagem em página anterior.

aaaaaaaaaaaaaaaa, VWS

Sr Denizar.

 

 

Gemeos idënticos náo e clonagem, Observe que as impressöes digitais dos gemeos identicos náo sáo iguais.

Por outro lado, existem sim pequenas diferencas, que por serem muito minuciosas náo sáo percebidas.

Ja no caso da clonagem, tudo e identico, inclusive as impressoes digitais. (A MENTE NÁO E IGUAL)

Para o aproveitamento das celulas troncos, náo e preciso a clonagem, elas sáo aproveitadas dos cordóes umbelicais, e de alguns orgaos do nosso corpo..

Atenciosamente, Carlos (Prof. de ia) USP

p.s Desculpe os acentos ortograficos, pois meu teclado esta desprogramado.

SR Denizar,

Correcáo - Carlos Prof de Biologia  USP

Como sou de opinião de que uma folha não cai sem ser por vontade divina, quero crer que é semelhante a questão do reencarne dos gêmeos idênticos. Muita paz e muita luz.

A clonagem humana, se um dia isso for possível, seria uma avanço da ciência. Mas isso depende da vontade de Deus. Caso Deus julge que isso trará melhoria para a Humanidade, Deus o permitirá. Do contrário, será uma vã tentativa.

Quanto aos alimentos transgênicos, é um avanço rumo à melhoria de vida da Humanidade que trará, e traz, a eliminação da fome e de diversas doenças. Uma vez que é possível criar alimentos transgênicos, é porque Deus julgou que a Humanidade atingiu um certo nível de maturidade para merecer esse benefício. Basta ver o resultado da revolução verde que ocorreu antes da produção de transgênicos:  aumento da produção de alimentos que ajudou a Humanidade a crescer em toda a abençoada Terra e a viver muito mais tempo do que se vivia até então. A ciência é nosso instrumento de evolução. Cabe a nós, Humanidade, utilizar essa tecnologia em prol de toda a Humanidade. É o livre-arbítrio, pois somos cocriadores.

Perdoem pela ignorância quanto aos fundamentos do Espiritismo, caso venha a ponderar sobre algo de forma contraditória, mas não creio que nenhum desvelamento que é permitido ao homem aconteça de forma aleatória, casuística.

Em primeiro lugar, creio que se podemos desenvolver esta tecnologia, ainda que em princípio atenda a desígnios materialistas, como todos as coisas tenderá para o bem. De modo que não vejo motivos para o receio. 

Em segundo lugar, ainda que seja possível reproduzir "cópias" geneticamente fieis, os espíritos que animarão estes corpos não terão sido igualmente clonados, de modo que serão seres autônomos, dotados de qualidades e defeitos como outros quaisquer.

Em terceiro lugar, a exceção das questões pertinentes a nossa incapacidade de lidar de modo caridoso com determinados assuntos como propriedade, posses, laços familiares, direito de sucessão e outros, fortemente vinculados a um visão patrimonialista da vida, quais consequências a clonagem poderá causar? 

Não posso imaginar os eventuais desdobramentos que são apontados, senão pela ótica de meras conjecturas.Não há como afirmamos se ocorrerão, ou não, e ocorrendo quais as consequências, boas ou ruins. 

Finalmente, gostaria de ponderar que somos meras criaturas, incapazes de entender o Criador em toda a sua plenitude. As vezes gosto de nos comparar (seres humanos) aos microrganismos que todos temos dentro de nosso corpo. Tais organismos nascem, vivem, se reproduzem e morrem, e ainda que pudessem conhecer nosso corpo em sua totalidade, seriam capazes de nos qualificar ou determinar com exatidão? Como poderemos nós, seres imersos no criador, ponderar a respeito de seus desígnios?

Abraços

Pelo que sei, a clonagem teve o objetivo de ajudar pessoas que ficam na fila à espera de doação de órgãos, e não com intuito de clonar pessoas. Como o avião, que foi criado para transporte de bens e pessoas, e acabou sendo utilizado para bombardear, a dinamite, que foi criada para aplainar  terrenos e explorar minério, e vem sendo  usada para dizimar vidas humanas, e por ai vai..

Biologicamente as diferenças chegam a 0,2%, o que é um valor grande, haja vista que as semelhanças entre toda a raça humana são da ordem de 99,7%. Se a clonagem vai produzir um gêmeo, mesmo que com muitos anos de diferença um do outro, eles certamente não serão exatamente idênticos, assim como o gêmeo univitelino natural não o é. Esses 0,2% supõe cerca de 6 milhões de diferenças, cujas combinações são matematicamente suficientes para moldar seres muitos diferentes, logo a clonagem nunca será perfeita.

 

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec:

Questão 10: "Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?

"Não; falta-lhe, para tanto, o sentido".

Por mais ciência que a Humanidade alcançamos, ainda estamos longe de compreender a Deus, por criaturas que somos.

Questão 11: "Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?

"Quando seu espírito não mais estiver obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, então o verá e o compreenderá".

Assim, resta-nos a esperança de trabalharmos para chegarmos lá.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, item 2, capítulo XXV:

"Deus, porém, lhe deu, a mais do que outorgou ao animal, o desejo incessante do melhor; e é esse desejo que o impele à pesquisa dos meios de melhorar a sua posição, que o leva às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento da Ciência, porquanto é a Ciência que lhe proporciona o que lhe falta. Pelas suas pesquisas, inteligência se lhe engrandece, o moral se lhe depura. Às necessidades do corpo sucedem as do espírito: depois do alimento material, precisa ele do alimento espiritual. É assim que o homem passa da selvageria à civilização".

Muitas vezes, a inteligência precede o desenvolvimento moral.

"Pai Nosso que estais nos céus ... seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no céu".

"Livrai-nos de todo o mal".

Saudações espíritas para todos.

Clonagem terapêutica é  aprovada pela Lei do Universo!???

Posso parecer polêmico , mas dentro de princípios que ainda devem ser estabelecidos pela comunidade científica que se ocupa do assunto , é uma forma de reprodução do corpo humano para a reencarnação  do espírito de forma assexuada , como já aconteceu há 2012 anos .

concordo com a lucidez do amigo valdemar w. setzer, acho que a clonagem humana, é uma forma de eugenia(melhoramento da raça ) e isto é um absurdo, uma aberração, é como se fosse um processo industrial de fabricação em massa de qualquer produto manufaturado(carro,tv, computadores, dvd, geladeira) etc

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Henrique.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço

Free counters!